quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ENEM 2015 - CICLO DE PALESTRAS

O diretor da Escola Franklin Távora, professor Paulo Angelo, desenvolve ciclo de palestras com os 3º anos do ensino médio. Como ele costuma dizer, é sua  penúltima fala para esses alunos, vez que a fala final será a da colação de grau. Nessas conversas afinadas, estão a importância e o significado do ENEM para a juventude - como portas abertas à profissão, a logística dedicada a esse precioso momento e os alertas fundamentais para evitar contratempos na hora da prova.

A seriedade e o compromisso do educando devem ser elevados, pois se concentram alí, nos instantes da avaliação, todos os seus investimentos e da família ao longo de 3 anos do ensino médio.

A escola é o guia desse acontecimento grandioso dos dias 24 e 25 do mês de outubro, antenada com cada detalhe, cuidadosa em cada movimento e centrada em toda organização para oferecer o há de melhor para o sucesso de todos.

O professor Paulo Angelo fará 06 palestras: 03 no período da manhã - 3º A,B,C; e  03 no período da tarde para os 3º D,E,F.






















quinta-feira, 8 de outubro de 2015

REUNIÃO DE DIRETOR DE TURMA


Os encontros de direção de turma são excelentes oportunidades para a família obter informações mais personalizadas sobre o desempenho dos filhos em todos os aspectos.

Nesses encontros há um relatório dos alunos sobre os professores e dos professores sobre os alunos. Os instrumentais são completos e podem ser extremamente úteis no acompanhamento dos pais em relação a seus filhos.

Mas, há um entrave grande. A falta de envolvimento da família com a educação dos filhos.

Os pais mais frequentes, geralmente, são os genitores dos alunos que apresentam maior desempenho. Então, percebe-se existir uma relação primorosa entre participação dos pais e proficiência(bom desempenho) dos filhos.

Os pais que menos vêm à escola ou dela não participam, os filhos tendem a apresentar dificuldades em diferentes dimensões: comportamental, vez que procuram chamar a atenção da escola para o abandono em que se encontram, e baixo desempenho.

Os encontros representam fortes intenções na busca de soluções. Não há milagre. Há diálogo e grandes convicções de que educar é uma tarefa permanente.

Vamos pro olho mágico e ver o que aconteceu?













































terça-feira, 6 de outubro de 2015

NÚCLEO E APRESENTAÇÕES


Tem se tornado comum a apresentação de alunos e alunas em suas salas de aula.

Não é com um simples trabalho solicitado pelo professor, apesar de muito importante, é a esplanação de um projeto de pesquisa do NÚCLEO.

Definidas a áreas de interesse e delimitado o estudo a ser realizado os educandos mostram como pretendem fazer suas reflexões e intervenções.

Na metodologia das apresentações há um data show, bancada de professores e a platéia: os próprios alunos pesquisadores que também participam da mostra. Nessa apresentação a professora Lucilene Carvalho é a mediadora do conhecimento.



Ao final os professores comentam sobre momento tão significativo enaltecendo a coragem e determinação nas propostas de trabalho. Dificultades há em todos os momentos da escalada do saber, mas após esses singelos encontros os alunos nunca mais serão os mesmos.

 

ENCONTRO DE PAIS NA ESCOLA - ACOMPANHAMENTO PERMANENTE



O encontro de pais na escola é, com certeza, o maior fórum de participação da família no espaço escolar. É oportunidade bimestral para proporcionar aos pais as informações mais detalhadas sobre a vida escolar dos alunos, principalmente no que diz respeito a seu desempenho. Na oportunidade há enconttros entre pais e professores, que trocam experiências sobre o modo de ser dos alunos em sala de aula.

O sistema de acompanhamento dos alunos, desenvolvido pela educação Estadual, proporciona às escolas do estado do ceará um perfil detalhado de grande parte da convivência do aluno com a escola, além da colaboração do professor diretor de turma, que tem como atividade o conhecimento particular sobre uma e, no máximo, duas salas de aula. 

Esta modalidade, envolvendo Escola, professor, pais e alunos, no acompanhamento dos resultados, tem proporcionado grande significado aos encontros.


1º MOMENTO

O diretor Professor Paulo Ângelo enfocou, na abertura do encontro, a importante tarefa da escola com o ENEM 2015, repartindo com o pais a responsabilidade de incentivar o filho a participar de todo o processo.



2º MOMENTO

Os pais se dirigem a uma sala de aula para encontro com os professores e o recebimento dos bletins.

Aqui os pais têm um encontro particular com os professores para troca de informações.




 NA SAÍDA,DELICIOSO CALDO


Após os dois momentos iniciais há uma para obrigatório na cantina para um delicioso caldo de carne.