sexta-feira, 13 de março de 2015

ENCONTRO PEDAGÓGICO DE 07 DE MARÇO DE 2015



EEM FRANKLIN TÁVORA

ITAPIÚNA-CE

A abertura do encontro foi realizada com a dinâmica “o discurso”. Ela consiste em elencar os problemas vividos pela escola. Em seguida um deles é sorteado para que três professores possam abordá-lo: um faz a introdução, outro o desenvolvimento e o último a conclusão.

 Os educadores Gleison, Adairton e a professora Fabiana, foram os sorteados para esse momento, enfocando a falta de recursos e o desinteresse dos alunos. A dinâmica é boa para se perceber o foco dos professores em relação aos cuidados com o trabalho escolar.


Metade do encontro ocorreu no pátio da escola por falta temporária de energia


Em seguida, as novas professoras da modalidade EJA foram apresentadas:

Viviane – de Palmatória (à esquerda) e Francisca Cláudia – de Itans.
 


Os integrantes de multimeios utilizaram esse momento para fazer homenagem ao dia Internacional das Mulheres. Ana Malba, Maurélio e Silvana fizeram a leitura de uma bela mensagem, culminando com uma rodada de chocolates. 



Ao professor Paulo Ângelo – diretor da Escola Franklin Távora, coube enfocar os informes sobre assuntos mais exigentes e urgentes. Dentre outros problemas, a falta de recursos. O Sr. diretor pediu a compreensão quanto aos materiais de uso pedagógico a serem utilizados em sala e reforçou atitudes de economia com energia elétrica e xerox.





Procurando identificar algumas dificuldades quanto ao início do período letivo, o prof. gestor Ivanildo reuniu grupos de EJA, NTPPS e das três áreas de conhecimento para esta reflexão.


Os grupos cairam em campo

Profas Ciências Humanas


Profs EJA
Profs Ciências da Natureza
Profs NTPPS
Profs de Ling. e Códigos

Os relatos dos grupos foram bem interessantes e preocupados em intensificar o trabalho sobre as diferenças de gênero em sala de aula, cuidados com o relacionamento nos Ejas da noite, maior investimento nas abordagens de apresentação da quarta cultural - já que prevalece mais o universo cultural dos alunos; pequenos conflitos entre alunos, desnível de apredizagem nas salas e outros.

Na fala síntese do gestor Ivanildo Costa, conforme expôs, cabe à escola trabalhar essas dificuldades com muita serenidade, força, determinação, procurando oferecer bons resultados em termos pedagógicos, e o fórum coletivo - os encontros de professores -  deve ser o lugar mais adequado para tomar iniciativas. Na oportunidade prof. João pereiria comentou que esses assuntos são discutidos hoje, com qualidade, nas reuniões do PACTO.



 
O passo seginte foi apresentar a planilha atualizada das notas. A nova planilha acrescenta uma coluna para cálculo do percentual sobre as faltas dos alunos e espaço para as notas da Feira de ciências. Detalhe, a planilha vem com 45 espaços para inclusão de alunos e multiplos recursos. Foi recebida com vivas. Certamente será uma economia grandiosa de tempo dos professores no registro de notas. Todos ficaram maravilhados com o grande trabalho desenvolvido pelo peof. Ivanildo, que tornou mais abrangente e inteligente a planilha de notas criada pelo prof. Rui Gondim.






Integrantes do laboratório de ciências apresentaram diversas iniciativas para revitalização dos laboratórios de ciências. Os professores Cleiton Aquino, Silviana e Adairton, comentaram sobre a colocação de uma pia no laboratório - uma quase reciclagem, bem como uma tubulação de gás, o que levou a se planejar vários trabalhos para a sala.

Dentre outras ações,  há o projeto de reciclagem de papel e produção de sabão.




Finalmente, o prof. Flávio Freitas, coordenador Pedagógico, alencou alguns membros para o grupo condutor do projeto cultura de paz, importante projeto que tem a iniciativa de proporcionar uma visão diferenciada das relações humanas no espaço escolar e na sociedade.





Paulo Angelo anunciou as reuniões de pais, marcadas para sede e distritos, com a presença de professores e diretores de turma. Em pauta a participação dos pais e de professores para o crescimento do trabalho pedagógico da escola. Objetiva-se uma visão externa e interna sobre o desenvolvimento da escola, nesse momento, afim de aprimorar ainda mais as diretrizes escolares.



Vale ressaltar que o lanche foi feito a três mãos

 com muito capricho. 

Antonilda, Marclene, Tom

 

 Houve espaço para poses, caras e bocas.

 Todo mundo querendo se mostrar.


Profs  NTPPS














Profs EJA



profs L. Códigos


Profs  C. Natureza

profas  C. Humanas

NÃO ACABOU, GENTE, PRÓXIMO MÊS TERÁ MAIS. CALMA!






0 comentários: