sábado, 6 de maio de 2017

Encontro Pedagógico FT


A equipe de Educação Física, sob a coordenação do Professor Everardo, abriu o encontro deste sábado, 06 de maio, trazendo uma reflexão sobre a importância do autoconhecimento, de se aproveitar as possibilidades que a vida nos oferece, tentar reverter as dificuldades em mola de propulsão para fazermos nossos dias melhores. Que a mesma lógica deve reger nosso cotidiano em sala de aula. Encerrou-se o momento com a apresentação e a reflexão sobre dois vídeos que se resumem um pouco na máxima: “valorize o que você tem e as pessoas que estão com você”.



Professor Jurandir, em seguida, apresentou o livro “A Educação Brasileira e suas Interfaces”, em que tem artigo sobre como a educação é tratada em países desenvolvidos e não desenvolvidos. Terminou, citando Paulo Freire, refletindo sobre a "ingenuidade de pensar que a burguesia teria interesse na educação dos filhos dos trabalhadores que eles querem dominar".

Nos informes do núcleo gestor, o diretor da escola, Professor Paulo Ângelo, iniciou dando as boas-vindas ao Professor Graziane, Educação Física, a equipe da Educação Especial, professoras Fatinha, Margarida e Marcelina. Destacando que a partir de segunda-feira (08 de maio) começará a funcionar um espaço dedicado exclusivamente para a Educação Especial dentro da escola. O professor reiterou, em breve reflexão, sobre a importância deste momento para a escola.


Boa parte da fala do Diretor foi dedicada a apresentação do Circuito de Gestão, que, definindo de forma mais ampla, seria uma busca de fazer uma gestão mais interligada entre escolas, Credes e Seduc, com estratégias de acompanhamento que permitam práticas mais focadas nas metas da escola, como diminuição de abandono e reprovação e melhoria dos índices ligados, sobretudo, a aprendizagem dos alunos. O método é proposto pelo Programa Jovem do Futuro e tem como responsáveis na Escola FT os professores Paulo Ângelo e Ivanildo Costa, e como responsável a nível de Crede 08, a professora Sulamita.

“O Jovem do Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho”.

A proposta, em âmbito mais amplo, está em consonância também com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o IDE-MÉDIO, quem em nível estadual – substituindo a prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) pelo SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) -, pretende também o fluxo e o desempenho dos alunos.


Na sequência, as professoras Fátima, Margarida e Marcelina, que trabalham com a Educação Especial na Escola FT, apresentaram, com características mais detalhadas, todos os alunos especiais que estamos recebendo este ano. Toda a fala das professoras girou em torno da máxima da “Inclusão: o privilégio de conviver com as diferenças”.

Professor Maurélio, da Equipe de Multimeios, trouxe alguns informes iniciais sobre a tradicional Festa Junina da Escola. 


Na sequência, o Professor Flávio, coordenador pedagógico, fez uma apresentação pormenorizada dos dados da Avaliação Diagnóstica aplicada pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) na escola FT. Abrindo espaço para discussão e apresentação de propostas de intervenção a partir destes resultados. 

 


"Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão".

Paulo Freire



Redação
06 de Maio de 2017


0 comentários: