EEM FRANKLIN TÁVORA
ITAPIÚNA-CE
A abertura do encontro foi realizada com a dinâmica “o discurso”. Ela consiste em elencar os problemas vividos pela escola. Em seguida um deles é sorteado para que três professores possam abordá-lo: um faz a introdução, outro o desenvolvimento e o último a conclusão.
Os educadores Gleison, Adairton e a professora Fabiana, foram
os sorteados para esse momento, enfocando a falta de recursos
e o desinteresse dos alunos. A dinâmica é boa para se perceber o foco dos professores em relação aos cuidados com o trabalho escolar.
Metade do encontro ocorreu no pátio da escola por falta temporária de energia
Em seguida, as novas professoras da modalidade EJA foram apresentadas:
Viviane – de Palmatória (à esquerda) e Francisca Cláudia – de Itans.
Os integrantes de multimeios utilizaram esse momento para fazer
homenagem ao dia Internacional das Mulheres. Ana
Malba, Maurélio e Silvana fizeram a leitura de uma bela mensagem,
culminando com uma rodada de
chocolates.
Ao professor Paulo Ângelo – diretor da Escola Franklin Távora,
coube enfocar os informes sobre assuntos mais exigentes e urgentes.
Dentre outros problemas, a falta de recursos. O Sr. diretor pediu a
compreensão quanto aos materiais de uso pedagógico a serem
utilizados em sala e reforçou atitudes de economia com energia
elétrica e xerox.
Procurando identificar algumas dificuldades quanto ao início do período letivo, o prof. gestor Ivanildo reuniu grupos de EJA, NTPPS e das três áreas de conhecimento para esta reflexão.
Os grupos cairam em campo
Profas Ciências Humanas |
Profs EJA |
Profs Ciências da Natureza |
Profs NTPPS |
Profs de Ling. e Códigos |
Os relatos dos grupos foram bem interessantes e preocupados em intensificar o trabalho sobre as diferenças de gênero em sala de aula, cuidados com o relacionamento nos Ejas da noite, maior investimento nas abordagens de apresentação da quarta cultural - já que prevalece mais o universo cultural dos alunos; pequenos conflitos entre alunos, desnível de apredizagem nas salas e outros.
Na fala síntese do gestor Ivanildo Costa, conforme expôs, cabe à escola trabalhar
essas dificuldades com muita serenidade, força, determinação,
procurando oferecer bons resultados em termos pedagógicos, e o fórum coletivo - os encontros de professores - deve ser o lugar mais adequado para
tomar iniciativas. Na oportunidade prof. João pereiria comentou que
esses assuntos são discutidos hoje, com qualidade, nas reuniões do
PACTO.
O passo seginte foi apresentar a planilha atualizada das notas. A
nova planilha acrescenta uma coluna para cálculo do percentual sobre
as faltas dos alunos e espaço para as notas da Feira de ciências.
Detalhe, a planilha vem com 45 espaços para inclusão de alunos e
multiplos recursos. Foi recebida com vivas. Certamente será uma
economia grandiosa de tempo dos professores no registro de notas. Todos ficaram maravilhados com o grande trabalho desenvolvido pelo peof. Ivanildo, que tornou mais abrangente e inteligente a planilha de notas criada pelo prof. Rui Gondim.
Integrantes do laboratório de ciências apresentaram diversas iniciativas para revitalização dos laboratórios de ciências. Os professores Cleiton Aquino, Silviana e Adairton, comentaram sobre a colocação de uma pia no laboratório - uma quase reciclagem, bem como uma tubulação de gás, o que levou a se planejar vários trabalhos para a sala.
Integrantes do laboratório de ciências apresentaram diversas iniciativas para revitalização dos laboratórios de ciências. Os professores Cleiton Aquino, Silviana e Adairton, comentaram sobre a colocação de uma pia no laboratório - uma quase reciclagem, bem como uma tubulação de gás, o que levou a se planejar vários trabalhos para a sala.
Dentre outras ações, há o projeto de reciclagem de papel e
produção de sabão.
Finalmente, o prof. Flávio Freitas, coordenador Pedagógico,
alencou alguns membros para o grupo condutor do projeto cultura de
paz, importante projeto que tem a iniciativa de proporcionar uma
visão diferenciada das relações humanas no espaço escolar e na
sociedade.
Paulo Angelo anunciou as reuniões de pais, marcadas para sede e distritos, com a presença de professores e diretores de turma. Em pauta a participação dos pais e de professores para o crescimento do trabalho pedagógico da escola. Objetiva-se uma visão externa e interna sobre o desenvolvimento da escola, nesse momento, afim de aprimorar ainda mais as diretrizes escolares.
Vale ressaltar que o lanche foi feito a três mãos
com muito capricho.
Antonilda, Marclene, Tom |
0 comentários:
Postar um comentário