quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Divulgados Gabaritos Oficiais do ENEM 2011

O INEP divulgou ontem os gabaritos das provas do Enem 2011. Abaixo, você confere as povras por cores e seus respectivos gabaritos. Boa sorte!


terça-feira, 25 de outubro de 2011

GABARITOS DAS PROVAS DO ENEM 2011

Confira o gabaritos das provas do Enem 2011. O INEP prometeu divulgar hoje os gabaritos oficiais.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O SENARISTA: DICA DE LEITURA


Caros alunos da Escola Franklin Távora, eu – Luana Silva – quero convidar todos vocês para uma viajem de muita emoção, onde se encontra a alegria de um lindo lugar, a pureza, a inocência de uma linda amizade sem fim, a dor da separação e a felicidade do reencontro. Mas... onde também há uma grande dúvida!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

Hoje em dia na nossa sociedade a tecnologia vem sendo muito influente para várias necessidades. Uma delas é na área da educação, pois nos dias atuais, a tecnologia tem sido uma grande parceira da educação. Com ela é possível estabelecer uma forma de ensino mais acessível para os alunos.
Com a tecnologia os alunos tem mais alcance naquilo que necessitam, como a vontade de querer recolher conhecimentos pela internet. Uma grande conquista da tecnologia é que é mais fácil realizar trabalhos escolares, pesquisas e estabelecer uma conexão melhor com a escola. Ah, também não podemos nos esquecer das aulas proporcionadas na sala de vídeo, pois assim fica mais fácil de se interessar pelo conteúdo aplicado em sala.
Então esse foi meu pequeno comentário sobre algumas influências que a tecnologia podem proporcionar nas escolas. Assim vários alunos entram no meio da globalização e interagem com os conteúdos aplicados e adquirem mais conhecimentos.

Ytalo Jhonatan Santos Gonçalves
Aluno do 1º ano A (manhã)
11 de outubro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NA RETA FINAL PARA AS PROVAS DO ENEM 2011

No próximo fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2011). A EEFM Franklin Távora realizará atividades especiais nessa semana com os estudantes do último ano do ensino médio que irão prestar o exame!
As próximas aulas, nos 3º anos, serão totalmente dedicadas ao estudo e resoluções de itens da prova, bem como, dúvidas deverão ser tiradas dos candidatos quanto ao que levar para a sala de prova, alimentação adequada, documentação etc.
“Mobilizar e estimular os alunos da escola é muito importante, afinal, o ENEM pode garantir um futuro bem mais promissor aos jovens. O momento é único! A hora é agora! É isso que nós professores temos que deixar claro para eles”, afirmou o Diretor Paulo Angelo.
Para os alunos do 3º ano que irão fazer o ENEM não haverá aula na segunda-feira, 24/10/2011. Outra novidade é a garantia de pontos em pelo menos duas disciplinas, a serem escolhidas pelos educandos, para os jovens que trouxeram o caderno de provas dos dois dias de realização.
Quanto ao transporte dos candidatos, a escola, em parceria com a CREDE08, disponibilizará três ônibus – um deles com saída de Caio Prado -  para o traslado dos candidatos. Para aqueles que fará ao prova mais distante, na comunidade de Candeias, Baturité, a CREDE08 deixará de prontidão um veículo para levá-los ao local de prova. Além disso, o FT promoverá um encontro inicial antes da saída e, já em Baturité, a CREDE08 oferecerá um lanche para todos.
A escola Franklin Távora está confiante na vitória de seus estudantes. Todos os anos, a escola vem crescendo na média do ENEM graças à dedicação de seus profissionais e, é claro, à dedicação dos jovens estudantes.
19 de outubro de 2011
Prof. Sidclei Gondim, Coordenador Escolar

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROFESSORES DIRETORES DE TURMA SÃO BENEFICIADOS COM MATERIAL PEDAGÓGICO

Na manhã de hoje, os professores participantes do Projeto Diretor de Turma receberam um quite com materiais didáticos. Papel, lápis, pincéis, canetas, calculadora e pen-drives foram alguns dos itens presentes no quite. A entrega foi realizada pelos Professores Sidclei Gondim (coordenador escolar) e Paulo Angelo (diretor) na sala dos professores.
O Projeto de Diretor de Turma foi lançado em 2010 nos 1º anos do Ensino Médio. Este ano, foi ampliado para todas as turmas de Ensino Médio.
 
Prof. Ruy Gondim
17 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ALUNOS REALIZAM HOMENAGEM AOS PROFESSORES PELO SEU DIA

Às 9:00h da manhã de hoje alguns alunos começaram a decorar uma mesa do pátio da Escola. Não demorou muito e um bolo foi trazido com a seguinte inscrição: "A você o nosso muito obrigado". Às 9:30h, os professores foram convidados para o início da apresentação. O evento na verdade era uma homagem dedicada pelos alunos da manhã aos seus queridos professores. Mirlene, do 3º do ano A, foi a oradora e fez os agradecimentos pelo esforço e dedicação de seus mestres. Logo em seguida, o bolo foi cortado e distribuído com refrigerante a todos os presentes.
Rute, Nayra, Hemilly, Phyllype, Mirlene, Thiago, Washington e Natália do 3º A; Ytalo e Daniel do 1ª A; Eveline do 2ªC; e Fernando e Fernanda 3º B foram os organizadores do evento.
Em nome da Escola Franklin Távora, este blog parabeniza vocês estudantes pela iniciativa e pela beleza deste ato de valorização de uma profissão tão maltratada.
Vocês são nosso principal patrimônio.
À redação
 14 de outubro de 2011

