quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Recontando História: a mais de 6 anos estimulando a leitura


Em 2004, por iniciativa do Prof. Jurandir Sousa (na época coordenador pedagógico de nossa escola) e das professoras que atuavam no Centro de Multimeios foi lançado o Recontando História. Desde então o projeto tem estimulando muitos estudantes a lerem e narrarem um livro.

O Recontando lembra muito as práticas de leitura que foram muito comuns até o século XIX, em muitos lugares: em um mundo onde pessoas sabiam ler, alguns se dedicavam à tarefa de ler jornais ou livros em voz alto, ou simplesmente narrar um texto que já tivessem lido, para um público atento de "leitores de segunda mão". Hoje o rádio e a TV substituiram tais práticas.

A importância do Recontando História está em selecionar alunos que têm hábito de ler livros e convidá-los a narrar tais livros. Quem ouve, de alguma forma, conhece a história e pode acabar se interessando pelo que ouviu. Se ele vai à biblioteca pegar um livro e ler, fica o desejo que isso aconteça. Mas a semente fica plantada.

Veja o nome de alguns dos muitos livros recontados: Senhora (José de Alencar), Dom Casmurro (de Machado de Assis), Édipo Rei (de Sófocles), Ana Terra (de Erico Veríssimo), O Cortiço (de Aloísio de Azevedo), Romeu e Julieta (de Shakespeare), Vidas Secas (de Graciliano Ramos), etc.

Atualmente as professoras Elaine, Silvana, Joecila e Clara coordenam o projeto (confira as fotos). São 10 recontadores em 2009, alguns deles ex-alunos da Escola, sem falar nos 400 leitores que frequentam a biblioteca da Sala de Multimeios.

Autor: Prof. Ruy Gondim

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EX-ALUNOS CHEGAM JUNTOS

Há cerca de 03 semanas, a escola Franklin Távora oferece recuperação de disciplinas pendentes a alunos e ex-alunos. Hoje, 19 de novembro de 2009, é a vez dos alunos que concluíram o último ano mas ficaram com as disciplinas de Matemática e Química em débito. "Todas as turmas em que lecionei nesse projeto foram muito boas, contudo, a turma de Matemática do 3º ano sem dúvida se destaca pelo grau de engajamento", comemora o Prof. Paulo Jr.

As aulas fazem parte do Projeto Chegando Junto cujo objetivo central é propiciar recuperação de disciplinas pendentes melhorando o fluxo escolar dos alunos e garantindo o diploma de conclusão aos ex-alunos.

"É bem mais gratificante lecionar com estes alunos devido ao interesse que têm de realmente aproveitar a oportunidade", afirma o Prof. de Química Emanoel Laurertan (foto ao lado).

"De Onde Vem a Energia Elétrica Consumida em Nossa Casa?" Veja as Fotos da Maquete Apresentada na XVI Feiciart




















Trabalho apresentado na XVI Feiciart pela equipe do 1º G (Caio Prado) da Escola Franklin Távora (Itapiúna/CE) sob coordenação da Profa. Auricélia Crisóstomo. A maquete demonstrou o funcionamento de uma usina hidroelétrica e tinha como título "De onde vem a energia elétrica consumida em nossa casa"?

FT E-JOVEM!

O Programa de formação técnico-profissionalizante na área de Informática desenvolvido pelo governo do Estado - Programa E-Jovem - chegou à escola Franklin Távora! O Curso é formado por dois módulos: o módulo I, que abrange disciplinas básicas como português, matemática, raciocínio lógico, informática básica e empreendedorismo social, com duração de 6 meses e uma carga horária de 400h/a; e o módulo II, com carga horária de 880h/a, abrangendo disciplinas técnicas envolvendo a linguagem da computação, por exemplo, HTML, CSS, framework, computação gráfica etc.

