quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Recontando História: a mais de 6 anos estimulando a leitura


Em 2004, por iniciativa do Prof. Jurandir Sousa (na época coordenador pedagógico de nossa escola) e das professoras que atuavam no Centro de Multimeios foi lançado o Recontando História. Desde então o projeto tem estimulando muitos estudantes a lerem e narrarem um livro.

O Recontando lembra muito as práticas de leitura que foram muito comuns até o século XIX, em muitos lugares: em um mundo onde pessoas sabiam ler, alguns se dedicavam à tarefa de ler jornais ou livros em voz alto, ou simplesmente narrar um texto que já tivessem lido, para um público atento de "leitores de segunda mão". Hoje o rádio e a TV substituiram tais práticas.

A importância do Recontando História está em selecionar alunos que têm hábito de ler livros e convidá-los a narrar tais livros. Quem ouve, de alguma forma, conhece a história e pode acabar se interessando pelo que ouviu. Se ele vai à biblioteca pegar um livro e ler, fica o desejo que isso aconteça. Mas a semente fica plantada.

Veja o nome de alguns dos muitos livros recontados: Senhora (José de Alencar), Dom Casmurro (de Machado de Assis), Édipo Rei (de Sófocles), Ana Terra (de Erico Veríssimo), O Cortiço (de Aloísio de Azevedo), Romeu e Julieta (de Shakespeare), Vidas Secas (de Graciliano Ramos), etc.

Atualmente as professoras Elaine, Silvana, Joecila e Clara coordenam o projeto (confira as fotos). São 10 recontadores em 2009, alguns deles ex-alunos da Escola, sem falar nos 400 leitores que frequentam a biblioteca da Sala de Multimeios.

Autor: Prof. Ruy Gondim

0 comentários: