quinta-feira, 29 de abril de 2010

GRUPO DE FLAUTA E GRUPO DE DANÇA FAZEM SHOW NO INTERVALO DA TARDE

O Grupo de Flauta (organizado pelo Prof. Jurandir) e o Grupo de Dança (organizado por Maxon, ex-aluno da escola) realizaram ontem sua primeira apresentação. O pátio onde aconteceu o evento ficou lotado. As apresentações começaram com uma fala do Prof. Jurandir e, em seguida, os flautistas deram as honras para a platéia, acompanhados de instrumentos de percussão e violão. Depois foi a vez do Grupo de Dança, bailando música de rua, ao estilo do break e do hip-hop.
Clique nas fotos para ampliar!!!





Prof. Ruy Gondim, 29 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

OLGA, LIVRO E FILME

A partir de agora, uma vez por semana, o Blog irá colocar uma dica de leitura para nossos usuários.

A primeira dica é o livro Olga, do jornalista Fernando Morais. O livro conta a história de Olga Benário. Ela nasceu na Alemanha em 1908. Na adolescência tornou-se militante de um grupo comunista revolucionário. Nos anos 1920, seu grupo passou a ser perseguido e em 1931, ela e outros militantes se exilaram na União Soviética. Em 1934 Olga foi encarregada de acompanhar Luiz Carlos Prestes em seu retorno clandestino ao Brasil. Em 1935 Olga e Prestes participam no Brasil da organização de um movimento rebelde que ficou conhecido como Intentona Comunista. O movimento fracassou e, logo depois, os dois foram presos. No fim de outubro Olga foi extraditada para seu país de origem, a Alemanha, em outubro de 1936. Na ocasião estava grávida de 7 meses de Prestes. Por ser judia, foi enviada para um campo de concentração nazista, onde morreu em abril de 1942.

O livro foi publicado em 1984 e republicado em 1994. É de leitura fácil. Para sua realização, Fernando Morais organizaou uma grande pesquisa coletando informações através de depoimentos e em documentos escritos.

Em 2004 o livro ganhou uma versão para o cinema, com a atriz Camilla Morgado interpretando Olga. Vale a pena ler e assitir.


Fotos da direita: cartaz do filme Olga; Foto da esquerda: foto filme, momento da prisão de Olga.

Prof. Ruy Gondim
26 de abril de 2010

terça-feira, 20 de abril de 2010

CONHEÇA O PRE-VEST, O CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DE NOSSA ESCOLA

Com 50 alunos matriculados, o Pre-Vest dá início às aulas de preparação para as provas do ENEM e vestibulares. A maior parte dos alunos cursa o 3º ano e o restante já concluiu o Ensino Médio. O Cursinho é coordenado pelo Professor Sidclei Gondim e tem o Professor Paulo Junior como coordenador de turma.

Este ano o foco é o ENEM. Várias universidades deixaram de fazer o vestibular e irão utilizar a nota do ENEM para a seleção de seus novos alunos. Vale lembrar também do Pro-Uni: muitos ex-alunos de nossa escola conseguiram bolsa em cursos como enfermagem, fisioterapia e administração.


Prof. Ruy Gondim Pereira
20 de abril de 2010
OBS: fotos tiradas em 19 de abril de 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

TRABALHADORES RURAIS MONTAM ACAMPAMENTO NA PREFEITURA DE ITAPIÚNA

Desde 5:00 da manhã de quarta-feira, dia 14, trabalhadores rurais ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) estão acampados em frente à Prefeitura de Itapiúna. Segundo Jane, do Assentamento Guanabara (Quixadá/CE), o movimento reivindica da prefeitura auxilio os assentamentos do município. A continuidade do Seguro Safra e a inclusão de novas famílias no cadastro do Seguro são algumas destas reivindicações. Para amanhã, 5 da tarde, está marcada uma reunião com o prefeito em exercício, Atila Medeiros, que segundo informações encontra-se em Brasília.

O movimento também reivindica a construção de três açudes, distribuídos nos assentamentos Rodeio, Touro e Boa Vista. Segundo Jane, o recurso para as obras já está disponíveis a vários meses no INCRA, mas a prefeitura não pode recebê-lo por não ter preparado o projeto de engenharia para a obra. A conclusão do sistema de abastecimento de água no Assentamento Touro (obra que está paralisada), a melhoria dos 26km de estrada entre Itapiúna e o Assentamento Boa Vista e o fornecimento de merenda e material escolar para 6 turmas de ensino mantidas pelo MST em Itapiúna completam o conjunto de reivindicações.

O acampamento é formado por moradores dos assentamentos Touro, Malicia, São José, Boa Vista, Nova Olinda, Cupira, Barra dos Bertoldos, além dos assentamentos Tapajuba de Aratuba, Jardim (Aratuba/Itapiúna) e dos acampamentos São Francisco e Frei Humberto.

Prof. Ruy Gondim

16/abril/2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

Laboratório de Informática Realiza Curso para Alunos da Escola

Dias 29 e 30 de março iníciaram as aulas do Curso Básico oferecido pelo Laboratório de Informática para os alunos da escola. O curso ensino a utlizar o sistema Linux Educacional (substituto do Windows), além de internet e digitação.
Foram formadas 02 turmas, uma pela manhã e outra a tarde. Ao todo estão matriculados 44 alunos. Em maio serão abertas mais duas turmas.

Prof. Ruy Gondim
13/abril/2010




segunda-feira, 12 de abril de 2010

PRO-JOVEM ABRE TURMA EM ITAPIÚNA E PAGA R$ 100,00 POR MÊS AOS PARTICIPANTES


Desde o final de março estão abertas as inscrições para a turma do Pro Jovem Urbano, que funcionará em Itapiúna. O projeto é uma iniciativa do Governo Federal. As inscrições vão até o dia 26 de abril.

Podem participar pessoas com idade entre 18 e 29 anos de idade que saibam ler e escrever, morem em Itapiúna e não tenham concluído o Ensino Fundamental. As inscrições estão sendo realizadas na Escola Demócrito Rocha (Rua São Francisco), de 8:00 às 14:00, e na Escola Franklin Távora, de 14:00 às 20:00h.

As aulas serão no turno da noite e ocorrerão nas duas escolas. Ao todo, estão disponíveis 200 vagas. Os responsáveis pelas inscrições não souberam informar quantas turmas serão criadas, mas disseram que ainda há mais de 100 vagas disponíveis.

Durante os 18 meses de aula, todos os alunos ganharão todo mês uma ajuda de custo de R$ 100,00, e ao final receberão um certificado de conclusão do Ensino Fundamental, além de formação profissional em diversas áreas.

Prof. Ruy Gondim

12/abril/2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

ELEITOS OS LÍDERES DE TURMAS

Nas últimas semanas de março os professores coordenadores de turma* organizaram a eleição de líderes em todas as turmas do 1º ano. Foram realizados debates entre os alunos candidatos e, em seguida, a eleição. A iniciativa visa estimular em nossos estudantes o valor da democracia participativa através de exemplos práticos. Mesmo que o foco seja a escolha de representantes, a realização de debates e a participação direta mostram para os alunos novas possibilidades de participação política e de cidadania.

* O Projeto Coordenadores de Turma foi iniciado este e é aplicado nas turmas de 1º ano. Cada turma possui um professor coordenador, que dedicada um número X de horas aulas para propor projetos e solucionar problemas da turma.
** Maiores informações com professores João Humberto e Vicente do Monte.

terça-feira, 6 de abril de 2010

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR

Estão abertas as inscrições para o FT-Vest, o cursinho pré-vestibular da Escola Franklin Távora. As inscrições iniciadas ontem, segunda-feira (dia 5), e vão até quinta-feira (dia 8). Caso haja mais de 50 inscritos, será realizada na sexta-feira, às 19:00h, uma prova com conteúdos de língua portuguesa e matemática. A turma será formada por no máximo 50 alunos e as aulas já iniciam na próxima segunda-feira, dia 12 de abril.

Quem pode ser inscrever? Alunos que estão cursando o 3º ano ou que tenham concluído o Ensino Médio. Mas atenção: os desistentes do Cursinho de 2008 e 2009 não podem participar desta turma.

Inscrições e informações: Prof. Sidclei Gondim

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Calendários das Provas Bimestrais - Abril de 2010



O Blog da Escola Franklin Távora divulga as datas das primeiras provas bimestrais de 2010:
de 12 a 15 de abril
(de segunda à quinta-feira da próxima semana)
Vejam abaixo o calendário das provas:

9º Ano – Ensino Fundamental
Segunda: 12
Terça: 13
Quarta: 14
Quinta: 15
Ciências
Português
Matemática
História
Artes
Educação Física
Inglês
Geografia
Religião







1º Ano – Ensino Médio
Segunda: 12
Terça: 13
Quarta: 14
Quinta: 15
Física
Português
Química
Matemática
História
Biologia
Geografia
Inglês
Filosofia
Educ. Física
Sociologia
Arte




2º Ano – Ensino Médio
Segunda: 12
Terça: 13
Quarta: 14
Quinta: 15
Matemática
Química
Física
Português
História
Geografia
Inglês
Biologia

Sociologia
Filosofia
Educ. Física




3º Ano – Ensino Médio
Segunda: 12
Terça: 13
Quarta: 14
Quinta: 15
Português
Matemática
Física
Química
Biologia
História
Espanhol
Geografia
Educ. Física

Filosofia
Sociologia

Muito estudo e bom desempenho nas avaliações!!!
Coordenação Pedagógica