segunda-feira, 31 de março de 2014

AULA DE QUÍMICA NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Os professores Cleiton Aquino e Silviana Colares, Química, realizaram aulas com as turmas 1º Ano A, B, D e E no Laboratório de Ciências da Escola Franklin Távora. Na aula se demostrou, na prática, a ocorrência de fenômenos químicos em dadas situações, bem como noções de laboratório, segurança e utilização de vidrarias.

quarta-feira, 26 de março de 2014

1º Encontro do Clube de Leitores Entre Páginas

O que é o Clube de Leitores?


O clube de Leitores Entre Páginas teve seu primeiro encontro no dia 21 de fevereiro deste ano. A ideia, apresentada aos alunos pelo professor Cosme (NTPPS) era formar um grupo onde pudessem discutir literatura e sua influência na vida dos leitores.
“A literatura não existe apenas para a leitura. Ela existe para nos sentirmos mais livres. Mais fantásticos... mais reais”, ressalta o idealizador.

Como o grupo funciona?
Os encontros do grupo são mensais e algumas atividades extras são desenvolvidas no decorrer do período entre os encontros.
A cada mês debate-se um livro em especial, porém isso não impede a leitura e a discussão de outros livros. A escolha do livro do mês é apenas para direcionar as atividades do encontro. Por exemplo, no mês de março o livro em debate foi A Culpa é das Estrelas do escritor John Green. No encontro desse mês as atividades (vídeos, rodas de conversas, dinâmicas, atividades escritas...) foram voltadas para o livro em questão. Debate-se também no encontro personagens, história, opinião dos leitores e etc.

Segue abaixo a lista dos livros a serem debatidos no ano de 2014.

A CULPA É DAS ESTRELAS – John Green
O SEMINARISTA – Bernardo Guimarães
EXTRAORDINÁRIO -  R. J. Palacio
DONA GUIDINHA DO POÇO – Manuel de Oliveira Paiva
A SELEÇÃO e A ELITE – Kiera Cass
LAÇÕES DE FAMÍLIA – Clarice Lispector
MISTÉRIO NO CARIBE -  Agatha Christie
JOGOS VORAZES, EM CHAMAS e  A ESPERANÇA – Suzanne Collins
CAPITÃES DA AREIA – Jorge Amado
QUEM É VOCÊ ALASCA? -  John Green
CIDADES DE PAPEL – John Green
EU VOU ESQUECER VOCÊ EM PARIS – Carmélia Aragão
UM PORTO SEGURO -  Nicholas Sparks
A MENINA DA CHUVA -  Bruno Paulino
LÁ NAS MARINHEIRAS- Bruno Paulino
A HORA DA ESTRELA – Clarice Lispector
O QUINZE – Rachel de Queiroz
CURRAL DE PEDRAS – Jards Nobre
PATRIMÔNIO DO CEARÁ: MACIÇO DE  BATURITÉ – Francisco Tavares
O TEOREMA KATHERINE – John Green 
No dia do encontro também discute-se sobre outras atividades que são desenvolvidas pelo grupo, como o piloto Recontando Histórias.


No primeiro encontro os leitores debateram os livros que serão lidos, conversaram sobre seus gostos literários e ainda fizeram diversas atividades, como a ilustrada abaixo, a dinâmica de apresentação na qual os membros adornavam um folheto com seu nome e ilustrações de seu livro favorito.

Em todos os encontros são selecionados 4 moderadores para organizarem o encontro seguinte (baseado no livro do mês). Esses moderadores, por sua vez, trabalham dinâmicas e atividades com o grupo todo no dia do encontro. 

Algumas observações devem ser levadas em conta quando se trata da aquisição e das regras do grupo. 

OBSERVAÇÕES
01 Só aceitaremos leitores que tiverem recebido esta carta de convocação
02 Cada leitor do clube ganhará uma carteirinha Oficial do Clube
03 Cada leitor que tiver a carteirinha  ganhará um livro em seu aniversário
04 Cada leitor que faltar 02 vezes às reuniões será excluído sem aviso prévio
05 Cada leitor deverá participar da preparação para a Bienal do Livro do Ceará
06 Cada leitor deverá participar das ações desenvolvidas pelo grupo
07 A cada quinzena um leitor novato é escolhido para moderar os encontros
08 Todo e qualquer tipo de preconceito será motivo de exclusão do leitor
09 Lanches e material dos encontros será de responsabilidade dos moderadores
10 Nenhuma das regras acima está aberta a discussão

Leitores estejam atentos aos encontros e às leituras. 

Esperamos que no ano de 2014 possamos ler, compartilhar e ganhar também muitos livros. Um ótimo ano de leituras para todos nós. 

Prof. Cosme
26 de Março de 2014

segunda-feira, 24 de março de 2014

REUNIÕES DIAGNÓSTICAS 2014 DO PPDT

A Escola Franklin Távora realizou entre os dias 20 e 24 de março as Reuniões Intercalares do Projeto Professor Diretor de Turma. Durante esses dias todas as turmas da escola estiveram reunidas e avaliaram todos os seus setores de serviços, deram sugestões e tiraram encaminhamentos para solucionar os problemas diagnosticados.

sexta-feira, 21 de março de 2014

FRANKLIN TÁVORA: 30 APROVADOS EM UNIVERSIDADES NO ANO DE 2013

A Escola de Ensino Médio Franklin Távora com muito orgulho festeja a aprovação de seus alunos para a educação superior. Mais uma vez logramos grande êxito tanto em vestibulares tradicionais como através do Sistema de Seleção Unificada-SISU.

QUAL A COR DA NOSSA ESCOLA? Reuniões Diagnósticas 2014 do PPDT

Educadores, pais e alunos da Escola Franklin Távora reúnem-se para Reuniões Diagnósticas 2014 do Projeto Professor Diretor de Turma.

Os encontros tiveram início pela manhã de ontem, quinta-feira, por volta das 09:30h, nas turmas 1º ano C, 2º ano A e 3º ano B, com a participação de seus respectivos diretores de turma – os professores João Gomes, Francisca Vituriano e Águida de Sousa - representantes de pais, alunos e Núcleo Gestor e ainda todos os professores da escola.

sexta-feira, 14 de março de 2014

PROFESSORA ÁGUIDA DE SOUSA USA FERRAMENTA VIRTUAL EM AULA DE BIOLOGIA

A professora, que está trabalhando nas turmas 1º Ano A, D, F e H da Escola Franklin Távora o conteúdo Ecossistema, tem feito uso do Planetabio, uma página de biologia na web direcionada a professores e alunos do Ensino Médio.

FORMAÇÃO DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA

Os professores Diretores de Turma da Escola de Ensino Médio Franklin Távora, localizada no município de Itapiúna-Ce, participaram nesta última quinta-feira, dia 13 de março, de uma Formação do PPDT- Projeto Professor Diretor de Turma.


quinta-feira, 13 de março de 2014

4ª CULTURAL ESPAÇO RECREIO: GALERAS E BANDA ALTERNATIVA FIZERAM A ALEGRIA

Em clima de festa e grande descontração, alunos e alunas da Escola Franklin Távora, reunidos em pequenos grupos, cantaram e participaram da apresentação da Banda Alternativa.


segunda-feira, 10 de março de 2014

1º ENCONTRO PEDAGÓGICO DE 2014: REDEFININDO METAS

O corpo docente e Núcleo Gestor da Escola Franklin Távora realizou, no sábado, dia 08 de março, mais uma edição de importante momento coletivo para avaliar, discutir e planejar o mês de março, conforme pauta discutida na Semana Pedagógica 2014.
O encontro iniciou com uma dinâmica direcionada a todas as mulheres feita pelo Professor Jurandir e com uma bela homenagem, com direito a rodada de chocolates, mensagens e abraços, conduzida pelos professores Maurélio, Lúcia e Silvana, da equipe de multimeios, para celebrar o momento dedicado ao Dia Internacional da Mulher.

O Professor Paulo Ângelo deu início aos trabalhos com os informes, onde deu destaque aos cuidados com entrada, permanência e saída de alunos da sala de aula em ocasiões que possam gerar desconforto na condução dos trabalhos.

A pauta do Encontro trouxe, dentre outros assuntos, a preocupação dos professores com as dificuldades mais frequentes no dia-a-dia da sala de aula, principalmente dos alunos de 1º ano com deficiências na leitura e na escrita e nas operações básicas da matemática. O debate teve início após apresentação de avaliação diagnóstica feita pela equipe de Multimeios, que expôs farto material ao apresentar dois importantes projetos - “Nunca é tarde para aprender” e “Minas de Letras” -, que visam sanar, sobretudo, as dificuldades de leitura e escrita citadas. Após o debate foi proposto que houvesse aprofundamento e posterior encaminhamento de atividades práticas na sala de aula por cada uma das três áreas de conhecimento, com o objetivo de se minimizar as dificuldades apresentadas.


Na sequência tivemos a participação dos Professores Cosme e Lucilene, tratando do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), ocasião em que alunos do 2º Ano mostraram os trabalhos que tiveram participação na 5ª Feira Regional do Maciço de Baturité. Em seguida houve agradecimento público pela participação dos professores Célio e Fabiana, que acompanharam tais atividades; o coordenador Professor Ivanildo Costa explanou sobre o sistema de rede comunicativa implantada na escola para colaboração, busca de informações e arquivos, acessível a professores e demais setores; os professores Jurandir Sousa, Agostinho Pinto e Gusmão Freitas, membros do LEI, expuseram trabalho pedagógico e de acompanhamento a ser realizado durante este semestre em colaboração com diferentes setores da escola.



 
Finalizando, o coordenador pedagógico Flávio Freitas ressaltou a retomada de indicativos da Semana Pedagógica para trabalhos especificamente direcionados ao ENEM a serem desenvolvidos nas áreas durante o ano letivo de 2014.
A Redação
10 de fevereiro 


PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA DÁ PRIMEIROS PASSOS EM 2014

     A Escola de Ensino Médio Franklin Távora, mais uma vez, faz adesão ao projeto Professor Diretor de Turma. Este ano, todas as turmas dos turnos manhã e tarde foram contempladas. O PPDT, implantado em nossa escola no ano de 2009, tem como objetivos claros: diminuir ou reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos educandos nas avaliações internas e externas à escola.

sexta-feira, 7 de março de 2014

POESIA DE JÉSSICA ALANE É DESTAQUE NA 4ª CULTURAL ESPAÇO RECREIO


A aluna Jéssica Alane, do 3º Ano C da Escola Franklin Távora, dedicou poesia de sua autoria na 4ª Cultural Espaço Recreio, que acontece quinzenalmente.

DIRETOR PAULO ANGELO EM REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS

Dia 27 de fevereiro, quinta-feira, pais de alunos participaram de reunião na Escola Franklin Távora. Foi a primeira reunião deste ano. Na oportunidade os pais puderam conhecer os professores de seus filhos, as dependências da escola e seus respectivos funcionários, assim como visualizar a construção dos novos banheiros e o modelo do novo fardamento.

O ponto alto do encontro foi a exposição de significativo número de alunos aprovados no SISU e em vestibulares: na Universidade Federal do Ceará-UFC, Universidade Estadual do Ceará-UECE, Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira e da Faculdade Católica Rainha do Sertão-FCRS. Nosso Ensino Médio fica melhor a cada dia! Outras reuniões nas localidades do município acontecerão ainda este mês. 
A participação da família na escola é fundamental para a construção de uma educação qualidade!