O Pacto
pelo Fortalecimento do Ensino Médio é fruto de uma grande parceria
entre Ministério da Educação e Secretarias Estaduais de Educação. Como primeira de suas ações está oferecendo um curso de extensão através de
Instituições de Ensino Superior - no caso do nosso estado, a
Universidade Federal do Ceará -,
que tem como tema central e norteador “O Jovem como Sujeito do
Ensino Médio”.
Mais de 40 professores das Escolas Franklin Távora e Edmar Martins (Caio Prado) estão participando do curso. A formação, realizada na escola FT, tem como orientadores de estudos os Professores Coordenadores de Área: Ângela Barros (Ciências Humanas), Fernandes Araújo (Ciências da Natureza e Matemática) e João Pereira (Linguagens e Códigos).
O curso
tem como foco a formação continuada dos professores da rede pública
em todo Brasil. Estão sendo discutidos, ao longo de um ano, a
realidade de nossas escolas e seu cotidiano, bem como propostas
diferentes de organização curricular para o Ensino Médio.
Nesta
semana, por exemplo, as discussões do Pacto estão girando em torno da
Gestão Democrática da Educação. Discute-se até que ponto nosso
modelo de gestão, seja a nível local ou regional, pode ser
considerado democrático. De que forma podemos aprimorar mecanismo
como os Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis para efetivar o
caráter democrático da gestão de nossa escola.
Os
professores participaram de uma vivência onde se explorava o
trabalho em equipe e a importância da colaboração mútua.
Refletiram sobre os entraves que os gestores enfrentam no dia a dia e
como os docentes podem colaborar de forma mais direta com a gestão
da educação. Que ações podem desenvolver para se portarem como
sujeitos dentro desse processo que é a Gestão Democrática.
Redação
03 de Dezembro de 2014
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