quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONHEÇA O PLANFLETO DA EQUIPE "TEMPO E MEMÓRIA", NA OLIMPÍADA DE HISTÓRIA


A Equipe Tempo e Memória é uma das três classificadas para a 5ª etapa da Olimpíada de História (5ª ONHB). O panfleto produzido por ela fala do Açude Cedro e da Pedra da Galinha Choca, em Quixadá, uma das paisagens mais belas do Sertão Nordestino. Alex Alan, Laize Maciel e Ana Mayara são os integrantes da equipe.


O local em que recomendamos a visita é...
Açude Cedro e Pedra da Galinha-da-Choca

     O Açude Cedro localiza-se nas proximidades da cidade de Quixadá, a região central do Ceará, a 160km de Fortaleza. Com uma paisagem belíssima, marcada pela caatinga e a presença de monólitos, o Açude oferece diversas atividades para seus visitantes, tais como banho, pescaria, trilhas na caatinga, esportes aquáticos, passeios de canoa e comidas típicas. Além de apreciar a beleza de uma formação rochosa construída pela natureza, o visitante poderá apreciar um conjunto arquitetônico construído em grande harmonia com as condições geofísicas da paisagem. As paredes do Cedro estão encravadas nas rochas, sendo a Pedra da Galinha Choca o elemento de conexão dos dois muros principais da barragem. Os aspectos naturais e históricos, o tornam um espaço de grande exuberância.
     A determinação para construção do Açude Cedro foi dada inicialmente por D. Pedro II, após a grande seca de 1877-79, como medida de contenção da migração, oferta de trabalho para os camponeses atingidos pela estiagem e para garantir o armazenamento de água na região. Originalmente batizado de Quixadá, a execução da obra ocorreu apenas nos primeiros anos da República, entres de 1890 e 1906. Inspirado na arquitetura de monumentos da Roma antiga, o açude possui quatro barragens. Sua construção ocorreu de forma quase artesanal. A grande maioria de seus operários foram camponeses livres, havendo inclusive muitos registros de greves e manifestações pelo pagamento de salários. O Cedro foi a primeira grande obra de “combate à seca” realizada no semiárido, dando início à chamada “solução hidráulica”, que delimitou o combate às consequências da seca à construção de açudes pelo interior do Ceará. Em 1977 ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
     Ele proporciona aos moradores de Quixadá água para irrigar suas lavouras, saciar a sede dos animais e para o consumo em geral.

Os anfitriões







Se um dia voltarem com mais tempo, não deixem de ...
Conheça um lugar histórico e atrativo, também em Quixadá: o Museu Jacinto de Sousa. O mesmo possui fotografias, maquetes, móveis, documentos, arte sacra, roupas, arquivos de áudio e vídeo, e fosséis. Foi criado em 27 de outubro de 1984 com o nome Museu Histórico de Quixadá. Teve seu nome mudado para homenagear o artista plástico, pintor, escultor e fotografo quixadaense Jacinto de Sousa (1896-1941). Venha conhecer mais sobre esse lugar fascinante!

Conhecendo melhor
Ceará
Ceará, terra do sol, de beleza incomparável, é o estado mais encantador do Nordeste! Nele encontramos belas serras, praias, monumentos históricos, paisagens exuberantes: uma beleza incomparável. Sua visita será marcada por momentos inesquecíveis. O estado ocupa um território de 148,9 mil km² e tem uma população de 8,8 milhões de habitantes, distribuídos em 184 municípios. Sua capital, Fortaleza, abriga 2,5 milhões de pessoas: é a 5º maior cidade do Brasil. Sozinha ela concentra quase a metade do PIB anual do estado e sua região metropolitana tem quase a metade do total de cearenses (IBGE, 2013). Um crescimento que ocorreu de forma rápida e desordenada. O Ceará é hoje um polo de atração de investimentos, serviços e turismo. As atividades econômicas que mais se destacam são a agropecuária, o turismo, os serviços e a indústria (têxtil, alimentos, construção civil). Apesar de abrigar muita riqueza, o estado é marcado por uma profunda concentração de renda e diversos bolsões de miséria.
Da redação
26 de setembro de 2013

0 comentários: