sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Escola FT realiza reuniões do Projeto Professor Diretor de Turma

Professora Fabiana Borges - Diretora de Turma do 2º Ano B
A Escola Franklin Távora está realizando, desde o dia 19 de setembro, as Reuniões Diagnósticas e Bimestrais de Conselho de Turma, uma das etapas anuais do Projeto Professor Diretor de Turma. Durante esses dias todas as turmas da escola estão reunindo-se para avaliar o andamento do ano escolar, dando sugestões e tirando encaminhamentos para solucionar problemas diagnosticados no cotidiano da sala de aula.

O PPDT foi implantado em nossa escola no ano de 2009 e é umas das mais importantes ferramentas pedagógicas que temos. Traz como objetivos centrais diminuir ou reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos educandos nas avaliações internas e externas à escola.

Segundo a própria convocatória das reuniões, expedida pelo Diretor, Professor Paulo Ângelo, o momento das reuniões tem como objetivos mais específicos:

- Realizar uma avaliação diagnóstica (de forma coletiva) do trabalho da/na instituição escolar (professores, gestores, outros funcionários, estudantes e família);
- Fazer uma apreciação quantitativa (avaliação e infrequência) e qualitativa dos estudantes (aproveitamento, participação, comportamento, trabalho de casa);
- Possibilitar uma avaliação Global da Turma;
- Construir, coletivamente, estratégias de superação (encaminhamentos, planos de apoio e complemento pedagógico).

O Núcleo Gestor da Escola, composto pelos professores Paulo Ângelo, Ivanildo Costa e Flávio Freitas, está presente em todas as reuniões, interagindo e ouvindo alunos, pais e professores sobre as principais dificuldades enfrentadas por eles durante o ano letivo.

Apesar de reuniões pontuais, frise-se que a dinâmica do PPDT, coordenado na Escola FT pelo Professor Flávio Freitas, coordenador pedagógico, tem atividade intensa durante todo o ano. Os professores tem contato semanal com suas respectivas turmas, tanto em sala de aula, através da disciplina de Formação Cidadã, como em carga horária semanal que eles tem dedicada ao projeto.

Professora Cristiane Martins - Diretora de Turma do 2º ANO D
Professora Águida Sousa - Diretora de Turma do 1º ANO C
Professor Antonio Barros - Diretor de Turma do 1º Ano H
 


A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. 

(John Dewey)


Redação
22 de Setembro de 2017

0 comentários: