quinta-feira, 3 de abril de 2014

NUNCA É TARDE PARA APRENDER!

É a voz uníssona que ecoa na compreensão de todos nós no gesto solidário de educar (e nos incita a responder que não se deve aprender tão tarde).



É este o título de um dos marcantes projetos da sala de multimeios.  A iniciativa representa um olhar especial para os alunos e alunas dos primeiros anos do ensino médio.
E o início se dá desse modo: em seguida aos resultados da avaliação diagnóstica realizada no ano anterior (nono ano, referenciados no SPAECE) e com base nas turmas organizadas a partir do desempenho em língua portuguesa e matemática, os membros de multimeios, logo no início do ano, já sabem quais turmas merecerão atenção diferenciada (este ano as turmas B, C – manhã; F, H – tarde). O passo seguinte é conhecer detalhadamente as dificuldades desses alunos, estudar as abordagens com atividades pontuais e proporcionar a ressignificação do saber dessas pessoas.
O diagnóstico é amplamente apresentado no coletivo de professores. Ali são colhidas sugestões e são repensadas formas de trabalho, em sala, que possam solidificar o conhecimento e o desempenho desses alunos em reformulação de aprendizagem.


Assim é que, letras minúsculas em lugar de maiúsculas, grafia incompreensível, escrita sem o menor nexo, palavras incompletas, troca de s por z,  ou cedilha por ss, e clara demonstração de completo e inadmissível trato com a língua portuguesa, são observações fartamente encontradas após  trabalhos com ditados, reescritas, cópias, escrita do nome e observações da grafia dos educandos já no primeiro degrau do ensino médio.
Sem procurar culpados, o trabalho das Professoras Lúcia e Silvana e do Professor Maurélio, que fazem o Multimeios, representa inestimável esforço de recuperação de tempo perdido nos bancos escolares do ensino fundamental. A atividade do grupo já inspirou troca de informações com a Secretaria de Educação Municipal que, antecipa-se em cuidar dos seus educandos e visa evitar que os próximos alunos não cheguem tão defasados ao ensino médio, além de vítimas e objeto das mesmas armadilhas da pouca aprendizagem vividas em outras situações.
O primeiro ano do ensino médio é momento crítico, é adaptação a um novo ciclo escolar. Requer uma passagem cautelosa e compreensiva para evitar desenganos nessa fase criteriosa de escolhas do futuro e da profissão. Alunos sem a condição adequada nessa fase de estudos tendem a desistir com facilidade. A qualificação da pessoa (do aluno) leva uma requalificação das escolhas, contribuindo para a permanência e o sucesso.
A equipe traça como objetivos claros do projeto: “oferecer atividades dinâmicas de leitura para estimular os alunos com dificuldades nessa habilidade, minimizando, assim, os índices de abandono; e acompanhar individualmente os alunos com deficiência em leitura  e  escrita  para  que possam superar suas dificuldades”.


É firme o propósito e a persistência na tarefa educativa em destaque! Espera-se colher bons frutos. A semente fora lançada.


03 de Abril de 2014

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