segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Escola Franklin Távora

Ciências da Natureza e Matemática
O Pacto é uma proposta do Ministério da Educação lançada em 2013, que visa a formação continuada dos professores de todo país. Está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) que, em seu artigo V, fala do compromisso do Estado com a formação dos docentes da rede pública de ensino. 

As ações do Pacto, que com o apoio técnico e financeiro da União e dos Estados, oferece curso de extensão ou aperfeiçoamento através das Instituições de Ensino Superior participantes, no caso do nosso estado da Universidade Federal do Ceará, tem, segundo o Artigo 3º da Portaria 1.140/2013 do Ministério da Educação, dentre seus objetivos:

I - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;

II - promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; e

III - rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM.

Linguagens e Códigos
Ciências Humanas
As formações tiveram início na Escola Franklin Távora, juntamente com todo estado do Ceará, em agosto de 2014, pouco depois que no restante do Brasil. O Governo do Estado achou por bem fazer as devidas adaptações, tanto de material didático como humano, tendo em vista a estrutura pedagógica diferenciada que tem as escolas de nossa rede pública.

Na escola FT, as reuniões acontecem as terças, quartas e quintas, coordenadas pelos orientadores de estudo - os Professores Coordenadores de Área das Ciências Humanas (Ângela Barros), Ciências da Natureza e Matemática (Fernandes Araújo) e Linguagens e Códigos (João Pereira). Temos a participação ativa de quase todo nosso corpo docente em um curso que traz reflexões sobre a estrutura do Ensino Médio no Brasil, mas sobretudo dentro da nossa própria escola.


Redação
03 de Novembro de 2014






0 comentários: