sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tecnologia e educação


O mundo gira em torno da tecnologia, mas o que é tecnologia? A grosso modo podemos definir tecnologia como tudo aquilo que traz conforto, eficiência e eficácia na execução de trabalhos ou mesmo em nossa maneira de viver.
Ao longo da história, observamos que a humanidade sempre buscou conforto, notamos os primeiros avanços tecnológicos já no período paleolítico, quando o homem descobriu e dominou o fogo, outros avanços tecnológicos: a invenção da roda, o cultivo de gêneros alimentícios, a criação da locomotiva à vapor, os primeiros transportes, a invenção do telefone, do relógio, tudo isso trouxe muito conforto para a humanidade, é inegável que a tecnologia revolucionou o mundo dos negócios, das comunicações. É importante frisar que quanto mais sofisticada for a tecnologia de uma sociedade, mais desenvolvida essa sociedade é, isso significar melhor qualidade de vida.
Hoje, vivemos em plena sociedade da informação, o mundo esta interligado, o acesso ao conhecimento é ofertado a todas as classes sociais, a todas as raças e grupos, isso graças a um grande avanço tecnológico, é inquestionável a importância do papel que a tecnologia tem na democratização da educação, despontando como uma das principais ferramentas para essa democratização, o blog. O blog foi criado há dez anos, é considerado uma ferramenta poderosa para educadores por oferecer grande interatividade com o leitor e, diferentemente de outros sites, não requer conhecimentos avançados em html (linguagem usada na edição de sites) de seu criador.
A Escola Franklin Távora avança ao criar o sue blog. Acredito que esse será um espaço onde os alunos poderão ver notícias, visitar a página pessoal dos professores, enviar e-mails, baixar conteúdos educativos, entrar em contato com escolas de outros estados brasileiros, ou até mesmo de outros paises, terá links com lista dos principais vestibulares do país, dicas de estudo, links de sites interessantes, expressar opiniões, resolver questões on line, desafios, etc.
Desejo muito sucesso ao blog http://escola-ft.blogpot.com, que traga o que a tecnologia deve proporcionar, que é conforto.


Robério Carvalho
Educador Social e colaborador deste blog.

0 comentários: