sábado, 25 de julho de 2009

A GUERRA DO PRÉ-SAL

O blogue da Escola Franklin Távora começará a trazer subsídios para os estudantes que irão prestar os exames de vestibulares esse ano. No vídeo abaixo, trechos de um documentário sobre o Pré-sal, novas reservas de petróleo encontradas pela Petrobrás que ficam nas profundezas das águas marítimas localizadas no sul do Brasil.



A descoberta dessas jazidas desencadeou uma verdadeira guerra de grupos empresariais nacionais e estrangeiros pelo direito de exploração da riqueza. Essa disputa dividiu a política brasileira em dois flancos: de um lado, políticos que defendem a entrega dessa exploração aos grupos empresariais privados, que teriam condições de arcar com as enormes quantias em dinheiro necessárias às pesquisas, bem como, seriam “mais competentes” que as empresas estatais; de outro, líderes, como o presidente Lula, querem mudar a lei para garantir a posse do pré-sal ao Estado brasileiro, garantindo aos interesses privados o direito à exploração conjunta (o Estado concede o direito exploratório ao setor privado que receberá, em troca, parte dos lucros da comercialização). Com o pagamento dos direitos, o Estado tentará resgatar a enorme dívida social na educação e na saúde brasileiras.
O debate está apenas começando. O engajamento da sociedade brasileira é fundamental. A eleição de 2010 apontará o rumo do país nessa questão. Para os vestibulandos, esse é um tema, sem dúvida, importante e passível de “aparecer” nos exames desse ano, nas provas objetivas ou nas redações. Portanto, fiquem atentos, informem-se, leiam sobre o assunto, acompanhem programas de TV, rádio, pesquisem na Internet, etc.

0 comentários: