domingo, 28 de dezembro de 2014

Colação de Grau 2014 da Escola Franklin Távora

A Escola FT presenciou na noite de ontem, sábado, 27, o momento mais aguardado na vida estudantil desde que ingressa em uma instituição de ensino: a Colação de Grau. O fim de um ciclo escolar que desperta lembranças e sempre deixa muitas saudades.

A cerimônia, que aconteceu na quadra da nossa escola, teve como protagonistas nossos alunos de EJA e 3º Ano, além dos de 9º Ano das escolas municipais Demócrito Rocha, Rufino Sousa Barros, Pe. Miguel de Jesus Alves e João Batista de Aguiar.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Confraternização de Natal 2014 da Escola FT

A noite de terça, 23, foi muito especial para a Família FT. Os professores e todos os funcionários, juntamente com seus familiares e amigos, reuniram-se para participar da Confraternização de Fim de Ano da nossa escola.

O diretor Paulo Ângelo saudou a todos os presentes falando da jornada que foi 2014, com suas alegrias e realizações, e desejando um Feliz Natal. Foi apresentado um vídeo com registro fotográfico mostrando os principais eventos da escola no ano.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MATRÍCULAS E EVENTOS DA ESCOLA FRANKLIN TÁVORA

Objetivando manter a comunidade escolar e os alunos bem informados, a  escola Franklin Távora disponibiliza a seguinte tabela.

DATA
EVENTO
19 dez 2014
RESULTADO FINAL
22, 23 e 26 dez 2014
PROVAS DE RECUPERAÇÃO
27 dez 2014
RESULTADO DE RECUPERAÇÃO
27 dez 2014
COLAÇÃO DE GRAU
29 e 30 dez 2014
MATRÍCULA DOS NOVATOS
05 a 07 jan 2015
MATRÍCULA DE VETERANOS

HORÁRIO DAS MATRÍCULAS

MANHÃ: 7:30 ÀS 11:30
TARDE: 13:30 ÀS 17:00


PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS
26 DE JANEIRO DE 2015

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Resultado do Provão de Recuperação

A Escola Franklin Távora divulgou nesta sexta, 12, a lista de alunos aprovados no último Provão de Recuperação do ano de 2014. Realizado no mês de novembro, a avaliação contemplou as disciplinas das três áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

FT realiza últimas reuniões de pais e mestres de 2014

Esta semana o professor Paulo Ângelo, sua equipe pedagógica e os professores FT realizaram as últimas reuniões de pais e mestres da Escola Franklin Távora do ano de 2014. Os encontros aconteceram tanto na sede da escola como nos distritos de Palmatória e Itans, de onde provém grande parte de nossos alunos.

Na oportunidade os pais foram informados sobre o final de ano letivo, sobretudo o calendário de provas e recuperações. O diretor pediu aos pais uma atenção mais especial em relação a datas, horários e a preparação dos filhos para essas avaliações. Foram repassados ainda o calendário das matrículas e de início do ano letivo de 2015. 

O professor Paulo encerrou o primeiro momento do encontro com uma mensagem felicitando a todos os presentes com votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

No segundo momento, como vem acontecendo desde a implantação do Projeto Professor Diretor de Turma, os pais foram direcionados a salas separadas por turma. Coordenado pelos professores, sobretudo os Diretores de Turma, essa é sempre uma oportunidade de maior interação entre pais e os professores de seus filhos. Ao mesmo tempo foram assinados e recebidos os boletins bimestrais e a ficha de avaliação de cada aluno, que traz parecer dos professores sobre questões como assiduidade, comportamento e déficit de aprendizagem.

A participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos é condição essencial para a construção de uma educação de qualidade. Família e escola devem formar uma equipe forte nessa fantástica e crucial jornada que é a formação do ser humano.

Redação
05 de Dezembro de 2014




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Professor Assilho Ferreira realiza o II Chá com MPB nas turmas da EJA

Ontem, terça-feira, realizei na Escola Franklin Távora o II Chá com MPB nas turmas da EJA I e II. Foi uma aula diferente, gratificante, maravilhosa. Um momento que além da valorização da MPB, foi também de confraternização e integração das turmas.



Professores FT participam de curso sobre o Ensino Médio

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio é fruto de uma grande parceria entre Ministério da Educação e Secretarias Estaduais de Educação. Como primeira de suas ações está oferecendo um curso de extensão através de Instituições de Ensino Superior - no caso do nosso estado, a Universidade Federal do Ceará -, que tem como tema central e norteador “O Jovem como Sujeito do Ensino Médio”.

Mais de 40 professores das Escolas Franklin Távora e Edmar Martins (Caio Prado) estão participando do curso. A formação, realizada na escola FT, tem como orientadores de estudos os Professores Coordenadores de Área: Ângela Barros (Ciências Humanas), Fernandes Araújo (Ciências da Natureza e Matemática) e João Pereira (Linguagens e Códigos).

O curso tem como foco a formação continuada dos professores da rede pública em todo Brasil. Estão sendo discutidos, ao longo de um ano, a realidade de nossas escolas e seu cotidiano, bem como propostas diferentes de organização curricular para o Ensino Médio.

Nesta semana, por exemplo, as discussões do Pacto estão girando em torno da Gestão Democrática da Educação. Discute-se até que ponto nosso modelo de gestão, seja a nível local ou regional, pode ser considerado democrático. De que forma podemos aprimorar mecanismo como os Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis para efetivar o caráter democrático da gestão de nossa escola.

Os professores participaram de uma vivência onde se explorava o trabalho em equipe e a importância da colaboração mútua. Refletiram sobre os entraves que os gestores enfrentam no dia a dia e como os docentes podem colaborar de forma mais direta com a gestão da educação. Que ações podem desenvolver para se portarem como sujeitos dentro desse processo que é a Gestão Democrática.

 
 
 
 

Redação
03 de Dezembro de 2014

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Super Show de Talentos na Quarta Cultural


Dia 12 de novembro tivemos nossa penúltima 4ª Cultural Espaço Recreio. Foi uma quarta cultural longa, com muitas apresentações. Algumas até inesperadas. Vamos conferir?

O evento deu uma maquiada no palco. Do vermelho e preto para o rosa e branco. Legal, não ficou!?

Lázaro Wilker nos trouxe o grupo variedades, de Itans, e encantou a todos com seus tambores ritmados. A galera se agitou. O grupo pertence à Escola Municipal João Batista de Aguiar, e presente ao evento tivemos o coordenador pedagógico da escola, prof. Assilho. As crianças deram um show.

 
 
E não ficou só por aí. O grupo uma voz em cada canto, de outra escola municipal, abrilhantou o evento com as lindas vozes infantis. À frente Késia e Katrine, responsáveis pela parte musical e professor Washington, animador e apoio.

Não bastasse ainda a apresentação das crianças, Katrine, Késia e Washington deram uma palhinha cantando em trio.

O momento já estava precioso e ficou mais quente ainda. Nossa Secretária, da Escola Franklin Távora, Ládina Gildo, soltou a voz e fez duas apresentações musicais. Vestida a rigor, causou curiosidade aos presentes. Ela tem encantado as quartas culturais. E vai ter mais.

Logo depois foi a vez do GRUPO DO PORTEIRO. Eles estrearam com cavaquinho – prof. Alex, atabaque – o porteiro Leone, e voz cargo do aluno Natanael Colasso. O grupo fez tremer o palco. Aguardem que eles irão voltar com força total.

 
 
O show finalizou trazendo as dançarinas da tarde. Fizeram um rebolado simpático, mexendo com todo mundo. Foi a 4ª cultural mais longa da história do Franklin Távora. E o público queria mais.

Agora, aguardem a última quarta cultural marcada para 3 de dezembro.


Prof. Jurandir Sousa
02 de Dezembro de 2014