segunda-feira, 26 de maio de 2014

Equipes da Escola Franklin Távora na última fase online da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A quinta e última fase online da Olimpíada Nacional em História do Brasil teve início hoje, segunda-feira, com apenas 1510 das quase 10.000 equipes que iniciaram a competição. Dentre elas estão as equipes MSC Historiadores e FELILU, da Escola Franklin Távora.

A competição, que teve início dia 28 de abril, é dividida em seis fases, das quais cinco são online. Podemos descrevê-la como uma maratona de questões e tarefas com análise de fotografias, mapas, obras de artes, cartas, jornais, revistas e todo tipo de vestígio deixado pelo povo brasileiro, em momentos históricos nem sempre valorizados pela historiografia tradicional. Uma experiência riquíssima para professores e estudantes do ensino médio. 

Na quarta fase, a qual tivemos 5 equipes participando, além de questões, os alunos tiveram que realizar uma entrevista com alguém que viveu durante os anos de regime militar no Brasil (1964-1985) e que tivesse memórias claras do período, sobretudo aquelas relacionadas a censura. Posteriormente foi produzido um texto com base na entrevista e apoiado por informações históricas.

Nossas equipes que continuam na disputa são:
  • FELILU, composta pelos estudantes Lucas Silva, Fernanda Sousa e Lincoln Freitas, e coordenada pela Professora Ângela Barros.
  • MSC Historiadores,  formada pelos estudantes Conceição Lopes, Sayonarah Peixoto e Marcos Lima, e coordenada pelo Professor Gusmão Freitas.


A Escola Franklin Távora parabeniza as equipes que participaram da ONHB até a quarta fase e que tão brilhantemente vinham representando a escola nesse competição de nível nacional: Historiadores da Vida - Rômulo Rodrigues, Cirlânia Aquino e Rute Aquino -, JVC Historiadores - Vitoria Severo, Juliana Oliveira e Claudio Vasconcelos - e Arquivo X - Deisimara Sousa, Antonio Luan e Francisco Renan.

Redação
26 de Maio de 2014

0 comentários: