quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TURISMO HISTÓRICO: PANFLETO DA EQUIPE "SABIDOS"

A equipe Sabidos, formada por Cirlânia Rodrigues, Adegildo Junior e Izabelly Dias, produziu um panfleto de divulgação sobre a cidade de Aracati para a 4ª fase da Olimpíada de História. O objetivo tarefa é incentivar o turismo interessado na memória e na história dos lugares do Brasil. Confira!!!

Turismo Histórico
O local em que recomendamos a visita é...
Aracati
     Aracati possui aproximadamente 70 mil habitantes. Terra de muitas praias, Aracati é um município do estado do Ceará, no Brasil. É conhecido nacional e internacionalmente pela Praia de Canoa Quebrada, que foi considerada a 5ª praia mais conhecida do mundo. Sua condição climática é tropical quente semiárido com pluviometria média de 982,6 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril.     A colonização portuguesa na região ocorreu especialmente diante das tentativas de ocupação de holandesas e francesas no nordeste. A proximidade com a desembocadura do Rio Jaguaribe, o maior do Ceará, tornaram-na no século XVII e XVIII local privilegiado para a exportação de carne de charque, que se desenvolveu largamente pelo sertão como resposta à substituição ao deslocamento de animais vivos até a Zona da Mata. A possibilidade de conservação prolongada das rezes abatidas deu um impulso extraordinário à efetivação da colonização na região. Antes, no século XVII, a Coroa havia estabelecido esforços, bem sucedidos, de “expulsar” os grandes criadores da região úmida para o sertão seco para assim, disponibilizar terras para a plantação de cana-de-açúcar. Esta iniciativa forçou a ocupação prolongada do interior, processo que seguiu o curso dos rios.
     No século XVIII Aracati já era a “praça de negócios” mais desenvolvida da capitania do Ceará, conquistando a categoria de vila em 1748. Todavia nunca foi tornada capital, na medida em que a região da antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição era melhor localizada para a Coroa que Aracati.
     Com a Proclamação da República, Fortaleza e as demais capitais dos estados passaram a concentrar os investimentos do Governo Federal, esvaziando a importância política e econômica de centros urbanos como Aracati. Atualmente, a cidade possui um complexo arquitetônico de caráter colonial localizado no Centro tombado pelo Patrimônio Nacional. O turismo praiano, a pesca e a criação de peixes e crustáceos são as principais atividades econômicas de Aracati.


Os Anfitriões


Conhecendo melhor
Ceará
     Bem, o Ceará é uma terra boa, muito hospitaleira, com muitos encantos e tradições. Praias, monumentos, igrejas e muitos patrimônios históricos. O estado possui aproximadamente 8,448 milhões de habitantes, Sua área é de 148.825,6 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A capital, Fortaleza, é sua maior cidade.     A economia do Ceará é uma das mais diversificadas da região Nordeste, com destaque para a agropecuária, o turismo e as industria têxtil e de alimentos. O PIB cearense em valores correntes, em 2010, foi de R$ 74,9 bilhões, dos quais 48,22% estão concentrados na capital Fortaleza, segundo estudo do IPECE. Além do PIB de Fortaleza, destacam-se algumas cidades médias da região metropolitana e do interior: Maracanaú, Sobral, Caucaia, Juazeiro do Norte, Eusébio, Horizonte.
     Ceará é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos (Wikipédia).

Se um dia voltarem com mais tempo, não deixem de ...
     Camocim é um dos principais pontos turísticos do Ceará, tem aproximadamente 60.163 habitantes. Seu porto foi um dos mais movimentados do estado, entre a segunda metade do séc. XIX e início do século XX. Com o advento da República (1889), as capitais dos estados foram preferidas e passaram receber investimentos que outros centros urbanos. Dessa forma, Camocim e Aracati, dois importantes centros econômicos no Ceará, sofreram um processo de decadência econômica
     Os principais pontos turísticos de Camocim são: Rio Coreaú, Praia do Maceió, Chácara do Paulo Rogiê (a Ilha do Amor), Mirante, Praia das Barreiras, Lago Seco e as muitas praças, tais como a Praça da Igreja Matriz, Praça São Francisco, Praça do Coreto e tantas outras. Também recomendamos a visita ao Museu dos Pescadores e ao Porto.
     Camocim, tem um clima tropical quente sub-úmido com chuvas concentradas entre janeiro e abril.


Da redação
24 de setembro de 2013

0 comentários: