quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Conheça o Projeto Correio da Amizade

No início de 2011, a estudante 2º ano D (turno tarde) Patrícia Silva sugeriu ao Prof. João Pereira a criação de um projeto para fazer interagir os alunos de sua turma com alunos de outra escola. Nascia o Correio da Amizade.

Então, o Prof. João estabeleceu contatos com a Profa. Elizabete Cardoso, da Escola Ubiratan Aguiar, de Capistrano, para por projeto em ação. A partir desse momento, os alunos do 2º Ano D da Escola Franklin Távora passaram a escrever e trocar cartas com os alunos do 2º Ano A daquela escola.

O projeto seguiu durante meses. Os participantes foram estimulados a escrever uma carta no estilo tradicional, com boa letra e todas as formalidades que esta forma de comunicação exige, melhorando assim o domínio da norma culta da língua portuguesa. (Há alguns meses, o projeto foi assumido pela Professora Ana Paula, substituta de Elizabete, que está de licença maternidade. 
Após idas e vindas e amizades consolidadas, era chegada a hora de aproximar os amigos, retirá-los da distância.

Terça, dia 27 passado, os alunos do 2º Ano D foram até Capistrano conhecer seus amigos da Escola Ubiratan Aguiar. O local do encontro foi o balneário Repouso das Águas Cristalinas, espaço com piscinas, gramado e área arborizada. A troca de presentes entre os pares de amigos do Correio da Amizade e a realização de um Amigo da Hora ajudaram a aproximar as turmas.  Por fim, o dia foi curtido com muita intensidade nas piscinas e no gramado.

A intenção agora é, com o auxílio do Laboratório de Informática, tornar o Correio da Amizade um correio digital, sem abrir mão da boa caligrafia e do domínio da norma culta de língua.

Prof. Ruy Gondim
29 de dezembro de 2011

4 comentários:

Ideia sensacional! Numa época onde escrever se tornou complicado, pois as palavras são reduzidas, talvez para agilizar a comunicação pela internet, é bom saber que alguns jovens ainda se preocupam com nossa língua. Parabéns!

Ai q saudades q eu sinto dessa escola.... e vc Pr.João sempre adorando os meios de comunicação,parabéns.

Esse é um projeto onde muito se envolveram ,uns dizem pequeno ja muito que é só o começo pro algo muito maior.

achei muito interesante espero que possa acontecer de novo.