sexta-feira, 22 de março de 2013

Programa de Computador é Utilizado para Alfabetizar Crianças, Jovens e Adultos

Um programa de computador disponibilizado na internet está rendendo bons resultados na alfabetização de crianças, jovens e adultos. O Luz do Saber, software desenvolvido no Mestrado de Computação da UFC, alia a formação em leitura e escrita ao domínio da tecnologia digital.

No atual estágio de desenvolvimento das tecnologias, o computador e a internet tem, cada vez mais, ocupado a cena e exigido novas competências e habilidades. Muitas delas, diferentes daquelas necessárias para uma vida bem sucedida até pouco tempo atrás.

Foi a partir dessa inquietação que Marcos Dionísio desenvolveu suas  dissertação no Mestrado de Profissional de Computação da UFC o programa de computador Luz do Saber, baseado nas idéias do educadores Paulo Freire e Emília Ferreiro. O objetivo do software é permitir que em poucas semanas, pessoas de todas as idades aprendam a ler, escrever, contar e manusear o computador e a internet.
A iniciativa Marcos deu tão certo que a Secretária Estadual de Educação inclui o Luz do Saber em suas ações para alfabetização de crianças na idade certa e no combate ao analfabetismo (jovens e adultos). 
Dessa forma, o programa é divido em duas versões: uma para adolescentes e  adultos e outra para o público infantil. Ambas as versões possuem cinco unidades. São elas: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Karaokê" e o "Professor". Nas unidades, existem várias atividades e jogos educativos. Ao todo, o Luz do Saber possui 213 atividades pedagógicas. 
O programa pode ser acessado diretamente da internet ou, ainda, é possível baixá-lo e instalá-lo em computadores com Windows e Linux. 
Para acessar o Luz do Saber, clique na imagem abaixo.

Da redação - 22 de março de 2013

0 comentários: