É a voz uníssona que ecoa na compreensão de
todos nós no gesto solidário de educar (e nos incita a responder que não se
deve aprender tão tarde).
É este o título de um dos marcantes projetos da sala de multimeios. A iniciativa representa um olhar especial para os alunos e alunas dos primeiros anos do ensino médio.
E o início se dá desse modo: em seguida aos resultados da avaliação diagnóstica realizada no ano anterior (nono ano, referenciados no SPAECE) e com base nas turmas organizadas a partir do desempenho em língua portuguesa e matemática, os membros de multimeios, logo no início do ano, já sabem quais turmas merecerão atenção diferenciada (este ano as turmas B, C – manhã; F, H – tarde). O passo seguinte é conhecer detalhadamente as dificuldades desses alunos, estudar as abordagens com atividades pontuais e proporcionar a ressignificação do saber dessas pessoas.
O diagnóstico é amplamente apresentado no coletivo de
professores. Ali são colhidas sugestões e são repensadas formas de trabalho, em
sala, que possam solidificar o conhecimento e o desempenho desses alunos em
reformulação de aprendizagem.
Sem procurar culpados, o trabalho das Professoras Lúcia e Silvana e do Professor Maurélio, que fazem o
Multimeios, representa inestimável esforço de recuperação de tempo perdido nos
bancos escolares do ensino fundamental. A atividade do grupo já inspirou troca
de informações com a Secretaria de Educação Municipal que, antecipa-se em cuidar
dos seus educandos e visa evitar que os próximos alunos não cheguem tão defasados
ao ensino médio, além de vítimas e objeto das mesmas armadilhas da pouca aprendizagem vividas em outras
situações.
O primeiro ano do ensino médio é momento crítico, é
adaptação a um novo ciclo escolar. Requer uma passagem cautelosa e compreensiva
para evitar desenganos nessa fase criteriosa de escolhas do futuro e da
profissão. Alunos sem a condição adequada nessa fase de estudos tendem a
desistir com facilidade. A qualificação da pessoa (do aluno) leva uma
requalificação das escolhas, contribuindo para a permanência e o sucesso.
A equipe traça como objetivos claros do projeto: “oferecer
atividades dinâmicas de leitura para estimular os alunos com dificuldades nessa
habilidade, minimizando, assim, os índices de abandono; e acompanhar individualmente
os alunos com deficiência em leitura
e escrita para
que possam superar suas dificuldades”.
03 de Abril de 2014
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