História

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Franklin Távora é uma instituição de ensino pública ligada à Secretária de Educação do Estado do Ceará. Ela está localizada na cidade de Itapiúna, microrregião do Maciço de Baturité, à 110km de Fortaleza (Brasil). Foi fundada em 1968, seu nome é homenagem ao escritor, romancista e político de origem cearense Franklin Távora (1842-1888).

Desde sua fundação, a Escola passou por grandes transformações. Quem a visitou antes de 1996 dificilmente a reconhecerá hoje. Quase tudo foi melhorado e ampliado. O número de salas dobrou, foram construídos 03 laboratórios, sala de esportes, sala de vídeo etc. Hoje ela é a maior e a mais importante escola de Itapiúna. Em 2011 a Escola Franklin Távora registrou a matricula de 1.100 alunos. Ela possui em seu quadro 40 professores e 16 funcionários atuando na secretária escolar, limpeza, cozinha e segurança. 
Sua estrutura física é composta por 01 quadra de esporte coberta, 03 laboratórios de informática, 01 laboratório de ciências, 01 sala de vídeo, 01 sala de multimeios (biblioteca, videoteca, hemeroteca) e 10 salas de aula. Desde 2010 a direção vem climatizando os principais espaços da escola. A meta é instalar condicionares de ar em todas as salas de aula até 2014.


Em 2008 foi criado pela Seduc o Anexo do distrito de Caio Prado. O alerta de professores e do núcleo gestor contra a ausência de condições adequadas de trabalho e para a queda na qualidade de ensino não foram ouvidos. Felizmente, o governo estadual iniciou em 2010 a construção do prédio da futura escola de Ensino Médio Vereadora Edimar Martins da Cunha de Caio Prado.
A obra é parte do programa de “escolas rurais” e foi levada para Caio Prado diante da adesão do Núcleo Gestor ao projeto a época formada pelos professores Erivan Santos e Paulo Ângelo. O Professor Sidclei Gondim será o primeiro diretor da nova escola. Não há previsão para a entrega a conclusão da obra, mas estima-se que estará em funcionamento no início de 2012.

27 de junho de 2011