segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA GREVE E RETORNO ÀS AULAS

CARTA ABERTA DOS PROFESSORES DA ESCOLA FRANKLIN TÁVORA À COMUNIDADE DE ITAPIÚNA

Nós, professores da Escola Franklin Távora, após reunião segunda-feira passada decidimos SUSPENDER TEMPORARIAMENTE nossa GREVE, iniciada há quase 30 dias. As aulas foram reiniciadas quinta-feira, dia 08 de setembro.
TRAIÇOEIRAMENTE, o governador Cid Gomes, enquanto dizia fazer acordo, lançou a JUSTIÇA contra nós e a mesma decretou nossa greve ilegal, colocando em risco os professores com contrato temporário. Segundo o Governador, os professores não haviam avisado à comunidade sobre a paralização e os alunos estariam passando necessidade por falta da merenda escola, como se não comessem em casa e estivessem passando fome. TUDO MENTIRA! Enquanto isso, muitas escolas decidiram pela suspenção da greve até que o Sindicato consiga derrubar a decisão da Justiça. Todavia, em muitos locais a greve continua.
Durante a paralisação ouvimos muitos desaforos do Governador, que chegou a dizer que “quem dá aula faz isso por amor, e não pelo salário” e “se quiser ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”. Mas a pior de todas foi esta: “por mim nem carreira existia para professor”! A gente fica se perguntando: é assim que ele pretende valorizar a educação pública, como tanto falou na campanha eleitoral?
Nosso movimento garantiu algumas vitórias. Conseguimos barrar o Plano pirata de Cid que iria destruir a carreira de professor e construímos um movimento jamais visto nas escolas do Ceará: no interior, mais de 80% das escolas pararam e em Fortaleza esse número passou de 90%!!! Realizamos manifestações com mais de 5 pessoas, com total apoio da sociedade. Somos eternamente gratos pela solidariedade de pais e alunos.
A greve não acabou, apenas está SUSPENSA. E não acabou porque ainda não alcançamos nosso objetivo principal. Se Cid Gomes não garantir nossos direitos, seremos obrigados novamente a parar e seguir lutando pela dignidade de nossa profissão. Que fique bem claro: o que está em jogo não são alguns dias de paralisação na luta por direitos, mas toda a carreira de professor no estado do Ceará, que poderá ficar totalmente desvalorizada e desacreditada.

Se a educação parou, a culpa é do Governador!
Itapiúna-CE, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Alguns registros de nossa luta:

 
Prof. Ruy Gondim, 12 de setembro de 2011

0 comentários: