terça-feira, 12 de abril de 2016

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 07 ABRIL DE 2016

O Encontro pedagógico de abril ocorreu extraordinariamente nesta quinta-feira, 07 de abril. Face ao período de contratação dos transportes pelo governo do Estado, foi possível antecipar a referida assembléia de professores. Há assuntos importantes e delicados a serem tratados e a organização do
trabalho escolar sempre reconheceu que esse espaço coletivo é indispensável para a condução da vida escolar.




   

INFORMES

Dir. Paulo Ângelo comenta sobre a contratação dos transportes pelo Estado e retorno das atividades após uma semana de espera para licitação. Espera que as aulas logo retornem.









-Prof. Coordenador Escolar Ivanildo fala sobre a vaga aberta para PCE.Explica sobre as atribuições que se referem à condução das atividades deplanejamento numa espécie de função gratificada. Entende-se que tal atividade possa ser realizada dentro da própria área. Nenhum professor se habilitou até o momento.




O Dir. Paulo Angelo Continua...


-Fala sobre a Função cuidador na escola. Há três alunos que apresentam situações diferenciadas de aprendizagem necessitando de cuidador. Cada aluno terá seu cuidador. Está em processo a contratação de pessoas especializadas para facilitação da aprendizagem desses educandos.

-Face a má qualidade da água na escola, houve a liberação de recursos para a aquisição de água e recuperação da cisterna.

-Diz que estão abertas as incrições para professor temporário: 11 a 22 de abril. A taxa é de R$ 40,00. As informações são as seguintes: Não se mexe no quadro agora. A partir do próximo ano, em tese, haveria mudanças conforme o mérito.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.

Avaliação desenvolvida pela escola no primeiro ano: Português, Matemática e Redação. O grupo de linguagens e códigos comentou sobre os critérios, em seguida os dados foram aprensentados pelo Diretor, especificamente sobre LP e MT. Redações serão apresentadas noutro momento.


















 Ficou evidente que as turmas recebidas pela escola encontram-se nos níveis crítico e muito crítico, o que irá demandar um esforço grandioso para conduzi-los aos níveis adequados.



SPAECE/DADOS

Percebe-se que a escola tem conseguido, com muito esforço, retirar os educandos do muito crítico, buscando elevá-los ao grau intermediário, mas significativo percentual ainda permanece no crítico, e pouquíssimos podem ser vistos no grau adequado. Há avanços, mas não o suficiente.











 Finalmente são apresentados os destaques do Spaece: Os que se encontram no nível adequado, bem como os que ganharão computadores.


                                             ***************************

 EJAs  e  NTPPS

O Coordenador Escolar Prof Ivanildo deu destaque aos professores de Eja e NTPPS
 

                         NTPPS - LUCILENE

Professora Lucilene está iniciando os trabalhos de pesquisa, introduziu o soletrando e vai necessitar do apoio e participação de muitos colegas no acompanhamento individual dos alunos na execução dos projetos.


Segundo os professores de Eja, há um grande esforço de muitos alunos em relação a seu compromisso com escola. Palmatória têm hoje 14 alunos resistindo de um total de 40. Na sede 18 alunos. Em Itans há algum problema com fardamento, mas é coisa simples. 19 alunos continuam frequentando (Assilho)

Professor Clemilton e Assilho comentam sobre as novas turmas de Eja I. São muito ativas e demonstram muita participação.

Segundo Clemilton as pessoas de Eja são bem diferentes. Precisam de mais cuidado, compreensão...

Professor Ivanildo fala da importância de trabalhar nas turmas uma conversa de incentivo para fortalecer o trabalho.

João comenta sobre as reações da turma. São muito calados. Acredita que seja uma espécie de  adaptação.

Sobre livros e material para trabalho há normalidade. Chegaram novos livros.

 


FALA PROFESSOR

Professor Ivanildo comenta sobre as diferentes proficiências das turmas. Como se encontram neste momento?

Angela fala da importância da sistematização para o trabalho de diferenciado nas salas

Vicente comenta sobre como está tabalhando com as turmas diferenciadas.





Vania comenta que o PCA era o elo de destaque nos trabalhos indicativos das atividades a serem vivenciadas no espaço da sala de aula. No momento há uma dispersão no trabalho das áreas.
                                             




                                 LANCHE

 No momento do lanche os grupos formam suas "igrejinhas" de bate-papo e haja orelha fervendo.


                           HORA DO ENEM

Professor Flávio dá as explicações

 

O Ministério da Educação criou uma plataforma chamada a hora do Enem. Nós vamos aproveitar o máximo possível. Um conjunto de programas será colocado à disposição dos alunos.









O site é   horadoenen.mec.gov.br . No dia 30 de abril haverá o primeiro simulado. O programa de TV HOra do Enem será exibido em maio, a partir das 18 horas nos canais universitarios, tv escola, tvs educativas. O material também pode ser acessasado pelo androide.

Os diários de sala estão sendo produzidos




Após essa fala os trabalhos foram encerrados.

                                                     ****************




















































0 comentários: