segunda-feira, 28 de abril de 2014

Alunos FT participam da 6º Olimpíada Nacional de História do Brasil


A Escola Franklin Távora mais uma vez está participando da ONHB. Evento organizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A Olimpíada, que  tem um formato bem original, é realizada por equipes compostas por 04 pessoas: 3 estudantes e um professor. São cinco fases online que duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e pesquisa em livros, internet e professores.
Nessa 6º edição da ONHB, 15 alunos FT participaram da competição. Divididos em 05 equipes, os educandos serão monitorados pelos professores Gusmão Freitas e Angela Barros, além da parceria dos educadores Gláucia Holanda e Evandro Araújo.
As equipes participantes são:
Historiadores da Vida - Rômulo Rodrigues, Cirlânia Aquino e Rute Aquino.
JVC Historiadores - Vitoria Severo, Juliana Oliveira e Claudio Vasconcelos.
Arquivo X - Deisimara Sousa, Antonio Luan e Francisco Renan.
MSC Historiadores - Marcos Lima, Conceição Lopes e Sayonarah Peixoto.
FELILU - Francisco Sousa, Lincoln Freitas e Fernanda Sousa.

As provas online, que começam hoje, 28 de abril, são de múltipla escolha e agregam questões por meio de textos, documentos, imagens e mapas e ainda da realização de tarefas. O objetivo do projeto é desenvolver e valorizar as habilidades e competências dos nossos alunos e destacar a importância do estudo da História.

Redação
28 de Abril de 2014

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Alunos FT alertam sobre DSTs

 
Os alunos Anderson Bezerra, Danielle Saraiva, Kathelley Mahelly, Marcelo Monroe e Paloma Cavalcante, do 3º Ano A, estão visitando as demais turmas da escola alertando sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs.



O objetivo da atividade, segundo os alunos, é alertar sobre as DSTs: conscientizá-los sobre os sintomas das mais comuns e orientá-los quanto ao uso de camisinha como forma de prevenção, além de estimular a busca de mais informações.
Foi distribuído um kit com adesivo, panfleto informativo e um preservativo para cada aluno.
A apresentação aconteceu como parte de um trabalho realizado na disciplina de Espanhol pelo professor Amadeu Cardoso, no qual os alunos tiveram que preparar um seminário com materiais produzidos naquela língua.

A Redação
25 de Abril de 2014 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Escola FT rumo ao ENEM 2014

Hoje, quarta-feira, a Escola Franklin Távora está iniciando oficialmente suas atividades voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio 2014.

Com uma equipe formada por professores experientes e focados nos atuais caminhos de ingresso ao ensino superior, a escola, além de aulas voltadas para o novo estilo de provas apresentadas pelo ENEM, como já vem fazendo há alguns anos, realizará até a data das provas, várias ações que almejam o êxito de nossos alunos. Simulados, que visam, sobretudo, preparar o aluno para o ambiente do exame, tentando reproduzir as condições do dia da avaliação; Palestras Motivacionais, que contam tanto com momentos conduzidos pelo Diretor Paulo Angelo, como por professores e ex-alunos que lograram êxito no ENEM de anos anteriores; Cursinho Rumo a Universidade; e outras tantas ações.


O Diretor, Professor Paulo Angelo, fez a abertura do evento falando da importância do ENEM para o futuro de nossos alunos: “Ele é, hoje, a principal porta de acesso a Educação Superior e para a realização profissional”.

Tivemos apresentações de nossos alunos, tanto pela manhã como no período da tarde: Rômulo Rodrigues (2º C), Islan Vituriano (3º B), Marcelo Monroe (3º A) e Lisamara (2º F), fizeram apresentações musicais.

  
Jéssica Alane (3º C) e Vitória Lima (1º D) leram, respectivamente, uma poesia e um texto onde se refletia sobre a importância da educação na vida do homem moderno.

No turno da manhã, Paulo Rômulo, ex-aluno da escola, que está cursando Ciências da Computação na Universidade Federal do Ceará, falou de sua vida como estudante na escola Franklin Távora. Relatou sobre as dificuldades que teve no momento de ingressar na universidade, dando preciosas dicas sobre o SISU. Ele falou ainda sobre o dia-a-dia na faculdade, as dificuldades que encontrou e do acompanhamento que as universidades públicas dedicam a seus alunos.


A tarde foi a vez dos ex-alunos Kelviane Silva e Ruggeri Mariano, que estão cursando, respectivamente, Engenharia de Alimentos e Agronomia, ambos na Universidade Federal do Ceará. Os dois deram, também, preciosas dicas de como trilhar um bom caminho no Ensino Médio para lograr êxito no ENEM e conseguir ingressar no Ensino Superior.


Em momento posterior, no turno da manhã, somente com os alunos de 3º Ano, Marcos James, Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá, apresentou para os alunos aspectos gerais de sua instituição, como as formas de ingresso e missão da faculdade. Destacou em sua fala as possibilidades que nossos alunos tem através do FIES, do PROUNI e de Bolsas Sociais que podem vir a ser ofertadas.


Falando especificamente sobre o curso de Administração, relatou as áreas que podem ser ocupadas por profissionais desse ramo. Estavam presentes dois ex-alunos de nossa escola que estão cursando Administração: Jardel Sanches (1º semestre) e Tiago Abreu (5º semestre).

Por fim, foram sorteados vários kits com blusas, bolsas e canetas da instituição.


A Redação
23 de Abril de 2014

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Torneio Interclasse FT 2014

Teve início nessa terça-feira, 15 de abril, o Torneio Interclasse 2014 da Escola Franklin Távora.

A realização dos jogos, organizados pelos professores de Educação Física da escola - Deusdete Barbosa, Vânia Félix e Alex Olímpio - tem como objetivos o incentivo e apoio às práticas esportivas, que tão bem fazem ao corpo e ao espírito, a promoção do espírito esportivo, da sociabilidade, do companheirismo, da cordialidade e do respeito mútuo.



O jogo de abertura aconteceu com ampla participação dos alunos do turno manhã. Numa partida disputadíssima, decidida nos pênaltis, a equipe do 1º A venceu a do 1º B por 04 x 03. E hoje, quarta-feira, o time do 2º B foi derrotado, também nos pênaltis, pelo 2º A por 02 x 00.


Eis a tabela dos jogos!

MANHÃ
Jogo
DATA
MASCULINO
01
15/04
1º A x 1º B

02
16/04
2º A x 2º B

03
22/04
2º C x 3º A

04
29/04
3º B x 3º C


FEMININO

01
25/04
2º A, B, C x 3º A, B, C



TARDE
Jogo
DATA
MASCULINO
01
15/04
1º E x 1º F

02
16/04
2º D x 2º E

03
22/04
2º F x 3º D

04
24/04
1º G x 1º H

05
29/04
3º E x Vencedor do Jogo 01


FEMININO

01
25/04
2º A, B, C x 3º A, B, C

Redação
16 de Abril de 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

AULAS DE REDAÇÃO COM APOIO DIGITAL


A professora Ana Malba, com o objetivo de proporcionar a seus alunos do 3º ano C a oportunidade de aprender mais em suas aulas, levou-os ao Laboratório II - informática para uma importante aula de redação.

A metodologia da professora Ana Malba consistiu na divisão da turma em duplas de trabalho, facilitando a troca de ideias, apesar da produção individualizada. Previamente orientados, os alunos e alunas foram instruídos a visitar sites de notícias - nacionais e internacionais, coletá-las, analisá-las, discuti-las, bem como reelaborá-las.



Realizadas as tarefas a professora dispõe de materialidade para avaliar a competência dos alunos e reorientar novas posturas.

As aulas de REDAÇÃO ocorrem uma vez por semana e a mestra tem orientado diferentes processos de produção para o enriquecimento da capacidade argumentativa dos educandos. A professora é exigente, insiste em resultados esmerados e dispensa brevidades. Ficou um gostinho de mais.


14 de Abril de 2014


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Professora Águida Sousa trabalha Valores Humanos

A professor Águida de Sousa, Biologia, Diretora de Turma dos 1º Ano D e F vem trabalhando com seus alunos o Projeto Valores Humanos.
O objetivo do projeto, segundo a professora, é a busca do "resgate de valores como o respeito a si e ao próximo, a solidariedade e o senso de justiça humanizado em uma sociedade que cada vez mais prega a meritocracia de cunho materialista e o individualismo. Acabamos por esquecer de valorizar o ser humano por quem ele realmente é, por sua natureza".




O projeto vem sendo desenvolvido nas aulas de Formação Cidadã, que fazem parte do Projeto Professor Diretor de Turma. Os próprios alunos trabalham tais valores através das mais diversas metodologias: paródias, encenações, poesias, desenhos, músicas e crônicas.

A Redação
08 de Abril de 2014

FT realiza Avaliações Bimestrais

De hoje até sexta-feira estão sendo aplicadas as provas primeiras bimestrais do ano de 2014. Na Escola Franklin Távora, a cada bimestre são aplicadas duas avaliações gerais: as parciais e as bimestrais.

Confira o calendário abaixo!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Professores FT realizam Encontro Pedagógico

Sábado, 05 de abril, foi realizado na Escola Franklin Távora mais um encontro pedagógico. A professora Vânia Félix, Educação Física, iniciou o encontro com um vídeo motivacional sobre o corpo humano e na sequência movimentou os professores com alguns exercícios básicos, sempre advertindo da importância de termos cuidado com nosso corpo.



O professor Hamilton Cavalcante, Baturité, fez o lançamento do livro Morte na Cama: da tragédia humana ao talento profissional e político. Falou das dificuldades de um escritor no Brasil, sobretudo da publicação: “as editoras não valorizam os autores anônimos”.


“O título do livro traz uma ideia libidinosa (Morte na Cama), mas o enfoque real é o da reavaliação de valores do ser humano e a questão social e política. O livro é uma crítica sociopolítica há dada realidade do maciço de Baturité”.
“Não sou famoso, apenas quero divulgar as minhas ideias”.


O professor e escritor encerrou sua participação com um momento de autógrafos e agradecendo a oportunidade dada pela escola para a divulgação de seu trabalho.

O professor Paulo Ângelo, diretor, deu início aos trabalhos com alguns informes gerais:


Pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio - todos os professores da escola estão inscritos nesse plano de formação do Ministério da Educação. As capacitações acontecerão nas áreas.
Foram efetivados na assembleia os três Professores Coordenadores de Área da escola – Ângela Barros (Ciências Humanas), João Pereira (Linguagem e Códigos) e Fernandes Araújo (Ciências da Natureza e Matemática) -  para continuarem exercendo tais funções e para que sejam os formadores na escola por ocasião do projeto supracitado.

I mostra da Educação Ambiental do maciço de Baturité – acontecerá dia 28 de maio e a escola pode levar projetos para serem apresentados.

Exame Nacional do Ensino Médio – a escola continuará trabalhando fortemente o ENEM. Já temos 100% dos nossos alunos com o CPF nos 3ºs anos e estamos trabalhando nos 2ºs para a mesma porcentagem.

A professora Carol relatou a participação dos alunos da escola em evento da SEDUC em Fortaleza: “Acredito que o evento, com mais de 10.000 alunos, serviu de incentivo para nossos alunos. Foi bonito ver o número de alunos de escolas públicas que foram aprovados em Universidades Públicas Federais”.

O professor Paulo informou que será feito na própria escola um grande evento para o lançamento do ENEM 2014 no dia 23 de abril (quarta-feira).

Cursinho FT – iniciaremos no próximo dia 14 de abril a turma do Projeto Rumo a Universidade 2014.

SPAECE 2013 – foi feita a exposição dos números da escola no ano de 2013.

Resultados 2013 – Foi dada continuidade a discussão iniciada no encontro anterior. Apresentados e analisados números de reprovados e desistentes nas turmas de 1º, 2º e 3º Anos em 2013.

Dando continuidade ao encontro o Professor Ivanildo Costa, coordenador, convidou o grupo a fazer uma leitura compartilhada do artigo “Os segredos da Finlândia”, sobre os motivos que levam tal país a ter um dos sistemas de educação mais reconhecidos do mundo. Na sequência foi feita ampla discussão com o grupo, refletindo sobre o sistema educacional brasileiro e o finlandês.

O professor Ivanildo apresentou a resolução de que o currículo dos 1º anos das turmas que apresentam maior grau de dificuldade na aprendizagem será completamente direcionado para a alfabetização e conceitos básicos da matemática e demais disciplinas: “uma decisão forçada pelas circunstâncias que presenciamos”. Assunto que será amplamente discutido nas áreas durante a semana.

O professor Cosme Silva e um grupo de alunos, Daniele, Katheley, Lucas e Ítalo, apresentaram a dinâmica de funcionamento do “Clube de Leitores Entre Páginas”.


Na sequência dos professores do NTPPS, Mirelle Freitas, Lucilene Cavalcante e Cosme Silva apresentaram as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo no mês de março. Foi exposto que a temática do próximo bimestre será “A Família”. Mais uma vez os professores convidaram a todos os outros membros do corpo docente a participar de algumas aulas do Núcleo. Pediram também a colaboração dos professores para a orientação dos trabalhos de pesquisas que os alunos já iniciaram.

O professor Flávio Freitas, coordenador, anunciou que a sala dos professores será climatizada até o fim de abril. Por fim encaminhou a avaliação final do encontro.

A Redação
07 de Abril de 2014

sexta-feira, 4 de abril de 2014

4ª CULTURAL – E ROLOU A FESTA... Show e muita emoção da galera


Com novo formato de apresentação, os alunos Adegildo e Gean conduziram  a programação. A Festa rolou solta. A plateia se fez presente acompanhando os contornos do pátio. Alegres e irreverentes como sempre os alunos e alunas presentes dividiram seus papos com os artistas em cena.

Houve um grande diferencial nesta 4ª cultural, a presença de muitas alunas lendo poesias e textos com mensagem. Pela manhã Maria Beatriz e Camila,do 2º F, apresentaram a poesia motivo de Cecilia Meireles, que este ano faz 50 anos de sua morte.
Mª Beatriz e Camila
Adegildo e Gean

Rosália

quinta-feira, 3 de abril de 2014

FARDAMENTO ESCOLAR

Em virtude de solicitação do fabricante do fardamento e de pais de alunos, estamos estendendo até 28/04/14 o prazo para uso do fardamento completo (blusa e calça).

A DIREÇÃO ESCOLAR 

Abertas incrições para o CURSINHO FT



Estão abertas as inscrições para o Projeto Rumo a Universidade 2014, o cursinho pré-vestibular/ENEM da Escola Franklin Távora.
As inscrições iniciam-se hoje, quinta-feira (dia 03), e vão até a próxima quinta-feira (dia 10).
Podem se inscrever alunos que estão cursando o 3º ano ou que tenham concluído o Ensino Médio.
Documentos necessários: RG e CPF.
Local de inscrições: Sala de Multimeios.


A DIREÇÃO ESCOLAR

NUNCA É TARDE PARA APRENDER!

É a voz uníssona que ecoa na compreensão de todos nós no gesto solidário de educar (e nos incita a responder que não se deve aprender tão tarde).



É este o título de um dos marcantes projetos da sala de multimeios.  A iniciativa representa um olhar especial para os alunos e alunas dos primeiros anos do ensino médio.
E o início se dá desse modo: em seguida aos resultados da avaliação diagnóstica realizada no ano anterior (nono ano, referenciados no SPAECE) e com base nas turmas organizadas a partir do desempenho em língua portuguesa e matemática, os membros de multimeios, logo no início do ano, já sabem quais turmas merecerão atenção diferenciada (este ano as turmas B, C – manhã; F, H – tarde). O passo seguinte é conhecer detalhadamente as dificuldades desses alunos, estudar as abordagens com atividades pontuais e proporcionar a ressignificação do saber dessas pessoas.
O diagnóstico é amplamente apresentado no coletivo de professores. Ali são colhidas sugestões e são repensadas formas de trabalho, em sala, que possam solidificar o conhecimento e o desempenho desses alunos em reformulação de aprendizagem.


Assim é que, letras minúsculas em lugar de maiúsculas, grafia incompreensível, escrita sem o menor nexo, palavras incompletas, troca de s por z,  ou cedilha por ss, e clara demonstração de completo e inadmissível trato com a língua portuguesa, são observações fartamente encontradas após  trabalhos com ditados, reescritas, cópias, escrita do nome e observações da grafia dos educandos já no primeiro degrau do ensino médio.
Sem procurar culpados, o trabalho das Professoras Lúcia e Silvana e do Professor Maurélio, que fazem o Multimeios, representa inestimável esforço de recuperação de tempo perdido nos bancos escolares do ensino fundamental. A atividade do grupo já inspirou troca de informações com a Secretaria de Educação Municipal que, antecipa-se em cuidar dos seus educandos e visa evitar que os próximos alunos não cheguem tão defasados ao ensino médio, além de vítimas e objeto das mesmas armadilhas da pouca aprendizagem vividas em outras situações.
O primeiro ano do ensino médio é momento crítico, é adaptação a um novo ciclo escolar. Requer uma passagem cautelosa e compreensiva para evitar desenganos nessa fase criteriosa de escolhas do futuro e da profissão. Alunos sem a condição adequada nessa fase de estudos tendem a desistir com facilidade. A qualificação da pessoa (do aluno) leva uma requalificação das escolhas, contribuindo para a permanência e o sucesso.
A equipe traça como objetivos claros do projeto: “oferecer atividades dinâmicas de leitura para estimular os alunos com dificuldades nessa habilidade, minimizando, assim, os índices de abandono; e acompanhar individualmente os alunos com deficiência em leitura  e  escrita  para  que possam superar suas dificuldades”.


É firme o propósito e a persistência na tarefa educativa em destaque! Espera-se colher bons frutos. A semente fora lançada.


03 de Abril de 2014