quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Escola Franklin Távora Participa de Projeto para Reformulação do Ensino Médio

A PESQUISA COMO COMPONENTE CURRICULAR: uma nova proposta para o Ensino Médio, Prof. Cosme Alves

As novas maneiras de ensinar e aprender devem ser levadas em grande consideração quando, a cada dia, as novas tecnologias estão tomando conta da vida de nossos discentes, professores e comunidade. Em meio a essa “digitalização”, é necessário que possamos estar em harmonia com essas mudanças, e que possamos adequar e até adaptar nosso modo de trabalhar e viver.

Uma dessas novas maneiras de “dar aulas” está surgindo através do NTPPS – Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, que visa propor a pesquisa como instrumento principal para a vida estudantil no Ensino Médio.

Como trabalha o Núcleo?
O Núcleo trabalha com oficinas que visam estimular a participação dos alunos nas aulas e oficinas, fazendo assim, com que os mesmos possam estar buscando a cada dia manter o interesse pela pesquisa.

Em nossa escola a proposta começou no último dia 04 de fevereiro e por meio das mãos dos professores Cosme (eu), Lucilene e Ruy que vimos o início dessas atividades tão valorizadas e prestigiadas nas escolas onde o Núcleo já foi instalado.

Quais turmas têm o Núcleo?
De início, as turmas funcionarão apenas nos 1ºs anos – A, B, C, D, E, F, G, H , I e J.

As “aulas”, na verdade são oficinas, são bem práticas, embora tenham sejam fundamentadas em teorias – dentre elas, as de Paulo Freire. Elas buscam, principalmente, a integração do aluno como ser participativo e pesquisador, que intenta conhecer não só a si mesmo e a comunidade em que vive, mas também descobrir o papel que tem diante da sociedade e das mudanças que colocam.

Na primeira semana, eu e Lucilene desenvolvemos atividades voltadas para a apresentação da nova Proposta, tendo um contato mais próximos com os alunos. A resposta foi imediata: os alunos sentiram-se mais desinibidos e isso chegou a ser comentado por outros professores. Essa reação, nos surpreendeu, pois o Núcleo está funcionando apenas nos 1º anos e até chegamos a imaginar o fato de estarem chegando num novo ambiente, com nova grande curricular iria gerar pressão e assustá-los. Mas que nada! Isso não foi suficiente para mantê-los longe da nova metodologia de ensino proposta no Núcleo.

Em meio as atividades, os alunos também tiveram a aplicação de um pré-teste de informática para terem início as aulas de informática na disciplina de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), o que, por enquanto, está causando muita curiosidade neles.

“As Oficinas foram interessantes pois o professor é muito legal e sabe conduzir a turma muito bem. Quanto as aulas, achei muito participativas e a cada dia me sentia com vontade de querer mais. Espero que eu possa adquirir mais conhecimentos junto aos meus amigos”, disse a aluna do 1º ano F, Luana Ferreira Lima.

Em meio a tudo isso, os professores já planejam as oficinas do próximo encontro, onde trabalharão a busca pela identidade pessoal de cada um.

Em breve, novidades tomarão conta de nossa escola e o Núcleo será fundamental para essas mudanças.

Um novo tempo está começando em nossa escola, um tempo de estudantes participativos e de professores mediadores do saber, não meros “dadores de aula”. A escola quer e irá preparar para a vida!

Francisco Cosme Alves
Prof. Núcleo, Artes e Língua Portuguesa

2 comentários:

que site legal!
quem foi o criador?

Há vários criadores e colaboradores.