quinta-feira, 22 de setembro de 2011

POLUIÇÃO DO RIO CASTRO É DISCUTIDA EM AUDÊNCIA PÚBLICA

Foi realizada na manhã de hoje na Secretária Municipal de Educação uma audiência pública da Assembleia Legislativa para debater a poluição no Rio Castro. O evento foi conduzido pelos deputados Agostinho Moreira e Sergio Aguiar e pelo Vereador Lauzim, organizador do evento. Representando a Escola Franklin Távora, estiveram presentes os professores Paulo Ângelo, Ruy e Sidclei Gondim. 
Após a fala dos três condutores do evento, a palavra foi passada ao ex-deputado Pedro Uchoa (representante do prefeito Felisberto Clementino) e, em seguida, ao vice-prefeito Atila Medeiros. Ambos afirmaram que a poluição do rio existe, mas ambos culparam a população, por jogar lixo e esgoto no Rio Castro, e os governos estadual e federal, por não financiarem a limpeza do Rio nem a construção de sistema de esgoto tratado. 

Os dois foram questionados pelos professores Sidclei e Ruy Gondim e pelo pré-candidato a prefeito Wauston Cavalcante, que denunciaram o descaso com a limpeza e coleta de lixo na cidade. Os três foram unanimes em afirmar que apesar da falta de recursos e da necessidade de projetos estaduais e federais para garantir um Rio Castro limpo, é responsabilidade da prefeitura de Itapiúna cuidar da limpeza do Rio e da cidade. O Prof. Ruy Gondim apresentou na ocasião a cartilha e o CD do Projeto Preservar para Viver, 3º colocado na competição nacional ThinkQuest Brasil 2010.
O Secretário de Obras e Meio Ambiente de Itapiúna esteve no início do evento, mas retirou-se sem pronunciar uma palavra. Já Pedro Uchoa pediu licença para sair alegando ter um “jogo de baralho” com amigos. Apesar de pressionada, nenhum representante da prefeitura assumiu qualquer compromisso em relação a coleta de lixo e a limpeza Rio Castro, constando o descaso denunciado no site do projeto Preservar paraViver.
Também participaram da Audiência o prefeito de Capistrano Claudio Saraiva, Maria do Carmo da Secretária Municipal de Educação, o promotor público de Itapiúna e representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará e Companhia de gestão de Recursos Hídricos.

Coordenação Laboratório de Informática, 22 de setembro de 2011

0 comentários: