segunda-feira, 7 de abril de 2014

Professores FT realizam Encontro Pedagógico

Sábado, 05 de abril, foi realizado na Escola Franklin Távora mais um encontro pedagógico. A professora Vânia Félix, Educação Física, iniciou o encontro com um vídeo motivacional sobre o corpo humano e na sequência movimentou os professores com alguns exercícios básicos, sempre advertindo da importância de termos cuidado com nosso corpo.



O professor Hamilton Cavalcante, Baturité, fez o lançamento do livro Morte na Cama: da tragédia humana ao talento profissional e político. Falou das dificuldades de um escritor no Brasil, sobretudo da publicação: “as editoras não valorizam os autores anônimos”.


“O título do livro traz uma ideia libidinosa (Morte na Cama), mas o enfoque real é o da reavaliação de valores do ser humano e a questão social e política. O livro é uma crítica sociopolítica há dada realidade do maciço de Baturité”.
“Não sou famoso, apenas quero divulgar as minhas ideias”.


O professor e escritor encerrou sua participação com um momento de autógrafos e agradecendo a oportunidade dada pela escola para a divulgação de seu trabalho.

O professor Paulo Ângelo, diretor, deu início aos trabalhos com alguns informes gerais:


Pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio - todos os professores da escola estão inscritos nesse plano de formação do Ministério da Educação. As capacitações acontecerão nas áreas.
Foram efetivados na assembleia os três Professores Coordenadores de Área da escola – Ângela Barros (Ciências Humanas), João Pereira (Linguagem e Códigos) e Fernandes Araújo (Ciências da Natureza e Matemática) -  para continuarem exercendo tais funções e para que sejam os formadores na escola por ocasião do projeto supracitado.

I mostra da Educação Ambiental do maciço de Baturité – acontecerá dia 28 de maio e a escola pode levar projetos para serem apresentados.

Exame Nacional do Ensino Médio – a escola continuará trabalhando fortemente o ENEM. Já temos 100% dos nossos alunos com o CPF nos 3ºs anos e estamos trabalhando nos 2ºs para a mesma porcentagem.

A professora Carol relatou a participação dos alunos da escola em evento da SEDUC em Fortaleza: “Acredito que o evento, com mais de 10.000 alunos, serviu de incentivo para nossos alunos. Foi bonito ver o número de alunos de escolas públicas que foram aprovados em Universidades Públicas Federais”.

O professor Paulo informou que será feito na própria escola um grande evento para o lançamento do ENEM 2014 no dia 23 de abril (quarta-feira).

Cursinho FT – iniciaremos no próximo dia 14 de abril a turma do Projeto Rumo a Universidade 2014.

SPAECE 2013 – foi feita a exposição dos números da escola no ano de 2013.

Resultados 2013 – Foi dada continuidade a discussão iniciada no encontro anterior. Apresentados e analisados números de reprovados e desistentes nas turmas de 1º, 2º e 3º Anos em 2013.

Dando continuidade ao encontro o Professor Ivanildo Costa, coordenador, convidou o grupo a fazer uma leitura compartilhada do artigo “Os segredos da Finlândia”, sobre os motivos que levam tal país a ter um dos sistemas de educação mais reconhecidos do mundo. Na sequência foi feita ampla discussão com o grupo, refletindo sobre o sistema educacional brasileiro e o finlandês.

O professor Ivanildo apresentou a resolução de que o currículo dos 1º anos das turmas que apresentam maior grau de dificuldade na aprendizagem será completamente direcionado para a alfabetização e conceitos básicos da matemática e demais disciplinas: “uma decisão forçada pelas circunstâncias que presenciamos”. Assunto que será amplamente discutido nas áreas durante a semana.

O professor Cosme Silva e um grupo de alunos, Daniele, Katheley, Lucas e Ítalo, apresentaram a dinâmica de funcionamento do “Clube de Leitores Entre Páginas”.


Na sequência dos professores do NTPPS, Mirelle Freitas, Lucilene Cavalcante e Cosme Silva apresentaram as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo no mês de março. Foi exposto que a temática do próximo bimestre será “A Família”. Mais uma vez os professores convidaram a todos os outros membros do corpo docente a participar de algumas aulas do Núcleo. Pediram também a colaboração dos professores para a orientação dos trabalhos de pesquisas que os alunos já iniciaram.

O professor Flávio Freitas, coordenador, anunciou que a sala dos professores será climatizada até o fim de abril. Por fim encaminhou a avaliação final do encontro.

A Redação
07 de Abril de 2014

0 comentários: