sexta-feira, 8 de maio de 2009

UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA


Não é novidade para ninguém que o maior símbolo do século XXI é o computador. Apesar de ter sido criado no fim da primeira metade do século anterior, essa máquina moderna confunde-se, no senso comum, com o próprio conceito de Informática. O fato é que o computador se transformou numa espécie de utilitário doméstico-profissional indispensável. Sua utilização está presente em todos os campos, inclusive no campo educacional.
A implantação dos PC’s nas escolas, contudo, longe de ser simples, foi marcada por muita polêmica causada, dentre outras coisas, pelo temor de alguns educadores de serem substituídos pela máquina – medo justificável nos anos 90 do último século.
Polêmicas à parte, o computador invadiu as escolas do país. Se depender da ação governamental, em pouco tempo todas as escolas brasileiras não só terão a suprema máquina como junto a ela virá a Internet em Banda Larga. Diante dessa realidade, cabe às escolas preparar seus profissionais para o uso do computador como importante ferramenta pedagógica.
Nós, da escola Franklin Távora, estamos fazendo nossa parte com a criação desse blogue escolar. Essa ferramenta possibilitará a troca de informações entre professores, discentes, funcionários, núcleo gestor, enfim, entre toda a comunidade escolar. Através do blogue, o professor poderá desenvolver de forma pragmática e contextualizada suas aulas de leitura e produção textual, desenvolver fóruns de debates entre suas turmas, expor temas sociológicos, filosóficos, históricos, promover intercâmbio com outras escolas etc.
Desejamos, com o blogue, estar contribuindo para o desenvolvimento educacional de nossa escola, oferecendo esse recurso pedagógico que une a informática e a Internet em favor da educação.
Prof. Sidclei Gondim

0 comentários: