terça-feira, 24 de setembro de 2013

PANFLETO HISTÓRICO DA EQUIPE "NÓS, BRUZUNDANGAS"


Na Olimpíada de História, as equipes classificadas para 4ª fase foram desafiadas a criar um panfleto para divulgação de um local histórico de nosso querido Ceará. Vamos conhecer agora o trabalho da equipe "Nós, Bruzundangas", formada for Gabriela Costa, Adairla Tavares e Juan Rubem; turno manhã.

Turismo Histórico
O local em que recomendamos a visita é...
Açude Cedro


O Açude Quixadá, atual Cedro, foi umas das primeiras grandes obras de combate à secas realizadas pelo Governo Brasileiro. As obras contaram, em grande parte, com o emprego de mão-de-obra dos “flagelados” da seca. Greves e protestos por atraso de pagamento e abusos dos superiores foram constantes durante a obra. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II e teve como finalidade a irrigação e o abastecimento de água, por conta do período de seca que passou nossa região de 1877 á 1879.
     A construção do Cedro deu início ao que os historiadores chamaram de “solução hidráulica”: a crença dos governos estadual e federal de que a construção de açudes resolveria os problemas provocados pela seca. Sabemos hoje que o problema está na falta de adaptação de nossa economia e aplicação de tecnologias para convivência com o semiárido.
     Localizado no município de Quixadá, é uma obra centenária, a primeira construída do tipo no Ceará. Sua capacidade é de 126 milhões de m³ e se posiciona como o 7º maior reservatório de água do estado. Foi tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na parede, a grade ferro é de origem inglesa. Já o piso foi importado de Portugal. Infelizmente essa “originalidade” está sendo ameaçada pela ação de “vândalos” e pelo descaso do poder público.
     Além de apreciar a beleza de uma formação rochosa construída pela natureza, o visitante poderá apreciar um conjunto arquitetônico construído em grande harmonia com as condições geofísicas da paisagem. Os aspectos naturais e históricos o tornam um espaço de grande exuberância. A Pedra da Galinha Choca, entre as duas paredes centrais, é a imagem mais famosa deste monumento!
     Hoje o Açude do Cedro é um ponto turístico de muito valor e importância para o estado. As pedras da região (monólitos) são um bom local para a prática de diversas atividades tais como voo de asa delta, rapel e trilhas pela caatinga. Já o Açude proporciona banho, pescaria, esportes aquáticos e passeios de canoa.

Os Anfitriões


Se um dia voltarem com mais tempo, não deixem de...
  • Visite o Museu Senzala Negro Liberto, situado no município de Redenção, primeiro do estado a conceder aos escravos a carta de alforria. O museu contém artefatos que remontam a época da escravidão.
  • Conheça a Casa de José de Alencar, a residência foi adquirida por seu pai em 1825 e se encontra num sítio conhecido como Alagadiço Novo – Ceará. José de Alencar foi romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. É motivo de orgulho para nós cearenses, por termos como conterrâneo um homem de tamanha importância para a literatura brasileira.
  • Aprecie a ecletismo presente na arte bizantina e barroca da Igreja Matriz de Baturité, a única encontrada no Brasil com essas características. Em 1824 a igreja foi utilizada como depósito para pólvora e depois para armamentos e munições, durante a Confederação do Equador (1824), que ocorreu na região Nordeste do Brasil.

Conhecendo melhor
Ceará
O estado do Ceará fica na Região Nordeste, possui uma população de 8.448.055 (IBGE, 2010) , com uma área de 146.348 km², contém 184 municípios, sendo Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral, os mais populosos. É atualmente o 12º mais rico do país, 3º mais rico do Nordeste. É conhecido internacionalmente pela beleza de seu litoral, pela “religiosidade popular” e por ser berço de humoristas de renome nacional. Tem como pontos turísticos as praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada, o Theatro e a Casa José de Alencar, o Museu da Imagem e do Som do Ceará, o Memorial da Cultura Cearense, a Pinacoteca Floriano Teixeira, o Museu das Secas, a Floresta Nacional do Araripe, Juazeiro do Norte e Canindé, o Parque Nacional de Ubajara, as cidades de Guaramiranga e Pacoti. O Ceará é conhecido também como a "Terra da Luz", por conta de ter muitos dias ensolarados e por ter sido o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão, quatro anos antes da Lei Áurea.

Da redação
24 de setembro de 2013

0 comentários: