terça-feira, 12 de maio de 2015

ENCONTRO PEDAGÓGICO 09 DE MAIO

MOMENTO COLETIVO DOS PROFESSORES

ABERTURA

O grupo do Núcleo (ntpps) abriu os trabalhos com uma dinâmica interessante realizada em sala de aula. Provou-se que uma pessoa infectada com HIV pode contaminar inúmeras pessoas, se elas não se previnem. Foi muito boa e instrutiva.




A sala de multimeios homenageou todas as mães com um belo vídeo de agradecimento dos filhos aos grandes cuidados dispensados pelas mães: “mãe, eu te amo demais!”.  Em seguida houve uma rodade de chocolates. Professor Ivanildo fez as honras da casa.



INFORMES.

Professor Paulo Ângelo recepcionou a nova colega de trabalho, a professora Socorro, que assumirá as aulas de língua portuguesa. O professor Antonio Carlos, sai da aulas de língua portuguesa e assume o Laboratório escolar de informática – LEI. Sucesso para os dois.







Em seguida o professor Robério, responsável pelo setor financeira, esclareceu a falta de recursos e as dificuldades porque passa a escola Franklin Távora.





Ressaltou a demora nos repasses, a diminuição de 25% das verbas para 2015 e o agravante de não haver este ano a complementação para a merenda escolar. Roberio apresentou o fluxograma de liberação de recursos. O fluxograma de compras atual proporciona a que uma compra ana escola ser realizada pela escola se demore por mais de 4 meses. É muita demora, pois na escola há situações imediatas que não podem esperar.

O diretor foi taxativo: a escola não vai ter material para suas atividades pedagógicas agora. Vamos trabalhar com o mínimo até que a situação se normalize, disse Paulo ângelo.





O professor Cleiton Aquino esclareceu como ocorreu a última assembléia de professores (Apeoc) em Paramgaba - Fortaleza. Informou que o interior do Estado estava em minoria diante dos professores de Fortaleza. Que, apesar disso, e dos embates internos, ficou certa uma grande mobilização Nacional para 29 de maio.







 
INTERVALO

Retomando os trabalhos, o professor coordenador pedagógico, Flávio,  apresentou um vídeo de motivação sobre o amor e dedicação ao ato de ensinar. Segundo o professor Evandro é fundamental que o professor sempre desperte para a mudança. Ser professor é uma espiritualidade. Par ao professsor Cosme ensinar é uma vivência, uma experiência qu esta incorporada à vida daquele que ensina. É uma decisão da pessoa.






A professora Ana Malba, membro de  multimeios, expôs a lista de colabradores para a festa junina de 13 de junho (sábado letivo). Na oportunidade, informou a todos sobre as tarefas individuais na referida festa.
















“Como resolver a indisciplina?” Este foi o ponto de partida para os professores das áreas a partir de reflexões dos resultados do primeiro bimestre, reflexão sob responsabilidade do professor Ivanildo.

 

 Angela colocou a proposta de se elencar as dificuldades e apresentá-las ao Núcleo Gestor para conversas dedicadas e soluções específicas. O coordenador de Ciências da Natureza, Fernandes, concordou com a estratégia, e outros professores colocaram informações adicionais como as seguintes: salas que apresentam diferenças de proficiências no 3º ano e desestímulos dos repetentes; muitas dificuldades de aparendizagem em alguns 2º anos;  os primeiros anos também foram citados. Quanto aos Ejas, tratou-se das faltas de alguns alunos.


 


 


 











Professor Ivanildo, comentou sobre a boa vontade do núcelo gestor em intervir nos problemas, procurando atender caso a caso.

Professor Flávio tratou da importância da mútua ajuda, entre educadores e núcleo gestor, capaz de transpor muitos problemas relativos à vida escolar dos alunos. Através desses laços buscamos soluções compartilhadas, disse ele.











0 comentários: