quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Escola Mobilizada para o Desfile de 7 de Setembro

A Escola Franklin Távora participa ativamente dos preparativos do Desfile de 7 de Setembro, a ser realizado nesta sexta-feira. Confira fotos!

A tradição dos desfiles em comemoração ao Dia da Independência sempre foi muita viva, até os anos 1980, quando caia a Ditadura Civil-Militar estabelecida pelo um Golpe em 1964; um dos períodos mais sombrios de nossa história recente.

Diante da redemocratização do Brasil, os desfiles de caráter militar passaram vistos como elementos que ajudavam a justificar a existência da Ditadura e, portanto, contrários à democracia que então se iniciava. Em Itapiúna os desfiles deixaram de acontecer justamente neste período. Contudo, nos anos 2000, aquelas preocupações que motivaram sua extinção parecem não mais ter sentido. E o desfile restabelecido em todo o seu sentido festivo.



Em 2010, por iniciativa da Escola Franklin Távora e o Centro Educacional Farias Costa (escola da rede particular), foi realizado o primeiro desfile após seu completo esquecimento. Em nossa escola, lá estavam os professores e professoras Jurandir Sousa, Angela Barros, Joecila Paixão, Silvana Pereira E Elaine Rodrigues trabalhando ativamente nos preparativos da festa.

Ano passado, várias escolas municipais participaram do Desfile, marcado por uma boa organização da caminhada mas pelo grande despreparo da equipe organizadora da antiga administração municipal. Este ano, todas as escolas municipais participarão do evento.

A grande questão que se põe hoje é trazer à tona um debate sobre os significados e razões do 7 de Setembro, dando atenção à memória e à história. No entanto, esse debate tem sido deixado de lado...

Da redação - 03 de setembro de 2013

0 comentários: