quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vida Universitária em Debate

Na tarde de ontem, alunos do 3º Ano C e D participaram de uma conversa afiada sobre a vida como estudante universitário. Izaú Mateus (curso de psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão), Estelito (curso de letras da Feclesc/Uece), e o Professor Amadeu Cardoso (recém-formado em história e aluno da especialização em História do Brasil da Feclesc/Uece), relataram suas experiências com o Ensino Superior. A iniciativa foi organizada pelos professores João Pereira e Amadeu Cardoso.


Os três palestrantes destacaram as importantes diferenças entre o Ensino Médio e o Superior: em relação ao ritmo de estudo, responsabilidades e qualidade do conhecimento e da aprendizagem a que são expostos os estudantes.


Izaú e Estelito, ex-alunos de nossa Escola, falaram das diferenças entre seus anos de estudo aqui (entre 1999 e 2003) e os dias atuais. Elogiaram as melhorias na estrutura física e pedagógica, mas lamentaram alguns retrocessos. Lembraram que até recentemente havia apenas um laboratório de informática, com apenas 4 computadores: hoje possuímos 2 laboratórios, com 35 computadores. A internet era discada e muito lenta e a biblioteca possuía muito menos livros. Professor João Pereira então indagou aos alunos: com a estrutra melhorada, seria o caso de termos melhores resultados?

Izaú e Estelito finalizaram afirmando que, durante seus anos aqui , a participação no movimento estudantil e em atividades culturais alternativas da Escola eram bem maiores.

Professor João Pereira observou a grande curiosidade que o tema provocou: o silêncio dos alunos foi impressionante, atentos a cada palavra pronunciada; as dúvidas e perguntas vieram em grande quantidade. A atividade é parte do conteúdo de língua portuguesa Debate Regrado Público, que trata de assuntos polêmicos.
Prof. Ruy Gondim
07 de dezembro de 2011

0 comentários: