quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escola Recebe Novos Livros e Carteiras


No início da semana passada, uma novidade há muito esperada: nossa escola recebeu um novo quite de carteiras escolares. No início deste ano, todos alunos receberam os novos livros didáticos. Perguntamos: esses novos recursos são valorizados e bem cuidados?

As novas carteiras são formadas por mesa e cadeira. Elas permitem uma melhor postura, mais conforto e possuem mais espaço para utilização de livros e cadernos. Ao todo, foram entregues 445 carteiras para alunos e 10 para professores, sendo que uma (pequena) parte é dedicada a deficientes físicos cadeirantes.
Conversei com alguns alunos sobre a novidade. Elane Batista, do 2º ano E (tarde) disse-me que as novas são melhores: “a turma ficou surpresa e satisfeita. As cadeiras antigas davam dor na coluna, já as novas tem espaço para nosso material”, disse ela. Já Karine Assis, do 2º ano D (manhã) brincou dizendo que “dá para dormir melhor”. Quando perguntei a elas sobre a conservação dos equipamentos, Karina disse-me que “ontem mesmo já tinham alunos querendo riscar. São uns bagunceiros, principalmente os do fundão”. Já Elane afirmou que “uma pequena parte cuida das carteiras, principalmente os que sentam à frente. Os de traz parecem crianças: riscam, sujam...”.
Desde 2009, muitas escolas do Maciço vinham recebendo os novos equipamentos, que são distribuídos pela Crede 08. Mas por razões não explicadas, somente agora é que as nossas, enfim, chegaram.

Livros Didáticos
No início deste ano, todos os estudantes também receberam novos livros. A escolha dos livros a serem utilizados ocorreu ano passado pelos professores. Agora quase todas as disciplinas foram contempladas: português, inglês, espanhol, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia e filosofia. Falta apenas educação física, artes e religião.
Falta também cuidado. No geral, nossos estudantes não usam e nem gostam de mochilas e bolsas. O tratamento dedicado aos livros é, muitas vezes, cruel.
A distribuição gratuita de livros escolares é parte do Programa PNLEM, do Governo Federal. 
Prof. Ruy Gondim
23 de abril de 2012

0 comentários: