quarta-feira, 27 de março de 2013

Professores Recebem Tablets do Governo Federal



Quase um ano após o anúncio de que o Ministério da Educação iria adquirir e distribuir tablets para professores da rede pública de ensino básico, feito pelo ministro Aloísio Mercadante, professores e escolas da rede estadual começam a receber os primeiros computadores portáteis.

Da redação - 27 de março de 2013

Os tablets são de dois tipos: de 7 e 10 polegadas. Os de 7 são para uso dos professores e os de 10 de uso exclusivo das escolas, que contarão em breve com lousas digitais, em que será possível conectar os tablets.
A Escola Franklin Távora recebeu, inicialmente, 19 tablets: 14 de 7 polegadas, 5 de 10 polegas. Apenas professores lotados em sala de aula receberão o equipamento. Como há quase 60 profissionais em sala de aula e apenas 14 tablets, a distribuição foi realizada dia 23 sexta. Os primeiros professores contemplados foram escolhidos através de sorteio. Até agora, não há previsão para o recebimento dos computadores para contemplar os demais.
Cada professor contemplado, assinou um contrato de empréstimo em comodata em que se responsabiliza por cuidar bem do equipamento, não emprestá-lo ou cedê-lo para outra pessoa e, principalmente, devolvê-lo nos casos em que:
  • deixe de ser professor da escola;
  • assuma outra função, fora da sala de aula;
  • afaste-se do trabalho por um longo período.
Tais regras buscam garantir que os equipamentos são de propriedade da Escola e devem ser usados em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos.
Segundo o FNDE, o tablet educacional tem o objetivo de "garantir as condições de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação nos contextos social, acadêmico e escolar aos professores e estudantes das escolas públicas do país.

Saiba mais
Os tablets foram adquiridos pelo Governo Federal no fim de 2011 através do sistema de pregão, uma espécie de leilão realizado na bolsa de valores. Segundo o site ComputerWorld, foram adquiridos aproximadamente 900 mil equipamentes, através de quatro pregões. Dentre as regras para a compra, está a que determina que no mínino 60% de suas peças sejam de fabricação brasileira, iniciativa que visa proteger a indústria nacional e estímular a criação de empregos. 
Dos quatro pregões, três deles foram ganhos pela Positivivo Informática e um pela CCE. Todos os equipamentos enviados para o Ceará são da Positivo.

0 comentários: