sexta-feira, 21 de novembro de 2014

XXI Feira de Ciências e Arte da Escola Franklin Távora

Fazendo justiça a uma tradição de mais de 20 anos, a Escola FT realiza durante o dia de hoje, 21 de novembro, sua XXI Feira de Ciências e Arte – FEICIART 2014.
Após intensas semanas, em alguns casos meses, de preparação, com muito estudo, pesquisa e dedicação, é chegado o grande momento de mostrar a toda a comunidade escolar nosso árduo trabalho. 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Alunos FT participam e saem vitoriosos da VI Feira Regional do Maciço de Baturité

Aconteceu ontem, 19 de novembro, a VI Feira Regional de Ciências e Cultura do Maciço de Baturité. A Escola Franklin Távora participou do evento com 04 equipes, representadas por:

- Vitória Lima e Alanna Silva - Evasão não é a solução, apenas mais um problema”.
 
- Gabriela Costa e Cirlânia - “Um olhar sobre o patrimônio histórico de Itapiúna”.
 - José Antonio e Laise do Carmo - “Pensando Verde: reutilizando pneus, reduzindo o lixo e reciclando atitudes”.
- Ítalo Germano e Milena Sousa: Clube de Leitores Entre Páginas: a história de quem lê história”.
Os trabalhos sobre Evasão Escolar (1º Ano D) e Patrimônio Histórico (2º Ano C) foram orientados respectivamente pelas professoras Fabiana Borges e Gláucia Holanda. Resultado das pesquisas realizadas no Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais que tem como regente de sala a professora Mirelle Freitas. O “Pensado Verde” (2º Ano E) tem a orientação da professora Lucilene Cavalcante, que também é do NTPPS. O trabalho sobre o “Clube de Leitores Entre Páginas” é fruto do grupo coordenado pelo professor Cosme Alves, também do NTPPS.

Fomos premiados em três categorias:

- Ciências da Natureza e Matemática: Evasão Escolar – 2º lugar
- Ciências Ambientais: Pensando Verde - 3º lugar
- Linguagens: Clube de Leitores – 3º lugar



Organizada pela Crede 08 e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o evento tem como objetivos principais a socialização das pesquisas científicas realizadas nas escolas do maciço de Baturité e o estímulo a investigação e a produção de conhecimento. Uma oportunidade de promoção do intercâmbio artístico, cultural e científico entre os estudantes, além disso, incentivo a participação de alunos e professores em eventos dessa natureza.

A Escola FT, com imenso orgulho, parabeniza a todos os alunos e profissionais envolvidos nos trabalhos apresentados. Temos a certeza que fomos muito bem representados!


Redação,
20 de Novembro de 2014

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Escola FT se prepara para a XXI FEICIART

Alunos e professores FT estão em ritmo acelerado nos preparativos para a XXI Feira de Ciências e Artes da Escola Franklin Távora que será realizada próxima sexta-feira, 21 de novembro.

Fazendo jus a uma tradição 21 anos, a feira acontece graças ao envolvimento e empenho de todos os nossos professores, que não medem esforços na ajuda aos alunos.

Entre os temas abordados em 2014 estão As Figuras Geométricas no Trânsito, Os Deuses e Deusas do Olimpo, A Ditadura Militar, A Cultura Nordestina, A Energia Inteligente, A Memória, A Química do dia-a-dia, Poluição, entre muitos outros assuntos que figurarão na sexta histórica que se aproxima.

Eis algumas fotos dos nossos preparativos:

 



Redação
17 de Novembro de 2014


Escola Franklin Távora realiza último Encontro Pedagógico de 2014

Professor Paulo Ângelo - Diretor

A Escola FT realizou na última sexta-feira, 14, mais uma grande assembleia pedagógica com todos os seus professores. 

O professor Jurandir Sousa iniciou o encontro com uma vivência na qual as Áreas de Conhecimento, Núcleo Gestor, Equipe de Multimeios e Laboratórios teriam que, em uma troca de mensagens, avaliar ações realizadas no ano de 2014 e apontar quais as perspectivas para 2015.

Professor Jurandir Sousa
O professor Paulo Ângelo, diretor, deu sequência aos trabalhos com alguns informes gerais. Apresentou, entre outras coisas, o calendário do final de ano letivo – destacando a realização de provas, recuperação e do SPAECE - fez um balanço geral sobre a realização do ENEM e destacou os preparativos para XXI FEICIART.

Dando continuidade ao encontro, os professores Flávio Freitas e Ivanildo Costa, coordenadores, trouxeram em mais detalhes os preparativos e as estratégias a serem adotadas por ocasião da XXI Feira de Ciências e Artes da Escola Franklin Távora e um balanço geral sobre a participação dos alunos FT no Exame Nacional do Ensino Médio 2014.

Na sequência os professores do NTPPS, Mirelle Freitas, Lucilene Cavalcante e Cosme Silva apresentaram as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo nos meses de outubro e novembro.

Professores Maurélio e Lucilene
Professoras Francisca, Gláucia, Ângela e Professor Assilho
Finalizando o último encontro do ano, o professor Jurandir conduziu um momento de confraternização entre os professores.


Simão Freitas (2º Ano C)
Prof. Gusmão Freitas
18 de Novembro de 2014

Inscrições abertas para o PROVÃO DE RECUPERAÇÃO


O Núcleo Gestor da Escola Franklin Távora informa que estão abertas as inscrições para o PROVÃO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS.

Serão aplicadas avaliações de todas as disciplinas a alunos do 3º Ano e egressos.

INCRIÇÕES:
Data: de 18 a 26 de Novembro.
Local: Sala de Multimeios da Escola Franklin Távora.

As provas serão aplicadas dia 29 de Novembro próximo.

Redação
18 de Novembro de 2014

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

QUINTA CONTRA A EVASÃO ESCOLAR

Alanna, Beatriz, Felipe, Eduardo, Fernanda, Geovane, Vitória, Alberto, Lara e Lucas
Alunos do “1º Ano D”, turno manhã, realizaram evento sob coordenação das professoras Mirelle Freitas e Fabiana Borges, para contemplar o Projeto de Pesquisa elaborado na disciplina Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS. A temática escolhida pela equipe foi a EVASÃO ESCOLAR.

Na quinta-feira, 23 de outubro, os alunos, com o objetivo de fazer refletir sobre as causas e consequências da Evasão Escolar, movimentaram o intervalo da escola com uma peça teatral carregada de muito humor, um número musical, além da declamação de uma poesia.

 
O carro chefe do evento foi um concurso de desenhos que envolveu de forma mais ativa e direta todos os alunos da escola. As professoras Vânia Cardoso, Águida de Sousa e Malba Queiroz escolheram como grande vencedora a aluna Williane Menezes, do 2º ano A.

 
O evento foi um sucesso! Mais uma oportunidade de compartilhar com a comunidade escolar as pesquisas realizadas na disciplina NTPPS e sua importância no estímulo a pesquisa e a produção de conhecimentos já na educação básica.

Vitória Lima (1º Ano D)
 Prof. Gusmão Freitas
13 de Novembro de 2014

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Gabarito Oficial do ENEM 2014


O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira, 12, como previsto, o Gabarito Oficial do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2014.

Segundo informação do ministro da educação, José Henrique Paim, as notas do ENEM 2014, realizado sábado e domingo últimos, 08 e 09 de novembro, devem ser divulgadas em Janeiro de 2015.

Confira os gabaritos abaixo:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ENEM 2014: o futuro pertence aquele que sonha, crê e luta!


 
O Professor Paulo Ângelo, Diretor da Escola FT, passou o dia de hoje, quinta-feira, 06, por todas as turmas de 3º Ano para um momento motivacional tendo em vista o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que acontecerá sábado e domingo próximos, 08 e 09 de Novembro.

O Professor Paulo os convidou a uma reflexão em torno do Enem enquanto um divisor de águas para os estudantes em fase de conclusão desta etapa de ensino e de vida. É este um momento de transição, em que os jovens preparam-se para deixar a adolescência, parte da leveza da vida, e ingressar no redemoinho de obrigações impostas pela vida adulta e profissional.

O momento vivenciado hoje é apenas uma das faces do quanto nossa escola priva pelo sucesso e preparação dos nossos alunos. Durante todo o ano tivemos nossas atenções voltadas para esse momento tão importante na vida dos estudantes brasileiros, que é o ENEM: aulas voltadas para a dinâmica exigida na prova, material didático, simulados e eventos motivacionais, foram algumas das ações realizadas durante o ano e que merecem destaque.

A presidenta Dilma Rousseff bem descreve um âmbito em que o ENEM assume grande importância para os brasileiros, que é o da acessibilidade: “No passado, só quem tinha recursos, podia pagar uma passagem de avião ou ônibus, podia fazer simultaneamente vários vestibulares. Hoje não. Um jovem ou adulto pode, via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), fazer um exame que garante acesso a várias universidades simultaneamente, e ele vai se classificando”, explicou.

Redação
 06 de Novembro de 2014

Escola FT: aulão de Redação para o ENEM

O professor Arnaldo, do Sindicato APEOC, ministrou nessa quarta-feira, 05, aulão de Redação para os alunos de 3º Ano da Escola Franklin Távora em preparação para o ENEM 2014, que acontece sábado e domingo próximos: 08 e 09 de novembro.

Como parte do projeto “Entrar na Universidade para Mudar a Sociedade”, o sindicato mantém uma agenda de aulões para os estudantes das escolas públicas de Ensino Médio do estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação – SEDUC.

Na escola FT, o projeto veio para se somar com as inúmeras iniciativas que desenvolvemos ao longo do ano: aulas voltadas para a dinâmica exigida na prova, material didático, simulados, palestras motivacionais e cursinho pré-vestibular/ENEM.



Redação
06 de Novembro de 2014

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Escola Franklin Távora

Ciências da Natureza e Matemática
O Pacto é uma proposta do Ministério da Educação lançada em 2013, que visa a formação continuada dos professores de todo país. Está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) que, em seu artigo V, fala do compromisso do Estado com a formação dos docentes da rede pública de ensino. 

As ações do Pacto, que com o apoio técnico e financeiro da União e dos Estados, oferece curso de extensão ou aperfeiçoamento através das Instituições de Ensino Superior participantes, no caso do nosso estado da Universidade Federal do Ceará, tem, segundo o Artigo 3º da Portaria 1.140/2013 do Ministério da Educação, dentre seus objetivos:

I - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;

II - promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; e

III - rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM.

Linguagens e Códigos
Ciências Humanas
As formações tiveram início na Escola Franklin Távora, juntamente com todo estado do Ceará, em agosto de 2014, pouco depois que no restante do Brasil. O Governo do Estado achou por bem fazer as devidas adaptações, tanto de material didático como humano, tendo em vista a estrutura pedagógica diferenciada que tem as escolas de nossa rede pública.

Na escola FT, as reuniões acontecem as terças, quartas e quintas, coordenadas pelos orientadores de estudo - os Professores Coordenadores de Área das Ciências Humanas (Ângela Barros), Ciências da Natureza e Matemática (Fernandes Araújo) e Linguagens e Códigos (João Pereira). Temos a participação ativa de quase todo nosso corpo docente em um curso que traz reflexões sobre a estrutura do Ensino Médio no Brasil, mas sobretudo dentro da nossa própria escola.


Redação
03 de Novembro de 2014