segunda-feira, 27 de junho de 2011

Construindo uma Escola de Paz - 3º Ano E de Caio Prado

No último dia 13 de junho de 2011, desenvolvi diversos temas relevantes em minhas aulas de Formação Cidadão na turma do 3º Ano E (em Caio Prado), tais como cidadania, drogas, meio ambiente. Construímos um belíssimo painel com o tema Paz, no onde todos os alunos puderam registrar suas marcas com a palma da mão e expressar seu talento através da arte. Após concluído o trabalho, a turma limpou todo o ambiente e passou a expressar suas opiniões sobre a mensagem que haviam deixado no painel
A cada dia, penso no que posso levar para a sala de aula para torná-la mais atrativa e dinâmica, pois nós educadores temos um desafio maior do que antes: inovar dia-a-dia. Nossos alunos chegam à sala de aula a partir de um mundo de total atração para eles: o mundo da tecnologia, onde tudo é muito dinâmico. E é com que a tecnologia disputa a atenção estudantil. Se não ousarmos para fazer diferente em nossa prática pedagógica, nossa aula não passará de algo ultrapassado e monótono para nossos alunos. A arte é, sem dúvida, que atrai a todos e consegue despertar o prazer de aprender.
Abaixo reproduzo as impressões de Aline e Welane, alunas do 3º Ano E.
“Com essa atividade de formação cidadã com o professor Erinaldo pudemos deixar a sala com o nosso jeito e, com isso, conseguimos deixá-las mais aconchegante. Todos nós participamos, e até outros alunos que vieram ver o que estávamos fazendo acabaram se envolvendo. Foi muito legal e também um jeito de estarmos juntos com um mesmo objetivo, uma maneira que achamos para mostrar que é possível uma escola onde todos pensem em mudar o mundo construindo a paz que existe dentro de nós. Esse é o momento que mais debatemos nas aulas de formação cidadã. Tivemos até o depoimento de um ex-viciado em crack. Foi um momento emocionante, pois ele nos comoveu muito falando da experiência que teve com as drogas. Pudemos perceber que elas são a razão que mais leva a violência no mundo.
Sentimos-nos felizes por podermos dizer que fomos nós que fizemos esse painel. Vamos juntos construir a escola de paz que queremos”.
Prof. Erinaldo Freitas, 27 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

VÍDEO APRESENTA DEPOIMENTO DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA

No mês de maio, os estudantes Rafael Alves (3º A), Eloína Oliveira (3º C) e Gilmário Sousa (ex-aluno) saíram pela escola com uma filmadora digital conversando com professores e alunos de nossa escola. O resultado pode ser visto abaixo neste vídeo, editado e legendado por Rafael.


21 de maio de 2011

"1º A" e "3º C" CONQUITAM TÍTULO DO FUTSAL FEMININO

Dia 09 de junho, a turma do 1º A levou a melhor contra o 1º C na disputa pelo título do torneio de futsal feminino turno da manhã.
O placar foi: 1º A  3  x  6  1º B.
Ontem, dia 20, na final do torneio do turno da tarde, o 3º C conquistou o título contra o 2º D. O placa foi: 3º C    x    2º D.

 1º A   3   x   6  1º B
  
3º D   4   x   1  2º F
 
Prof. Ruy Gondim
21 de junho de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROFESSORES DO CEARÁ REALIZAM ASSEMBLEIA


Na manhã da sexta-feira passada, eu e os professores Jurandir de Sousa e João Pereira participamos em Fortaleza de uma Assembleia convocada pela APEOC (que é o sindicado dos trabalhadores da educação da escolas estaduais do Ceará). O objetivo da assembleia era debater a campanha salarial da categoria deste ano. 
Em 2008, o Congresso Nacional aprovou a Lei do Piso para os professores de escolas públicas, estabelecendo o valor mínimo que devemos ganhar e a dedicação de no mínimo 1/3 da carga de trabalho para estudo e planejamento. Atualmente este piso é de R$ 1.187,00 para professores com Ensino Médio.
Em 2009, cinco governadores (incluindo Cid Gomes) entraram no Supremo Tribunal Federal (Brasília) com uma ação de inconstitucionalidade contra a Lei do Piso. Contudo, o Supremo recusou os argumentos dos governadores e confirmou a legalidade da mesma.
Nossa luta agora é pelo cumprimento imediato da Lei e a adequação de nosso plano de cargos e carreiras. Muitas prefeituras tem aprovados planos que não valorizam a formação e o tempo de trabalho do professor. A prefeitura de Itapiúna, por exemplo, paga praticamente o mesmo valor para um professor com Ensino Médio e para um professor com mestrado! É um absurdo.
No momento os professores, através do Sindicato Apeoc, estão negociando a aplicação da Lei do Piso em sua totalidade. As negociações estão lentas e muitos professores falam em greve. Dia 29 de junho haverá uma nova assembleia que discutirá a decretação ou não de greve nas escolas do estado. Nossa intenção é solucionar todas as pendências na mesa de negociações e evitar prejuízos para a educação.
Prof. Ruy Gondim
20 de junho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

3º ANO A ORGANIZA AULA DE SOLIDARIEDADE

Como é de conhecimento da comunidade, no último domingo (dia 12, nosso querido colega Thiago se envolveu em um acidente de trânsito e está temporariamente impossibilitado de frequentar as aulas. O acidente foi o mesmo que resultou na morte de Francisco Diassis (ex-aluno da escola), enterrado ontem em meio a uma grande comoção e tristeza na cidade.
Com a intenção de animá Tiago, realizamos algo para nosso amigo: como ele não poderia vir à aula, levamos a aula até ele. Em frente a sua cama, oramos. Tudo foi muito descontraído e até cantamos para homenageá-lo. No encerramento, ele agradeceu pela nossa presença e nos emocionou dizendo que nossa presença era muito importante.
Na ocasião foi anunciado o vencedor da maior e mais inusitada promoção já feita: promoção “Tem um índio na minha casa”. Para participar, você teria que gravar um vídeo de alguns minutos mostrando que seu índio fosse do vizinho. O grande prêmio consistia em duas opções: uma viagem para a Amazônia para conhecer suas tribos indígenas; ou uma viagem para Itans. Duas grandes viagens... a pé. O vencedor - e único participante - foi nosso colega Mateus Sérgio, o indiozinho da Itans. Parabéns Mateus, você foi o melhor candidato!
Quanto a Tiago, todos do 3° Ano A torcem pela sua recuperação. Que rápido retorne para nos contagiar com a sua alegria. Você é muito querido entre nós!

Nayra Távares, 3° Ano A
15 de junho de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ARRAIÁ DO 'CUMPADE' FRANKLIN TÁVORA ATRAI MULTIDÃO

Outra vez a Escola Franklin Távora mostrou que é referência não somente em educação, mas também na realização de eventos culturais que sacodem Itapiúna. Mais de 1.500 pessoas passaram pela escola na noite de sexta-feira passada, dia 10, durante a festa junina.
Para os visitantes não faltaram opções: comidas típicas, bolos, bebidas e, especialmente para as crianças, a pescaria, o jogo do derruba-lata e a brincadeira do acerta-buraco. Para cada tentativa bem sucedida, o participante ganhava um prêmio. As crianças brincaram até o fim, quando todos os prêmios já haviam se esgotado!
No outro lado, na quadra coberta, grupos de dança da Escola Farias Costa, do Centro de apoio à Criança e do Espaço Educativo animaram a platéia. Em seguida, três quadrilhas juninas participaram do arraiá. As apresentações só foram encerradas às 10:30h da noite. 
Também tivemos a participação do 'partido vermelho', tendo Beatriz Petra do 3º Ano D como rainha, e o 'partido azul', o vencedor, com Joyce Maria do 1º C como rainha.
Toda a festa foi organizada por funcionários e professores, que dedicaram muito trabalho e colaboraram financeiramente para fazer desta festa um evento inesquecível. O dinheiro arrecadado será usada para as despesas da escola.



 
 


 



 
 

 

 

 

 

 







Prof. Ruy Gondim
Prof. Amadeu Cardoso
13 de junho de 2011