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ESCOLA FRANKLIN TÁVORA RECEBE MELHORIAS


 O colégio Franklin Távora esta evoluindo cada vez mais. Prova disso é que foi instalado ar condicionado em duas salas. Começando pelos 3ºs anos do Ensino Médio. Em breve, o 2º ano “B” também estará utilizando ar condicionado. Isso sem falar no quadro branco colocado em várias salas!
Além disso, construirão um estúdio de rádio e TV para a escola e para os alunos do instituto Manamauê. Onde haverá transmissões de rádia dentro da escola. Não só pensando nos alunos, o diretor Paulo Ângelo se preocupa com o bem-estar dos professores. Ele está construindo uma nova e ampla sala reservada para eles descansarem melhor nos intervalos!
Enfim, nós alunos só temos que agradecer ao Núcleo Gestor e os nossos professores, que para nós não são apenas “os professores” e sim muito mais do que isso, GRANDES AMIGOS!!!

Jéssica Sampaio e Brenda Kelly
Alunas do 2º Ano do Ensino Médo, Turno Manhã
Monitoras do Laboratório de Informática

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTUDAIS SUSPENDEM GREVE POR 30 DIAS

Na tarde da sexta-feira passada, a Assembleia Geral de Professores das escolas estudais votou pela suspensão da greve por de 30 dias. A decisão ocorreu após três reuniões com o Governo em que foram estabelecidos alguns pontos para a aplicação da Lei do Piso dos Professores e a implantação de um novo Plano de Cargos e Carreiras. A principal reivindicação dos professores é que o novo plano garanta melhorias para todos os professores, incluindo aqueles com especialização, mestrado e doutorado. A proposta inicial de Cid Gomes beneficiava apenas os professores em início de carreira e prejudicava a carreira dos professores; tanto que a proposta apresentada por ele foi chamada de "tabela maldita".
A Assembleia foi realizada no Ginásio Paulo Sarasate (em Fortaleza) e ocorreu em clima de grande tensão. Após o covarde espancamento de professores na Assembleia Legislativa dia 30 de setembro, a revolta dos professores e da sociedade contra o Governo foi enorme. Muitos professores se recusaram a suspender a greve sem garantias de um bom Plano. Outros defenderam que por causa da ilegalidade da greve, decretada pela justiça, das ameaças do governo e do cansaço dos grevistas, era preciso "dar um tempo" para negociar. 
A votação foi realizada com os professores levantando seus crachás. Foi impossível ter certeza sobre quem havia ganhado, se a suspensão ou a continuidade da greve. Apesar disso, o comando da Assembleia se recusou a contar os votos e declarou vitoriosa a suspensão. A confusão que se seguiu foi enorme.
Prof. Ruy Gondim
10 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ALUNA DE CAIO PRADO GANHA COMPUTADOR DO GOVERNO DO ESTADO

Maria Tamires Pereira Costa, aluna do 2º ano G, da Escola Franklin Távora, em Caio Prado, foi contemplada com um computador completo por ter se destacado nas provas de português e matemática do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – realizado nos últimos meses do ano de 2010, quando Tamires ainda cursava a 1ª série do ensino médio.
O SPAECE é uma avaliação externa em larga escala, implementada no ano de 1992, que visa detectar o desempenho dos estudantes nas duas disciplinas básicas: Língua Portuguesa e Matemática. A partir de uma matriz curricular referencial, na qual as habilidades mais comuns de leitura e raciocínio lógico-matemático são exploradas, o Governo procura detectar o nível de aprendizagem dos seus alunos para, com base nessa coleta de informações, elaborar e/ou aperfeiçoar suas políticas públicas na área da educação.
Em 2008, o governo estadual passou a dar maior incentivo aos alunos premiando os que se destacam no exame com um computador. Para conseguir o prêmio, o educando precisa ficar no nível adequado (numa escala de nível que tem os itens: muito crítico, crítico, intermediário e adequado) nas duas disciplinas auferidas, português e matemática – 325 e 350 pontos, respectivamente.  Tamires obteve 346 pontos em português e 362 em matemática.
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 05 de outubro, na Escola Franklin Távora de Caio Prado, e contou com as presenças do Diretor da Escola, Prof. Paulo Angelo; de Queila Soares, representando Lúcia Torres, coordenadora da 8ª CREDE; do Prof. Flávio Freitas, membro do Conselho Escolar; do Sr. Alberto Costa, pai de Tamires e do Sr. Everardo Lopes, representante dos pais de alunos, além de toda a comunidade escolar. A aluna do 3º ano E, Wellane Bezerra, representou os estudantes na cerimônia.
Nossos parabéns a Tamires! Fica a certeza que no SPAECE 2011 ela e muitos alunos e alunas de nossa escola irão também conseguir alcançar esse sucesso!

Prof. Sidclei Gondim
Coordenador da Escola FT em Caio Prado