quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ITAPIÚNA VIVE O MAIOR EVENTO DA FESTA DA INDEPENDÊNCIA DE TODOS OS TEMPOS


Sucesso de crítica e de público, este foi o resultado de meses de organização, esforço e empenho de todas as escolas públicas (municipais e do Estado) de nossa cidade, com dedicação pessoal de nossa Secretária de Educação, Márcia Farias.

O badalado evento teve inicio às 16:00h do dia 06 de setembro. A organização geral do desfile definira que cada escola apresentasse os valores culturais dos Estados brasileiros.

A Escola Franklin Távora posicionou 20 pilotões de alunos destacando os Estados do Rio de Janeiro e Goiás. Foi um estirão de 800 alunos com D. Pedro e sua cavalaria impecável, balizas, porta – bandeira (todas lindas),brasão da escola como temas tradicionais e, logo sem seguida, os destaques e vitórias da instituição escolar FT, alunos aprovados no Instituto Federal, no ENEM e SPAECE; Em sequência Vinícius de Moraes foi apresentado como poeta do Rio de Janeiro, com sua imortal garota de Ipanema e aquarela (parceria com Toquinho).


Goiás nos trouxe a poetisa Cora Coralina e o Fogaréu de Goiàs – festa Cristã com pessoas encapuzadas, portando tochas de fogo e bela coreografia dos alunos do EJA, fechando o desfile. Os pelotões temáticos foram intercalados de pelotões de alunos com o fardamento escolar oficial.

Não bastasse todo esse conjunto, a festa proporcionou a todos uma das exposições mais bem sucedidas da história dos desfiles da “independência do Brasil” em Itapiúna, valorizando as escolas, expondo a competência do apoio logístico dispensada pela Secretaria de Educação e encantando os presentes que, emocionados com a grandeza do evento, exibiam com alegria seus troféus - os próprios filhos bem paramentados, quase irreconhecíveis, em seções de fotos para o Face book. 

O Glamour das escolas era expresso nas suas estampas maravilhosas presenteando a todos com os bois populares, índios, pierrôs... e o poder de uma concentração jamais vista num desfile apresentado pela própria secretária de educação valorizando cada tema, cada escola e a presença indispensável da família.

A festa do próximo ano (2014) terá que se esforçar mais ainda para não ser ofuscada pelo brilho incontestável deste desfile que circula na mídia incontrolável do boca a boca. Isto inclui: fanfarra para as escolas, maior poder de iluminação à cidade e vislumbrar espaço acolhedor para a grandeza do evento e a presença de nossos gestores maiores o prefeito e coordenadora da Crede 08.

Prof. Jurandir Sousa
10 de setembro de 2013

















1 comentários:

Parabéns ao Professor Jurandir pelo belíssimo texto e a todos que fazem a Educação de Itapiuna, sem esquecer as duas escolas particulares (Construção do saber e Farias Costa), que também corroboraram com a grandeza do evento.
Prof. J. Pereira