sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FT VISITA USINA DE BIOCOMBUSTÍVEL DA PETROBRÁS


Na manhã do dia 10 de outubro, 05 alunos do 1º ano C, Isac, Jhonathan, Daniele, Iolanda e Rodrigo, acompanhados pela professora Silviana Colares e pelos Coordenadores Sidclei Gondim e Flávio Freitas, visitaram a Usina de Biocombustível da Petrobrás localizada em Quixadá, na rodovia de acesso à comunidade de Juatama.

Antes mesmo de entrarem na Usina, alunos e professores assistiram a um vídeo instrucional sobre como proceder durante a visita. Em seguida, foram feitos os procedimentos de segurança de praxe, somente após os quais os visitantes adentraram na usina acompanhados pelo Sr. Vanderlei, funcionário da Petrobrás, que conduziu os jovens durante toda o "passeio".

“Estamos fazendo uma pesquisa sobre os prejuízos e o reaproveitamento do óleo de cozinha - o título é ‘De óleo no futuro’ - e julgamos conveniente saber como a Petrobrás trabalha o óleo que lhe é fornecido para limpeza e processamento.” Explicou a professora Silviana.

No laboratório de teste do material, os jovens foram recebidos pelo químico Rogério, que explicou, dentre outras coisas, como é feito o teste de qualidade do OGR. Segundo ele, duas impurezas são mais comuns no produto: o excesso de umidade e a acidez. “Pegamos uma amostra da oleaginosa que nos chega das cooperativas e fazemos um processo de filtragem para retirar as impurezas sólidas, após isso, analisamos a acidez e a quantidade de água (umidade) que está no óleo”, disse o químico.


“Uma discussão importante que deveria ser feita nas prefeituras da região, a partir das Secretarias de Meio Ambiente, é a de como fazer para que os cidadãos guardem o óleo de cozinha que consomem no cotidiano. Garantir a coleta desse produto ajudará a limpeza do meio ambiente, além de gerar renda para as famílias nos municípios”, afirmou o Coordenador Sidclei Gondim. Fica o desafio para os gestores e para as sociedades municipais.

Prof. Sidclei Gondim dos Santos
Coordenador Escolar
11 de outubro de 2013

0 comentários: