quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MEC Divulga Gabarito Oficial do ENEM 2012

O Ministério da Educação divulgou na tarde ontem o Gabarito Oficial do Enem 2012. O resultado individual, com a nota da redação será divulgado dia 28 de dezembro. Até lá, confira seus erros e acertos na prova!

1º Dia
PROVA AZULPROVA AMARELAPROVA BRANCAPROVA ROSA


2º Dia
     Ontem, terça-feira, o MEC divulgou em sua página na internet os gabaritos das provas do Enem 2012, realizadas no último sábado e domingo. 4 milhões e 100 mil pessoas participaram da prova. Dos quase 430 inscritos da Escola Franklin Távora, aproximadamente 240 alunos participaram da prova. Foram necessários sete ônibus para transportar todos os inscritos até os locais de prova em Baturité.
     As 180 questões foram divididas em 4 áreas:
  • ciências humanas: 45 questões
  • ciências da natureza: : 45 questões
  • linguagens e códigos: 45 questões
  • matemática: 45 questões
     Este ano, o tema a redação foi 'Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21'. Muitos foram surpreendidos, já que imaginavam em temas relacionados ao sistema eleitoral e à corrupção no Brasil, tendo em vista a grande exposição do julgamento do "Mensalão" pelo Superior Tribunal Federal.

Entenda o Enem
     "As notas do Enem são calculadas a partir da teoria de resposta ao item (TRI). O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a 'qualidade' destas respostas. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.
     De acordo com o Inep, a TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute).
     Pela teoria, o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões afetam o resultado. Assim, um candidato que acertar 40 questões não necessariamente terá uma nota final maior de outro que acertar 35." (Portal G1)
     Já a redação não é calculada através da TRI. Dois examinadores farão a correção e caso haja diferença de mais de 200 pontos entre as duas notas, um terceiro avaliador irá corrigir a redação. Caso a diferença continue superior a 200 pontos, uma banca examinadora fará a correção final.
     Este ano, a partir de fevereiro de 2013, os candidatos terão acesso à correção da redação.

Da redação - 07 de novembro de 2012

0 comentários: