sexta-feira, 18 de maio de 2012

Não é só 'Red Bull' que te dar asas...


Com esse anúncio, o suspense estava no ar: "do que se trata?"
Ora, do clube de leitura Entre Páginas, onde o objetivo é a leitura pelo prazer.
___________________________________________________________________
18 de maio de 2012 - Prof. Ruy Gondim

Conheça o projeto que promete revolucionar o modo como professores e alunos veem a leitura na Escola Franklin. As inscrições para ingressar na equipe podem ser realizadas na Sala de Multimeios.
O PROJETO
Clube de Leitores Entre Páginas
Contos de fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos”. G. K. Chesterton

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo a nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos, estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
Desde nossos primeiros contatos com os livros que percebemos haver sempre um incentivo ao mundo da leitura. Seja por nossos pais, amigos e professores, esse incentivo visa uma melhor aproximação aos livros e a utilização da leitura como um hábito.
A escola Franklin Távora me ajudou muito no processo de aproximação da leitura.  Pensando nisso, participei do projeto “Recontando Histórias” e desde esse tempo, minha mente povoa espaços nos quais não seria possível nessa realidade.  Esse ano, tenho a oportunidade de voltar a escola e, mais uma vez, embarcar em um projeto que motive nossos alunos a terem a leitura como um hábito. É um projeto que visa a criação de um espaço onde a “conversa” literária será o mais importante. Ao usarmos essas “conversas” criaremos novos laços de amizades sustentados por nossas leituras.
Objetivando formar esse espaço, criar esses laços literários de maneira a fazer com que esse valor seja repassado junto com as reuniões e, através da opinião e discussões dos membros que formarão o clube, a realização desse projeto trará muitos benefícios para a vida leitora de nossos alunos.
Muitos leitores sentem dificuldades ao ingressarem no mundo literário, pois nem sempre são incentivados a começarem a ler as obras que mais se aproximam dos mesmos. É comum vermos as indicações de livros para alunos com assuntos bem mais complexos, isso causa uma espécie de “medo” da literatura. Iniciar um leitor literário com obras machadianas e alencarinas é a mesma que mantê-lo fora da literatura que poderá atraí-lo. É necessário que comecemos a ler por prazer, a palavra geralmente se resume a isso, a leitura por prazer.
No clube de leitores Entre Páginas essa será a lei máxima: a Leitura por Prazer. Tendo como base essa filosofia, buscaremos discutir, indicar e até incentivar outras pessoas nessa busca. A busca de uma leitura que possa proporcionar não só o prazer de ler, mas também, o prazer de falar da leitura realizada. Isso nos ajudará enquanto colegas leitores, professores e indivíduos que vivem em sociedade.
No clube Entre Páginas, os leitores poderão compartilhar ideias, sugerir livros e atividades para outros membros, bem como o trabalho de ações que visem incentivar a leitura na escola como um todo.
As inscrições podem ser feitas na Sala de Multimeios da escola e os membros serão informados em breve sobre o primeiro encontro do grupo.
Um grande abraço a todos.
Professor Cosme Alves


2 comentários:

Vamos lá galera leitora... as novidades do Clube de leitores vão surpreender os que são viciados em livros.

agora faço parte desse projeto e estou amando.