terça-feira, 24 de março de 2015

REUNIÃO DE DIRETOR DE TURMA - ACOMPANHAMENTO DEDICADO AOS ALUNOS.


Hoje, dia 27 de março, finaliza o ciclo de encontros com reuniões intercalares. Como sabemos, elas já fazem parte do nosso calendário escolar oportunizando a que,  pais, professores, coordenador pedagógico e o diretor da escola - com a participação dos líderes de sala - conheçam a realidade pedagógica de cada sala de aula e possam refletir sobre as atitudes mais adequadas para o aprendizado dos alunos.
 
As três turmas da TARDE a seguir concluem os encontros diagnósticos das reuniões de diretor de turma chamadas, também, de reuniões intercalares.
 
No laboratório I, o professor José Joel Holanda agradeceu o comparecimento de todos e expôs o perfil da turma, a avaliação dos aunos e houve participação dos pais e do coordenador Escolar professor Ivanildo Costa. 


A sala de vídeo acolheu a turma do 2º F.  O professor Antônio Carlos Timóteo passou a palavra ao coordenador Escolar Robério Carvalho, que salientou a importância e significado do projeto diretor de turma para a escola. Posteriormente conversaram sobre cada aluno conforme solicitação dos pais e mães presentes.



O diretor de turma professor Fco Gleyson, do 1º ano F, acolheu sua turma no laboratório de informática II.

Era fim de tarde quando os encontros foram finalizados com ricas exposições e intervenções que, por certo, auxiliarão nas diretrizes dos trabalhos desse primeiro semestre.




Manhã do dia 27 de março

O 1º ano B, manhã, ficou reunido no laboratório de informática I. A professora diretora de turma Maria Emília da S. Aguiar, acolheu a todos e apresentou os relatórios da turma.


O professor Amadeu C. do Nascimento organizou seus trabalhos no laboratório de informática II.


 
A sala de vídeo comportou pais, alunos, professores e Núcleo Gestor, para o grande momento com a turma do 2º ano C.  Os presentes foram recepcionados pela professora diretora de turma Glaucia Holanda Ferreira.

 


Fechando o ciclo de encontros pela manhã, foi a vez do 1º ano C, conduzido pela professora Francisca M. da Conceição. A sala 8 tornou-se ponto de encontro para esta troca de informações sobre a turma



 







 Pela manhã do dia 26 de março tivemos mais 3 grupos reunidos:

A reunião do 1º A ocorreu na sala de informática, coordenada pelo prof. diretor de turma Dimas R. de  Albuquerque.

A turma do 3ºC ficou reunida no Laboratório II. O prof. Fco Gleyson, diretor de turma, procedeu com os trabalhos sobre a turma.

A turma do 3ºA, coordenada pela professora Karoline Matos Maciel - diretora de turma, reuniu-se na sala de vídeo.



Encontros do dia 24 de março de 2015. 


A turma do 2º A foi acolhida pelo laboratório II, sob a responsabilidade da professora diretora de turma Maria Lúcia R. Ferreira.


A turma do 1º D  ficou reunida no laboratório I com a profª diretora de turma Maria Carmecélia C. Freitas.


A sala de Vídeo acolheu a turma do 3º B, sob os cuidados da professora Águida de Sousa da Silva.

 
 
É importante salientar que estes momentos geram importantes debates sobre o fazer pedagógico em sala de aula e, oportunamente, são tirados encaminhamentos fundamentais para o enfrentamento de difuiculdades que representem empecilhos para o aprendizado dos alunos.


À tarde, nos mesmos locais, outras turmas tiveram seus momentos de trocas de informações. 

O laboratório I recebeu a turma do 1ºG. A professora Francisca, diretora de turma, inclusive, entregou número de telefone pessoal para que, as mães, caso necessitem, entrem em contato para tratar de assuntos relacionados aos alunos e à escola. O professor coordenador pedagógico Flávio esteve presente acompanhando os trabalhos.

 









No laboratório II, sob os cuidados de Glaucia Holanda Ferreira, diretora de turma, foi a vez do 2º ano E. A turma foi acompanhada pelo coordenador escolar professor Ivanildo Costa.



Finalmente, no dia de hoje, o 3º ano D ficou acolhido na sala de vídeo. Os trabalhos foram conduzidos pelo prof. professor Deusdete Barbosa da silva. Semelhante às outras turmas se pôde contar com a participação de alunos, pais, professores e, nesta turma, a presença do diretor da escola prof. Paulo Angelo.











 Os próximos encontros ocorrerão também pela manhã e à tarde nos dias 26 (quinta-feira) e 27 de março (sexta-feira).


















sexta-feira, 13 de março de 2015

ENCONTRO PEDAGÓGICO DE 07 DE MARÇO DE 2015



EEM FRANKLIN TÁVORA

ITAPIÚNA-CE

A abertura do encontro foi realizada com a dinâmica “o discurso”. Ela consiste em elencar os problemas vividos pela escola. Em seguida um deles é sorteado para que três professores possam abordá-lo: um faz a introdução, outro o desenvolvimento e o último a conclusão.

 Os educadores Gleison, Adairton e a professora Fabiana, foram os sorteados para esse momento, enfocando a falta de recursos e o desinteresse dos alunos. A dinâmica é boa para se perceber o foco dos professores em relação aos cuidados com o trabalho escolar.


Metade do encontro ocorreu no pátio da escola por falta temporária de energia


Em seguida, as novas professoras da modalidade EJA foram apresentadas:

Viviane – de Palmatória (à esquerda) e Francisca Cláudia – de Itans.
 


Os integrantes de multimeios utilizaram esse momento para fazer homenagem ao dia Internacional das Mulheres. Ana Malba, Maurélio e Silvana fizeram a leitura de uma bela mensagem, culminando com uma rodada de chocolates. 



Ao professor Paulo Ângelo – diretor da Escola Franklin Távora, coube enfocar os informes sobre assuntos mais exigentes e urgentes. Dentre outros problemas, a falta de recursos. O Sr. diretor pediu a compreensão quanto aos materiais de uso pedagógico a serem utilizados em sala e reforçou atitudes de economia com energia elétrica e xerox.





Procurando identificar algumas dificuldades quanto ao início do período letivo, o prof. gestor Ivanildo reuniu grupos de EJA, NTPPS e das três áreas de conhecimento para esta reflexão.


Os grupos cairam em campo

Profas Ciências Humanas


Profs EJA
Profs Ciências da Natureza
Profs NTPPS
Profs de Ling. e Códigos

Os relatos dos grupos foram bem interessantes e preocupados em intensificar o trabalho sobre as diferenças de gênero em sala de aula, cuidados com o relacionamento nos Ejas da noite, maior investimento nas abordagens de apresentação da quarta cultural - já que prevalece mais o universo cultural dos alunos; pequenos conflitos entre alunos, desnível de apredizagem nas salas e outros.

Na fala síntese do gestor Ivanildo Costa, conforme expôs, cabe à escola trabalhar essas dificuldades com muita serenidade, força, determinação, procurando oferecer bons resultados em termos pedagógicos, e o fórum coletivo - os encontros de professores -  deve ser o lugar mais adequado para tomar iniciativas. Na oportunidade prof. João pereiria comentou que esses assuntos são discutidos hoje, com qualidade, nas reuniões do PACTO.



 
O passo seginte foi apresentar a planilha atualizada das notas. A nova planilha acrescenta uma coluna para cálculo do percentual sobre as faltas dos alunos e espaço para as notas da Feira de ciências. Detalhe, a planilha vem com 45 espaços para inclusão de alunos e multiplos recursos. Foi recebida com vivas. Certamente será uma economia grandiosa de tempo dos professores no registro de notas. Todos ficaram maravilhados com o grande trabalho desenvolvido pelo peof. Ivanildo, que tornou mais abrangente e inteligente a planilha de notas criada pelo prof. Rui Gondim.






Integrantes do laboratório de ciências apresentaram diversas iniciativas para revitalização dos laboratórios de ciências. Os professores Cleiton Aquino, Silviana e Adairton, comentaram sobre a colocação de uma pia no laboratório - uma quase reciclagem, bem como uma tubulação de gás, o que levou a se planejar vários trabalhos para a sala.

Dentre outras ações,  há o projeto de reciclagem de papel e produção de sabão.




Finalmente, o prof. Flávio Freitas, coordenador Pedagógico, alencou alguns membros para o grupo condutor do projeto cultura de paz, importante projeto que tem a iniciativa de proporcionar uma visão diferenciada das relações humanas no espaço escolar e na sociedade.





Paulo Angelo anunciou as reuniões de pais, marcadas para sede e distritos, com a presença de professores e diretores de turma. Em pauta a participação dos pais e de professores para o crescimento do trabalho pedagógico da escola. Objetiva-se uma visão externa e interna sobre o desenvolvimento da escola, nesse momento, afim de aprimorar ainda mais as diretrizes escolares.



Vale ressaltar que o lanche foi feito a três mãos

 com muito capricho. 

Antonilda, Marclene, Tom

 

 Houve espaço para poses, caras e bocas.

 Todo mundo querendo se mostrar.


Profs  NTPPS














Profs EJA



profs L. Códigos


Profs  C. Natureza

profas  C. Humanas

NÃO ACABOU, GENTE, PRÓXIMO MÊS TERÁ MAIS. CALMA!