segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESCOLA REALIZA PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA

Na quinta passada, os alunos do 2º Ano B e 2º Ano C (turno manhã) participaram de uma palestra no pátio da escola sobre “Violência”.
A conselheira tutelar Leila Freitas, o professor de teologia Onésimo Mesquita (de Palmatória) e o diretor Paulo Angelo foram os palestrantes do evento. Os três foram unânimes em denunciar o crescimento da violência em Itapiúna, seja ela a violência sexual, o bullyng, as drogas ou a agressão física.
Segundo Leila, as denúncias mais freqüentes recebidas pelo Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente são de violência sexual contra crianças e que, na maioria dos casos, é díficil separar a vítima do agressor porque este geralmente é um familiar próximo. Ela destacou algumas situações e iniciativas tomadas pelos conselheiros tutelares para combater estes crimes e denunciou a falta de apoio - material e psicólogico - para jovens vítimas de abuso.
Já Onésimo destacou em sua fala que a violência é inerente ao ser humano, mas que o contato com Deus pode suprimir esta tendência à violência. Assim, quanto mais próximo de Deus estiver, mais distante violência estará. Onésimo também falou que o contato com algumas tecnologias - como jogos eletrônicos de luta e guerra - pode refletir no comportamento dos jovens.
Por fim, Paulo Angelo contribui com o debate apontando outro olhar sobre o problema, afirmando que a violência não é inerente a nossa condição humana, mas decorrente do meio social. Assim, a família, a escola, a comunidade e até mesmo a religião são mecanismos importantes para definir o bom ou mau comportamento das pessoas. Deste ponto de vista, Paulo disse acreditar em iniciativas integradas para combater a violência.
O evento foi organizado pela professora Lúcia Rodrigues e contou com a colaboração dos professores Amadeu Cardoso, Silviana e Vicente do Monte.

Prof. Amadeu Cardoso, Profa. Lucia Rodrigues, 16 de maio de 2011

0 comentários: