sexta-feira, 30 de maio de 2014

SISU 2014.2: Redenção, Baturité e Quixadá disponibilizam 330 vagas

As inscrições para segunda edição do SISU 2014 acontecerão entre os dias 02 (segunda) e 05 (quinta) de junho. 
Os interessados já podem consultar as vagas disponíveis no site do sistema, o único meio para também se efetuar a inscrição: sisu.mec.gov.br.

Em nossa região temos as seguintes ofertas de vagas:

UNILAB - REDENÇÃO
Oferta de 190 vagas para o Campus da Liberdade e para a Unidade Acadêmica dos Palmares, distribuídas nos cursos de Administração Pública (25), Agronomia (25), Enfermagem (20), Engenharia de Energias (20), Humanidades (80) e Letras-Língua Portuguesa (20).

IFCE - BATURITÉ
Oferta de 70 vagas em dois cursos tecnológicos: Gastronomia (35) e Hotelaria (35).

IFCE - QUIXADÁ
Oferta de 70 vagas: Engenharia ambiental (30) e Química (40).

O site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2º/2014, informa ainda que podem se inscrever no processo estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013.

Redação
30 de Maio de 2014



quarta-feira, 28 de maio de 2014

FT participa do Dia do Desafio 2014

Alunos e professores participaram na tarde dessa quinta, 28, do Dia do Desafio, evento criado há 20 anos com o objetivo de estimular e movimentar o maior número possível de pessoas em prol do bem-estar e da qualidade de vida.

 

Coordenados pela professora Vânia Félix, Educação Física, professores e alunos entraram no ritmo e se movimentaram durante 15 minutos com exercício básicos de alongamento e aeróbica.

“Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. Coordenado pelo Sesc - Serviço Social do Comércio, Administração Regional do Estado de São Paulo - o Dia do Desafio é uma iniciativa da UNESCO e da TAFISA - The Association For International Sport for All, e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos (SESC).

Redação
28 de Maio de 2014


QUARTA CULTURAL ESPAÇO RECREIO: PARTICIPAÇÕES E EMOÇÕES RENOVADAS

Mesmo na intensa semana de inscrições do ENEM 2014, a 4ª CULTURAL não deu trégua. Movimentou com muita alegria e diversão os turnos da manhã e tarde de nossa escola. Como tem ocorrido, há grande esforço dos alunos Gean, Adegildo e Rômulo na organização e condução das apresentações. Os alunos e alunas têm aprovado.

 

Esta foi a penúltima apresentação antes das férias. A última 4ª CULTURAL será 04 de junho de 2014. A agenda começa a ser preparada com antecedência. Aguardamos sua participação!


Agora vamos conferir os principais momentos vividos em 21 de maio de 2014. Como sempre, espaço prestigiado pela moçada que curtiu até o último instante e ainda pediu bis – é mole!

Júlio Anderson, ex-aluno, deu brilho a nosso evento com sua voz afinada e segura. Já os alunos e alunas envolvidos colocaram vida ao espetáculo fazendo um espalha-brasa de gente por todos os recantos do nosso salão de eventos.

Enquanto Gean apresentava os blocos musicais, Adegildo cuidou das fotografias.
Músicos e cantores ladearam-se no palco.

A plateia se portou calorosa com a participação de todos
A próxima quarta é uma despedida da temporada e vem recheada de atrações. As férias já nos aguardam para um maravilho mergulho no clima da Copa do Mundo, que vai colocar o Brasil no centro das atenções e visível a todas as nações. Vamos nessa!!!

Redação
28 de Maio de 2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

Final do Interclasse FT 2014

Está chegando ao fim mais um torneio interclasse da Escola Franklin Távora. A realização dos jogos, organizados pelos professores de Educação Física da escola tem como objetivos o incentivo e apoio às práticas esportivas, que tão bem fazem ao corpo e ao espírito, a promoção do espírito esportivo, da sociabilidade, do companheirismo, da cordialidade e do respeito mútuo.
Após uma maratona de jogos, com partidas eletrizantes e ampla participação da torcida, temos como finalistas os seguintes times:

Manhã
1º A x 2º C
                                                                      
Tarde
1º F x 2º F - Feminino
2º D x 3º D - Masculino

Redação
27 de Maio de 2014

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Equipes da Escola Franklin Távora na última fase online da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A quinta e última fase online da Olimpíada Nacional em História do Brasil teve início hoje, segunda-feira, com apenas 1510 das quase 10.000 equipes que iniciaram a competição. Dentre elas estão as equipes MSC Historiadores e FELILU, da Escola Franklin Távora.

A competição, que teve início dia 28 de abril, é dividida em seis fases, das quais cinco são online. Podemos descrevê-la como uma maratona de questões e tarefas com análise de fotografias, mapas, obras de artes, cartas, jornais, revistas e todo tipo de vestígio deixado pelo povo brasileiro, em momentos históricos nem sempre valorizados pela historiografia tradicional. Uma experiência riquíssima para professores e estudantes do ensino médio. 

Na quarta fase, a qual tivemos 5 equipes participando, além de questões, os alunos tiveram que realizar uma entrevista com alguém que viveu durante os anos de regime militar no Brasil (1964-1985) e que tivesse memórias claras do período, sobretudo aquelas relacionadas a censura. Posteriormente foi produzido um texto com base na entrevista e apoiado por informações históricas.

Nossas equipes que continuam na disputa são:
  • FELILU, composta pelos estudantes Lucas Silva, Fernanda Sousa e Lincoln Freitas, e coordenada pela Professora Ângela Barros.
  • MSC Historiadores,  formada pelos estudantes Conceição Lopes, Sayonarah Peixoto e Marcos Lima, e coordenada pelo Professor Gusmão Freitas.


A Escola Franklin Távora parabeniza as equipes que participaram da ONHB até a quarta fase e que tão brilhantemente vinham representando a escola nesse competição de nível nacional: Historiadores da Vida - Rômulo Rodrigues, Cirlânia Aquino e Rute Aquino -, JVC Historiadores - Vitoria Severo, Juliana Oliveira e Claudio Vasconcelos - e Arquivo X - Deisimara Sousa, Antonio Luan e Francisco Renan.

Redação
26 de Maio de 2014

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Escola Franklin Távora 100% no ENEM

Após duas semanas de intensos trabalhos para a inscrição dos alunos e alunas da Escola Franklin Távora no ENEM, a tarefa foi cumprida com êxito antes do prazo (23 de maio), em 21 de maio – quarta-feira, com as inscrições de todos os alunos:  6  segundos anos,  5  terceiros,  e 3 Ejas. 


Estabelecida a meta de inscrever 100% no ENEM, núcleo Gestor, Secretaria, professores e alunos, diariamente tornaram-se visitantes frequentes dos laboratórios de informática: os primeiros, acompanhando cada movimento de concretização das inscrições; os últimos, posicionados diante dos monitores para formalizar seu ingresso para o futuro profissional.


Os coordenadores dos laboratórios de Informática contaram com destacada participação dos professores da área de Ciências Humanas no processo de inscrição (no dia da área), contribuindo para o sucesso da tarefa. Envolveram-se diretamente na concretização das atividades, auxiliando na orientação e concretização dos trabalhos. 
Os dois dias finais, quinta e sexta, serão dedicados aos primeiros anos e egressos. Sondagem inicial aponta mais da metade das turmas (de 1º anos) interessados em participar das provas. 
Agora começa uma nova etapa: simulados, aulões, estudos dedicados e tira dúvidas para o aperfeiçoamento do aprendizado e fortalecimento do saber dos alunos. E lá vamos nós para a próxima temporada. 

Redação
23 de Maio de 2014


FT classifica 5 equipes para 4ª fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Todas as equipes da Escola Franklin Távora participantes da 6º ONHB estão classificadas para a 4ª fase online!

Uma maratona de questões e tarefas com análise de fotografias, mapas, obras de artes, cartas, jornais, revistas e todo tipo de vestígio deixado pelo povo brasileiro, em momentos históricos nem sempre valorizados pela historiografia tradicional: é a melhor descrição para a ONHB. Uma experiência riquíssima para professores e estudantes do ensino médio.
A Unicamp/SP, promotora da competição, divulgou nessa segunda, 19, que das quase 10.000 equipes participantes da 6ª ONHB, apenas 3780 continuam na disputa. No Ceará, das mais de 1600 equipes escritas, restaram apenas 596. E na Escola FT, as 5 escritas na fase inicial, continuam firmes e fortes na competição.
As equipes, que tem na coordenação os professores Gusmão Freitas e Ângela Barros, são compostas pelos seguintes membros:

FELILU - Francisco Sousa, Fernanda Sousa e Lincoln Freitas.
JVC Historiadores Claudio Vasconcelos, Juliana Oliveira e Vitoria Severo.
MSC Historiadores - Conceição Lopes, Sayonarah Peixoto e Marcos Lima.
Historiadores da Vida - Rômulo Rodrigues, Cirlânia Aquino e Rute Aquino.
Arquivo X - Deisimara Sousa, Antonio Luan e Francisco Renan.
Todos estão em um árduo trabalho para concluir a tarefa da quarta fase, relacionada a censura no período da Ditadura Militar, tema que serviu de base para toda a Olimpíada.

Redação
23 de Maio de 2014



segunda-feira, 12 de maio de 2014

INCRIÇÕES PARA O ENEM DE 12 A 23 DE MAIO - PROVAS EM ITAPIÚNA


Legal! Provas do ENEM serão realizadas em Itapiúna!
ATENÇÃO ALUNOS E ALUNAS!
A ESCOLA FRANKLIN TÁVORA TE ACOMPANHA
EM TODOS OS PASSOS PARA A INSCRIÇÃO NO ENEM 2014

A partir de hoje, 12, até 23 de maio, toda estrutura escolar se voltará para as inscrições do ENEM 2014:  os laboratórios I  e  II,  professores diretores de turma, professores das demais disciplinas, Núcleo Gestor, Multimeios e Secretaria Escolar, estarão mobilizados para inscrever 100% dos alunos no ENEM 2014.

O ENEM é o grande foco das escolas de ensino médio e tudo começa já nas matrículas. Identidade, cpf, e-mail, são exigências básicas para as inscrições no ENEM e simulados,  motivo de tanta dedicação  e cuidados especiais para tudo sair como planejado.

A cada dia novas Universidade adotam o ENEM como acesso único a suas vagas. Recentemente a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, também aderiu ao ENEM e já contamos com 02 duas Universidades de Portugal engajadas nesse processo. Primeiro, a Universidade de Coimbra e, agora, a universidade da Beira Interior (via SISU).

A ESCOLA FRANKLIN TÁVORA ESTÁ CONECTADA COM O SEU SUCESSO. 
FAÇA A SUA PARTE!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cursinho FT: início das aulas


A Escola Franklin Távora informa aos alunos matriculados no Projeto Rumo a Universidade 2014 que as aulas terão início segunda-feira, 12 de maio, às 18:30h.
O Cursinho FT é uma oportunidade para nossos alunos e ex-alunos lograrem sucesso no ENEM e em vestibulares. Muitos dos universitários itapiuneneses que saíram de nossa escola passaram por essa porta.

QUARTA CULTURAL EM NOVO ESTILO

MUITA FESTA, MUITA ANIMAÇÃO, MUITA ALEGRIA.

Foi assim a última quarta cultura da Escola Franklin Távora em 30 de abril. Novo estilo porque organizada pelos alunos. 
Eles apresentam geral
Ela canta, ele toca e organiza tudo










Durante a semana anterior ao evento, Rômulo, Adegildo e Gean são procurados e também saem à procura de novos talentos para o grande momento.

E assim vão montando a pauta: Uma desistência daquí - muitas vezes por pura vergonha, duas ou mais procuras acolá, outras que aparecem de última hora. Tudo vale! O importante é o espetáculo, o gostoso sabor do momento em que a festa está posta ou a mesa está pronta, é só degustar.

O novo estilo da quarta cultural envolve também a modalidade de poesias e leituras de textos interessantes. As poesias são, às vezes, inéditas, autorais (dos alunos), ou de autores já consagrados. Do mesmo modo os textos lidos em público. 

Este momento é fortalecedor da desenvoltura dos alunos e alunos diante do palco: desinibição, contato direto com o público, experiência de palco, o trabalho com a emoção e o estado de impacto diante dos outros, fortalecimento da auto estima e da auto confiança... Enfrentar uma apresentação muda tudo.

E deu no que deu. Muita gente bacana se mostrando na leitura, arrepiando ao microfone. Olha aí!  E não faltou caloroso público pra espiar.



Voz e violão vem contagiando a garotada e encantando os presentes. A cada dia a gente se surpreende mais com vozes tão bonitas. Elas e eles arrazaram.









Dia 21 de maio outros cenários estarão formados e se espera outro grande momento. Participe e encante sua escola.

Professor Jurandir Sousa
09 de Maio de 2014











terça-feira, 6 de maio de 2014

RÁDIO ESCOLA NO AR!


Segunda-feira, dia 05 de maio, a rádio escola voltou após nova formação dos programas.

Equipes de todas as salas, entre 5 e 7 pessoas, participarão de oficinas para esta temporada.

A cada dia teremos uma turma realizando programas diários. São vários itens recheados de atrações.

No novo formato haverá momentos de atividades fora da rádio: gincanas relâmpago e desafios inesperados. Os vencedores receberão brindes. Gostaram?

Mas não fica só aí. Uma rádio novela poderá ir ao ar em breve: a estória de Matutinho e Matutinha no paredão do São Francisco.


A estréia ficou com a turma do 1º A. Com bastante animação eles se posicionaram na locução, operação e articulação de notícias e informações. Foi muuuuuuuito legal!

Aguardem, após os jogos escolares teremos as equipes de Rádio do 1º B, 1º C e 1º D.


Os 2º e 3º anos serão preparados nas oficinas para a continuidade dos programas. Todos irão participar.

FIQUE ATENTO ÀS GINCANAS RELÂMPAGO. VOCÊ PODE CONCORRER A UM BRINDE. VAMOS AGITAR, GALERA!!!

06 de Maio de 2014

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Interclasse de Futsal FT 2014 continua a todo vapor

O torneio interclasse da Escola Franklin Távora, que teve início no dia 15 de abril, vem fazendo a festa dos alunos nos intervalos das aulas.


 
O evento, organizado pela equipe de educação física da escola - professores Deusdete Barbosa, Vânia Félix e Alex Olímpio -, além de trabalhar o senso de equipe, companheirismo e solidariedade, tem sido um atrativo a parte nos nossos intervalos. Os alunos, sempre na torcida por suas respectivas turmas, tem prestigiado o evento com uma maciça participação.

A competição está prevista para finalizar-se no dia 28 de maio. Eis a tabela atualizada dos jogos da primeira fase: 


TURNO – MANHÃ

DATA
CATEGORIA
JOGO
HORÁRIO
SEQUÊNCIA DO JOGO
15/04/14
MASC
9h30min
1º A 04  X  03   1º B
16/04/14
MASC
9h30min
2º A  02  X  01    2º B
22/04/14
MASC
9h30min
2º C   02  X  01   3º A
06/05/14
MASC
9h30min
1º C     X     1º D
07/05/14
FEM
9h30min
2º ABC  X  3º ABC
08/05/14
MASC
9h30min
3º B       X      3º C



TURNO – TARDE


DATA

CATEGORIA

JOGO


HORÁRIO

SEQUÊNCIA DO JOGO
16/04/14
MASC
15h30min
2º D   04 X 01    2º E
22/04/14
MASC
15h30min
2º F   02  X  03   3º D
06/05/14
MASC
15h30min
1º E    X    1º F
07/05/14
MASC
15h30min
1º G   X    1º H
08/05/14
FEM
15h30min
1º E   X     1º F
09/05/14
MASC
15h30min
 3º E  X    2º D

Professores de Educação Física FT
05 de Maio de 2014