"Esse é um curso muito importante para a escola e para os participantes. Para a escola, porque permite que ela complemente a formação dos discentes à medida que faz com que, além da preparação cognitiva com conhecimentos básicos que servem para o vestibular, a escola agora oferece conhecimentos técnicos que preparam o jovem para uma profissão, melhor, lhe dão uma profissão; para os alunos, porque, é óbvio lhes dá uma vantagem a mais no concorrido mercado de trabalho", ressalta o Diretor, Prof. Paulo Angelo.
Ontem, dia 18 de novembro de 2009, houve a aula inaugural. Nesse primeiro momento, a escola pré-selecionou 30 jovens dos quais 20 formarão a primeira turma de e-jovem do FT.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Franklin Távora Recebe Visita de Equipe do IFCE


Dia 12 de novembro (quinta-feira), nossa escola acolheu uma importante visita. Uma equipe de estudantes do curso de química do IFCE (Instituto Federal do Ceará, de Quixadá), o antigo CEFET, coordenada pelo Professor Laércio Macedo, veio à escola para divulgar o curso e fornecer informações sobre o Instituto. Durante os turnos da manhã e da tarde, estudantes visitantes puderam realizar várias demonstrações de experiências químicas, realizadas sob os olhares atentos e curiosos da platéia, formada por discentes de 2º e 3º anos.
Dentre integrantes da equipe do IFCe, destacamos a presença de Emanuel Laurertan, estudante de química no Instituto e professor do Pre-Vest em nossa escola e os jovens: Ana Regina, Laís Borges, Michele Amaral, Renato Andrade, Fábio Lima. Jacob Alexandre. Francisco Rogênio, Maria Kueurislene e Karinny Capistrano.
Confira as fotos!












segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ThinkQuest: NOVA FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO

Nesta semana, iniciamos uma boa novidade no Laboratório de Informática: o trabalho conjunto com professores para o desenvolvimento de projetos de pesquisa utilizando a internet e, em especial, o ThinkQuest (uma ferramenta semelhante ao Orkut, mas somente voltada para a educação).

A primeira experiência ocorreu hoje (dia 09 de novembro) com a turma do 2ºB, do turno da manhã, através da disciplina de Sociologia, da Professora Auricelia Crisóstomo.
Como funciona o projeto? Juntamente com o(s) professor(es), é escolhida uma turma e realizada uma divisão em equipes para a prepação de um trabalho. Porém, ao invés de tê-lo que apresentar em forma de seminário ou com entrega de trabalho escrito, a equipe deverá postar o resultado de suas pesquisas no ThinkQuest, criando textos, pondo imagens, vídeos ou outros tipos de conteúdo. Ao final, cada equipe, deverá criar questões de múltipla escolha, enquetes e perguntas de reposta dissertativa que serão respondidas por outra equipe.

Até agora aderiram ao projeto, além da Profª Auricelia, os professores Kleybe Mateus (educação fisica), João Pereira (português) e Fátima Távora (geografia).

Obs: Fotos de equipes da turma 2ºB (turno manhã).

Prof. Ruy Gondim

CHEGANDO JUNTO

A Escola Franklin Távora está promovendo a recuperação de disciplinas em débito para alunos e ex-alunos. O objetivo é garantir a melhoria do fluxo escolar dos estudantes, sem comprometer, é claro, a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas recuperadas. O projeto Chegando Junto começou com a recuperação das disciplinas de Matemática e Química, entretanto, as outras áreas serão contempladas nos próximos dias.
O jovem precisa ter 04 h/a com um professor, durante as quais ele responde a um TD – Trabalho dirigido. Após as aulas, o professor marca a data da prova final, sendo, que o aluno ainda leva para casa uma tarefa a ser resolvida e trazida no dia marcado para a realização da prova. Caso não seja bem sucedido na prova, o estudante terá direito a uma segunda chamada para a prova final.
“Procuramos garantir que o jovem aprenda o conteúdo de forma autônoma, ao mesmo tempo em que facilitamos o seu fluxo entre as séries”. Pontuou o Prof. Sidclei Gondim, coordenador escolar do FT.