segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Equipe 'Clio História' é Classificada para a Final da 4º Olimpíada de História do Brasil

Na tarde de hoje, a equipe Clio História (formada pelas estudantes do 2º Ano D Natalia Brito, Hilderlândia Lima; Rose Kelly; e Prof. Ruy Gondim), foi informada de que está classificada para a Grande Final Presencial da 4º Olimpíada Nacional em História do Brasil, a ser realizada em Campinas/SP no dia 20 de outubro.

Da redação - 24 de setembro de 2012


Sábado passado, dia 22, as equipes da Escola Franklin Távora participantes da  4º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) concluíram a 5º e última fase online e, o início da tarde de hoje, foram informadas sobre a  classificação para a Final, que será realizada na Unicamp, em Campinas/SP, no dia 20 de outubro.
A equipe Clio História, das alunas do 2º Ano D Rose Kelly, Hilderlânia Lima e Natália Brito, estão entre as 300 equipes que irão à Grande Final e concorrerão às medalhas de ouro, bronze e prata. É um feito histórico, já que é a primeira vez que nossa Escola participa da ONHB!
As equipes O Tempo (dos estudantes do 3º Ano A Wanderson Freitas, Eveline Ribeiro, Paulo Rômulo e Prof. Gusmão Freitas) e História Brasil (dos estudantes Alana Primo,3º C, Vladimir Cavalcante, 3º E, Patrícia Silva, 3º E), infelizmente não foram classificadas, mas estão na lista de espera e ainda tem chances de ir à Final.
Todas as equipes receberam um certificado de participação. E estão de parabéns.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é promovida pela Universidade de Campinas, apoiada pelo Ministério da Educação e está em sua 4ª Edição. Seu principal objetivo é aproximar professores e estudantes da história nacional através do estudo de documentos (textos, mapas, imagens...) que estimulam a compreensão do tempo histórico, seja através de fatos consagrados ou mesmo de eventos pouco conhecidos.
A competição é dividida em 6 etapas, sendo que as cinco primeiras são realizadas pela internet.
Em cada fase, as equipes devem responder questões de múltipla escolha e realizar uma tarefa. As questões possuem 4 itens e mais de um é correto. Em cada questão, os dois itens de maior pontuação valem 4 e 5 pontos, um terceiro vale 1 ponto e outro é errado.
As fases foram organizadas da seguinte maneira:
  • 1ª fase:  9 questões e 1 tarefa (preencher dados pessoais dos membros da equipe);
  • 2ª fase: 9 questões e 1 tarefa (identificar o período das imagens apresentadas nas 18 questões);
  • 3ª fase: 14 questões e 1 tarefa (escolher legendas para três imagens);
  • 4ª fase: 14 questões e 1 tarefa (escrever um jornal com uma notícia de teor histórico);
  • 5ª fase: avaliar 10 jornais de outras equipes;

1 comentários:

É um momento histórico mesmo!!! Muito feliz pela classificação das meninas do II D Natália, Rose kelly e Hirderlânia. Bom Desempenho Meninas!!!
Parabéns tmbm para as outras equipes, pois pelo desempenho deles, sei que foi por pouca coisa que não se classificaram.
TODOS EStÃO DE PARABÉNS!!!