quarta-feira, 20 de junho de 2012

Projeto Apresenta Retrato dos Hábitos Alimentares e da Prática de Atividades Físicas entre Alunos da Escola

No mês de maio, uma pesquisa promovida por Vânia Félix, Prof. de Educação Física, avaliou os hábitos dos alunos dos 2º e 3º anos. Na foto, apresentação de exercício físico no encerramento do Projeto.
20 de junho de 2012 - Da redação

Com o objetivo de conhecer importantes aspectos da vida de seus estudantes, Profa. Vania Félix elaborou uma proposta de trabalho com as turmas do 2º B, 2º C, 2º D, 3º A, 3º B e 3º C e a dividiu em duas partes.
  • Na primeira, solicitou aos alunos que montassem suas equipes e organizassem uma apresentação artística ou esportiva (relacionada à pratica de exercício físico) para ser exibida no encerramento do Projeto.
  • Na segunda, elaborou um questionário online para ser respondido por todos os alunos das seis turmas acima.
Ao todo, 193 alunos responderam o questionário. Vamos acompanhar um rápido resumo.
A primeira pergunta foi a seguinte: "Tomo um bom café da manhã, com frutas, cereais, etc?"
No gráfico acima, observamos que 51% dos participantes respondeu que raramente ou nunca tem a acesso a uma alimentação adequada na primeira refeição do dia.

A segunda questão indagou sobre o sono: "Durmo bem, no mínimo, 8 horas por noite?" As resposta, no gráfico abaixo, indicam que a maioria de nossos adolescentes dormem o tempo recomendado pelos profissionais da saúde. Contudo, 19% deles declarou que raramente ou nunca tem esse privilégio.

Quanto à realização regular de alguma atividade física, foi perguntado: "pratico mais de 30 minutos de atividade física pelo menos três vezes por semana?". 65% responderam frequentemente ou algumas vezes, enquanto 34% raramente ou nunca realizam atividade física com regularidade. Um número alto e preocupante!

Outro termômetro para saber se nossos alunos remexem o esqueleto, pode ser visto na pergunta sobre a dança nas horas de lazer. 51% declarou raramente ou nunca dançar. Se comparado aos 34% de alunos que afirmaram não realizar atividade física com frequência, os dados mostram que uma parte alta de nossos adolescentes (em torno de 1/3) levam uma vida sedentária, o que juntado a uma alimentação inadequada, aumenta o risco para problemas de saúdes.

Confira o resultado o resultado completo em: https://docs.google.com/file/d/0B6_2gaUIFWl_ZnM5eXdfMzJJenM/edit?pli=1