segunda-feira, 27 de junho de 2011

Construindo uma Escola de Paz - 3º Ano E de Caio Prado

No último dia 13 de junho de 2011, desenvolvi diversos temas relevantes em minhas aulas de Formação Cidadão na turma do 3º Ano E (em Caio Prado), tais como cidadania, drogas, meio ambiente. Construímos um belíssimo painel com o tema Paz, no onde todos os alunos puderam registrar suas marcas com a palma da mão e expressar seu talento através da arte. Após concluído o trabalho, a turma limpou todo o ambiente e passou a expressar suas opiniões sobre a mensagem que haviam deixado no painel
A cada dia, penso no que posso levar para a sala de aula para torná-la mais atrativa e dinâmica, pois nós educadores temos um desafio maior do que antes: inovar dia-a-dia. Nossos alunos chegam à sala de aula a partir de um mundo de total atração para eles: o mundo da tecnologia, onde tudo é muito dinâmico. E é com que a tecnologia disputa a atenção estudantil. Se não ousarmos para fazer diferente em nossa prática pedagógica, nossa aula não passará de algo ultrapassado e monótono para nossos alunos. A arte é, sem dúvida, que atrai a todos e consegue despertar o prazer de aprender.
Abaixo reproduzo as impressões de Aline e Welane, alunas do 3º Ano E.
“Com essa atividade de formação cidadã com o professor Erinaldo pudemos deixar a sala com o nosso jeito e, com isso, conseguimos deixá-las mais aconchegante. Todos nós participamos, e até outros alunos que vieram ver o que estávamos fazendo acabaram se envolvendo. Foi muito legal e também um jeito de estarmos juntos com um mesmo objetivo, uma maneira que achamos para mostrar que é possível uma escola onde todos pensem em mudar o mundo construindo a paz que existe dentro de nós. Esse é o momento que mais debatemos nas aulas de formação cidadã. Tivemos até o depoimento de um ex-viciado em crack. Foi um momento emocionante, pois ele nos comoveu muito falando da experiência que teve com as drogas. Pudemos perceber que elas são a razão que mais leva a violência no mundo.
Sentimos-nos felizes por podermos dizer que fomos nós que fizemos esse painel. Vamos juntos construir a escola de paz que queremos”.
Prof. Erinaldo Freitas, 27 de junho de 2011

0 comentários: