segunda-feira, 26 de abril de 2010

OLGA, LIVRO E FILME

A partir de agora, uma vez por semana, o Blog irá colocar uma dica de leitura para nossos usuários.

A primeira dica é o livro Olga, do jornalista Fernando Morais. O livro conta a história de Olga Benário. Ela nasceu na Alemanha em 1908. Na adolescência tornou-se militante de um grupo comunista revolucionário. Nos anos 1920, seu grupo passou a ser perseguido e em 1931, ela e outros militantes se exilaram na União Soviética. Em 1934 Olga foi encarregada de acompanhar Luiz Carlos Prestes em seu retorno clandestino ao Brasil. Em 1935 Olga e Prestes participam no Brasil da organização de um movimento rebelde que ficou conhecido como Intentona Comunista. O movimento fracassou e, logo depois, os dois foram presos. No fim de outubro Olga foi extraditada para seu país de origem, a Alemanha, em outubro de 1936. Na ocasião estava grávida de 7 meses de Prestes. Por ser judia, foi enviada para um campo de concentração nazista, onde morreu em abril de 1942.

O livro foi publicado em 1984 e republicado em 1994. É de leitura fácil. Para sua realização, Fernando Morais organizaou uma grande pesquisa coletando informações através de depoimentos e em documentos escritos.

Em 2004 o livro ganhou uma versão para o cinema, com a atriz Camilla Morgado interpretando Olga. Vale a pena ler e assitir.


Fotos da direita: cartaz do filme Olga; Foto da esquerda: foto filme, momento da prisão de Olga.

Prof. Ruy Gondim
26 de abril de 2010

0 comentários: