quarta-feira, 29 de agosto de 2012

8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

O CNPq(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lança a 8ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Os estudantes do Ensino Médio podem ganhar um computador e um quite formado por notebook, impressora e Bolsa de Pesquisa.
Sayonara Savaira - 29 de agosto de 2012

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é um programa que tem o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca de todas as formas de discriminação, seja ela, sexual, étnica ou racial, através de redações ou artigos científicos. Em sua 8ª edição, o prêmio vem abordando a temática "A Situação das mulheres no nosso país".
Podem participar do concurso alunos do Ensino Médio, graduandos e graduados, especialistas, mestres e até doutorandos, cada um em sua categoria específica. Ou seja, estudantes do Ensino Médio irão concorrer apenas com outros alunos na mesma situação; e assim por diante.
Os estudantes do Ensino Médio devem participar do concurso através de uma redação com tamanho mínimo de duas páginas e máximo de quatro. Ela deve ser obrigatoriamente digitada e ter entre 1000 e 1500 palavras.
Para a categoria Ensino Médio, o concurso possui duas etapas: a primeira estadual e a segunda nacional. Na estadual, serão classificados 24 redações e seus autores ganharão um computador com monitor LCD. Já na nacional, três candidatos serão premiados com um quite com notebook, impressora multifuncional e Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Governo Federal).
Esta é mais uma oportunidade para refletirmos sobre as condições desiguais em que, infelizmente, ainda vivem mulheres e homens em nosso país. Mas também é uma rica ocasião para pensarmos sobre as formas de transformar positivamente esta realidade.
Para mais informações sobre 8º Prêmio Construindo a igualdade de Gênero visite o sítio http://www.igualdadedegenero.cnpq.br
Você pode desenvolver sua ideia conversando com amigas(os), parentes, professores... Ou ainda, pode ler textos, artigos, notícias sobre o assunto. E para começar a “abrir” sua mente, deixo duas sugestões:

Vamos participar!

Sayonara Saraiva
Graduada em Tecnologia e Agronegócio pelo IFCE (Quixadá)
Coordenadora do Laboratório de Informática da Escola Franklin Távora

0 comentários: