quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Escola Faklin Távora Participa de Seminário contra Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Helena Dasmaceno

Ontem em Baturité foi realizado no auditório do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora o seminário Quem Cala Consente, com o objetivo de lançar a campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A Escola Franklin Távora, a única represente do Itapiúna, esteve representada pelos estudantes Washington Gomes, Erida Jeronimo e Rute Rodrigues, a represente de pais no conselho escolar, Bena Germano, e os professores Ruy Gondim e Jurandir Sousa.
A campanha tem sido promovida em vários centros regionais pelo interior e é uma inciativa da Assembleia Legislativa. A abertura do evento foi realizada pela Deputada Estadual Beth Rose, seguida pela fala de representes de entidades e conselhos de Baturité.
Representantes da Escola Franklin Távora
Após as apresentações, todos assistiram atentos e comovidos ao depoimento de Helena Damasceno, psicóloga e autora de um livro onde relata os abusos sexuais que sofreu de um tio entre os 5 e 19 anos de idade dentro de sua própria casa. Helena chamou a atenção para o abuso intrafamiliar, na maioria das vezes realizado por pessoas de confiança da vitima e da família. Ela nos contou sobre sua experiência, vivida com tristeza, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento. Por muito tempo, deixou de cuidar de si, de tomar banho e vestir roupas limpas. Ao sair de casa, aos 19 anos, praticamente viveu na rua e caiu no alcoolismo, até que as seções de terapia com uma psicóloga lhe ajudaram a ressignificar sua experiência de sofrimento.  Escrever o livro foi o passo fundamental para superar o medo e a humilhação.
Ao fim do encontro, os representes de cada município se reuniram para montar uma comissão que organizará um Plano de Ações Estratégicas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a ser desenvolvidos a partir de novembro deste. Como Itapiúna esteve representada apenas pela Escola Franklin Távora, foi programada para próxima semana uma reunião com a participação do conselho tutelar, promotoria e as secretaria de educação, saúde e ação social para formar a comissão municipal e montar o PAE.

Prof. Ruy Gondim, 29 de setembro de 2011

0 comentários: