segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

EX-ALUNO FT DÁ SHOW EM FACULDADE

Apresentamos aos leitores do Blog um trabalho de pesquisa de Izau Araujo, ex-aluno da Escola Franklin Távora e estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão, de Quixadá/CE. Para nós é um grande orgulho ver os frutos colhidos de nosso trabalho!

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL: UM ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL EM GESTALT-TERAPIA.

Resumo
Diversas áreas da Ciência se preocupam com o estudo do desenvolvimento humano. Em psicologia, existem teorias que embora não tratem diretamente deste tema é possível fazer uma leitura de desenvolvimento. Através da Gestalt-Terapia abordamos as relações interpessoais e o desenvolvimento integral. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa com observação participante de uma criança de 10 anos em seu contexto escolar. Utilizamos como instrumento uma ficha de anotações dos relatos das observações em campo. Obtivemos as seguintes categorias: “Interação”, “Necessidade de Atenção” e “Contexto Escolar”. Partindo das analises dos dados, relacionamos as categorias à teoria da Gestalt-Terapia. Esta teoria compreende as relações interpessoais como contato e o desenvolvimento integral como resultado do ajustamento criativo. Verificamos a partir do contato, a importância das relações interpessoais para o desenvolvimento da criança. Constatamos que o contato da criança era mais intenso com os colegas do que com os professores. Registra-se a importância do crescimento do contato entre aluno e professor. Este perpassa as dimensões emocionais, de aprendizagem, ética e de autoconhecimento. Sendo bem trabalhados, esses aspectos favorecem o desenvolvimento, a aprendizagem, o emocional, o respeito ao outro e conhece mais seus potenciais e habilidades. Concluímos que as relações interpessoais e o desenvolvimento integral no contexto escolar é um fator importante para o indivíduo.

0 comentários: